Você está em Artigos

O Projeto Pedagógico da Escola: Uma Ferramenta Estratégica da Gestão Educacional. (página 4)

A avaliação do PPP

A avaliação é considerada um dos elementos básicos inerentes ao PPP. Portanto, cabe constar como, quando e quem avaliará o próprio PPP, e através de quais metodologias se desencadeará o processo de avaliação. Daí, as clássicas perguntas: Quem avaliará? Como avaliará? Quais as dimensões a serem avaliadas? Quais os indicadores de avaliação?

Bordignon e Gracindo (2001) falam em processos auto-avaliativos geradores da crítica institucional e fiadores da construção coletiva.   

Metodologias de análise do PPP, de seu processo de construção e de viabilização

Todo processo de análise oportuniza um espaço de reflexão sobre o fazer pedagógico e seus instrumentos de gestão pedagógica.    

Algumas alternativas emergem como possíveis, viáveis, e diríamos agregadoras, como metodologias capazes de ajudar no processo de análise do PPP, de seu processo de construção e de seu processo de viabilização.

Destacam-se como alternativas possíveis e admissíveis:

1. O processo auto-avaliativo como uma metodologia que poderá já estar prevista, especificada e detalhada no próprio PPP;

2. A utilização de um checklist como um simples instrumento norteador para a avaliação do PPP;

3. A utilização de uma ferramenta de análise denominada de 'modelo SWOT' ou 'modelo FFOA';

4. A pesquisa como uma metodologia capaz de análise e interpretação do processo de gestão do PPP circunstanciado e contextualizado.

À guisa de contribuição, segue um roteiro-sugestão de dimensões e quesitos que poderão compor um checklist   para a análise do PPP (KOPS, 2002):

I - Dimensão ideológica:
      - Como foi definida a identidade da Escola?
      - Como foi definida a missão básica e o papel social da Escola?
      - Como foi construída a visão e paradigma de Educação?

II - Dimensão dos fundamentos básicos:
      - Onde buscaram e como construíram os fundamentos e referenciais situacionais: (1) análise sociológica e antropológica? (2) análise epistemológica? (3) análise psicológica? (4) análise pedagógica?
      - Onde buscaram e como construíram: (1) os fundamentos epistemológicos? (2) os fundamentos ético-políticos? (3) os fundamentos didático-pedagógicos?

III - Dimensão co-autoria na construção do projeto: (1) Forças vivas da comunidade? (2) Diretores e coordenadores? (3) Professores? (4) Funcionários? (5) Alunos? (6) Ex-alunos? (7) Evadidos?

IV - Dimensão participação e comunicação na construção do projeto: (1) Fóruns programados? (2) Cronograma divulgado? (3) Previsão de instâncias de decisão? (4) Indicação de representantes ou delegados para as instâncias posteriores?

V - Dimensão conteúdo curricular e formas de processar decisões: (1) Opção por grandes temáticas? (2) Opção por linhas de pesquisa e linhas de ensino? (3) Opção pelo modelo de disciplinaridade? Interdisciplinaridade? Transdisciplinaridade?

VI - Dimensão estruturação dos currículos e programas: (1) Opção pelo modelo seqüencial? (2) Modelo por ciclos? (3) Modelo por séries? (4) Modelo por níveis?

VII - Dimensão validação oficial do projeto: (1) opção pelo referendum da comunidade? (2) Referendum do Conselho de Educação ? estadual ou municipal? (3) Ritual de lançamento oficial do projeto? (4) Linha de tempo e previsão do período de vigência?

VIII - Dimensão avaliação do projeto: (1) Auto-avaliação ou hetero-avaliação? (2) Mecanismos de feedback previsto? (3) Mecanismos de acompanhamento ou follow-up?

IX - Dimensão perfis e identidade institucional: (1) Perfil do aluno? (2) Perfil profissional do professor? (3) Perfil profissional dos dirigentes? (4) Perfil profissional dos funcionários? (5) Perfil de participação e engajamento dos pais?

X - Dimensão viabilidade: (1) Projeto de alta viabilidade? (2) Projeto de difícil viabilidade?

XI - Dimensão do aspecto diferencial: (1) Projeto diferenciado pela substantificação dos conteúdos? (2) Projeto diferenciado pela lógica e coerência interna? (3) Projeto diferenciado pela qualidade do processo?

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "O Projeto Pedagógico da Escola: Uma Ferramenta Estratégica da Gestão Educacional." em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 27/04/2024 às 21:39. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/projetogestaoeducacional/index.php?pagina=3