Você está em Artigos

O Projeto Pedagógico da Escola: Uma Ferramenta Estratégica da Gestão Educacional. (página 5)

Outra metodologia-sugestão, como recurso e ferramenta para fins de análise do PPP, capaz de agregar valor no processo de avaliação, é a técnica conhecida como SWOT (COSTA, 2003, p. 112). Sigla correspondente às letras iniciais das palavras strengths, weaknesses, opportunities e threats, correspondendo, respectivamente, aos pontos fortes ou potencialidades, pontos fracos ou fragilidades, oportunidades e ameaças. Através dessa técnica é possível apurar quatro variantes importantes do processo, gerando uma capacidade crítica construtiva a partir das inferências.

Por sua vez, a pesquisa, como metodologia de abordagem e instrumento de análise, possibilita um aprofundamento e uma imersão ampla no objeto de estudo.

A pesquisa dos PPPs em realidades circunstanciadas e contextualizadas

O presente referencial teórico visa referendar duas pesquisas circunstanciadas e contextualizadas, decorrentes de dois projetos de pesquisa-2006-Ulbra/Campi Gravataí, alinhavados, assim denominados: (1) O projeto pedagógico como instrumento de gestão educacional junto às escolas da região de Gravataí/RS. (2) O projeto pedagógico como instrumento de gestão educacional junto às escolas do município de Cachoeirinha/RS.

As  pesquisas tem como norte e objetivos responder a 6 questões:

(1) As escolas elaboram os seus PPPs baseados na exigência legal? (2) Os PPPs, nosseus processos de elaboração e construção, restringem-se ao corpo diretivo da escola? (3) Os PPPs são do desconhecimento do corpo docente e, em decorrência, não o utilizam como referência no cotidiano das práticas da docência? (4) A comunidade escolar desconhece as diretrizes do PPP pontual na sua tipicidade local? (5) Não existe consonância entre a gestão escolar e o constante no PPP? (6) Existe baixa valorização do PPP como marco referencial dos processos de gestão e dos processos pedagógicos de ensino-aprendizagem?

Essas questões de pesquisa são decorrentes dos objetivos gerais, ou seja:

- realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o PPP como instrumento de gestão educacional;
- analisar as premissas que nortearam o processo de elaboração dos PPPs  e análise situacional da tipologia de gestão vigente nas escolas jurisdicionadas das referidas regiões;
- identificar o papel e o significado que os PPPs tiveram nos processos de gestão educacional e de ensino, na última década, nas referidas regiões;
- construir um marco referencial e situacional a respeito dos processos de gestão educacional e de ensino, à luz dos PPPs, nas regiões referidas.
 
Referências bibliográficas


ÁLVAREZ, Manuel. O Projeto Educativo da Escola. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BORDIGNON e GRACINDO. Gestão da Educação: o Município e a Escola. In: FERREIRA,

Naura e AGUIAR, Márcia (orgs.) Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. SP: Cortez Editora, 2001.

COLL, César. Psicologia e Currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. SP: Editora Ática, 1999.

COSTA, Eliezer Arantes. Gestão Estratégica. SP: Saraiva, 2003.

DEMO, Pedro. Desafios Modernos da Educação. 2 ed. RJ: Vozes, 1993.

DEMO, Pedro. Educação e Qualidade. 5 ed. Campinas/SP: Papirus, 1994.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas Atuais da Educação. Porto Alegre: Artmed, 2000.

KOPS, Darci. A Construção do Tecido Social: por uma pedagogia da consciência individual e consciência social. Artigo não publicado. Gravataí: ULBRA, 2006.

KOPS, Darci et al. O Projeto Pedagógico no Processo de Gestão Educacional. Publicado na Logos: revista de divulgação científica. Canoas/RS: ULBRA. Ano 18 ? Série 1 ? p. 163 -176 ? ISSN 0103-7591.

MARCONDES, Danilo. A Crise de Paradigmas e o Surgimento da Modernidade. In:

BRANDÃO, Zaia (org.). A Crise dos Paradigmas e a Educação. SP: Cortez Editora, 1994.

MARIA, Joaquim Parron. Novos Paradigmas Pedagógicos: para uma filosofia da educação. SP: Paulus, 1996.

MATURANA, Humberto e REZEPKA, Sima Nisis. Formação Humana e Capacitação. RJ: Vozes, 2000.

MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas/SP: Papirus, 1997.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção coletiva. In: Anais do Seminário sobre Projeto Pedagógico realizado em Belo Horizonte nos dias 11 e 12 de maio de 1995. Brasília: Cadernos FIEP n. 2, Projeto Pedagógico.

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "O Projeto Pedagógico da Escola: Uma Ferramenta Estratégica da Gestão Educacional." em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 11/05/2024 às 14:57. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/projetogestaoeducacional/index.php?pagina=4