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Resumo da História da Educação no Brasil (página 3)

3.    O RATIO STUDIORUM:

   O Ratio Studiorum teve início no colégio romano, foi amplamente utilizado no início da catequização de milhares (lembrem que em 1500 eram milhões, devido as matanças viraram milhares) de índios para que esses não se rebelassem contra os portugueses. Mesmo assim existiram muitas guerrilhas isoladas e muitos índios foram queimados vivos, outros decepados, outros a tiros, tiros de canhão dos navios e tiros de espingarda, mas os jesuítas apareciam como salvadores, como homens de um Deus, como homens da educação, da harmonia, etc. Uma estratégia e tanto para conter os ataques indígenas. O Ratio Studiorum era formado de 467 regras, em sua maioria adoração ao Deus europeu e de forma indireta ao homem branco.

   Houve muitas guerrilhas que dizimaram os índios, historicamente é difícil de precisa-las, mas os tapuias, os muros e os tupis-guaranis enfrentaram os portugueses. Para conter as guerrilhas cada vez mais jesuítas chegavam ao Brasil a pedido da Coroa.
   
   De 1500 ao século XVII podemos resumir que a educação no Brasil foi mais religiosa, destrutiva dos costumes reais brasileiros e implantação dos costumes do europeu. Isso se deu em meio a muitas guerrilhas entre índios tapuias que se juntavam aos espanhóis contra os portugueses, outros grupos de tapuias combatiam tanto os portugueses como os espanhóis. É interessante notar que o termo tapuia não é só referente a um tipo de índio, mas qualquer índio que fosse contra os europeus eram chamados de tapuias, por isso não temos precisão de quantos tupis-guaranis ou outras tribos como no Xingu os portugueses e espanhóis dizimaram. Mas procuravam apaziguar, outra estratégia, já que os tapuias eram inimigos dos tupis, então os europeus além dos jesuítas, acabavam jogando os índios uns contra os outros. Esse conflito e dizimação dos povos indígenas foram acontecendo constantemente até o século XVII, quando começam as capitanias hereditárias. Das capitanias hereditárias em diante, a educação no Brasil começa a tomar rumos um pouco menos drásticos e sangrentos.

4.    CAPITANIAS HEREDITÁRIAS:

   As Capitanias Hereditárias eram terras concedidas pelo reinado de Portugal para portugueses ricos e ligados à corte, com o objetivo de colonização. As primeiras foram quinze capitanias e como o nome já dizia, era passada de pai para filho. Daí, podemos entender as famílias "quatrocentonas" como Suplicy e Matarazzo, que possuem casarões e muito dinheiro, ou as famílias oriundas desse coronelismo, como Sarney e Collor. São herdeiros de terras e continuam tomando terras pela força, através da política. Esse é um dos motivos de que o Brasil possui essa conotação de exploração do povo e de suas riquezas. Historicamente o Brasil é uma terra de exploração, tanto do povo, quanto de suas riquezas, apesar de um regime democrático atual, essas características estão enraizadas, pois o domínio ainda é muito grande por esses herdeiros e essa mentalidade patriarcal é muito mantida, principalmente pelas classes altas atuais. A educação no Brasil começa com as missões, com diferentes processos educacionais para os filhos dos colonos e para os índios.


5.    A REVOLUÇÃO COMERCIAL:

   Com a revolução comercial no século XVI, as nações europeias querem se expandir e dessa forma guerreiam entre si para o domínio de terras nas Américas. Porém, Portugal e Espanha, apesar de grandes invasores militares, não se desenvolveram para manufaturar o que retiravam das terras. Com o Tratado de Tordesilhas, uma linha imaginária que delineava as terras dos portugueses das terras dos espanhóis, a princípio tinha 370 léguas. As terras da América Central já estavam dominadas pelos espanhóis e seus índios (Astecas e Incas) já estavam dizimados pelos espanhóis. Os Portugueses usavam os índios para combaterem os espanhóis, um jogo sujo e sanguinário.

   O grande problema da exploração dos minérios, madeira, ouro e outros materiais, é que Portugal e Espanha não desenvolveram a manufatura. Isso foi gerando um grande problema para os portugueses, pois eles vendiam para a Inglaterra esses materiais e compravam de volta manufaturados. Isso gerava prejuízo. Isso ocasionou a Revolta de Beckman (1684). Esse lucro das manufaturas inglesas não chegava a Portugal.

   O Brasil sofreu invasões espanholas, inglesas e holandesas. No litoral a colônia era constantemente atacada e no interior os Bandeirantes faziam expedições acordadas pelo Tratado de Tordesilhas, matando índios e dominando suas terras.

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Como referenciar: "Resumo da História da Educação no Brasil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 01/05/2024 às 11:29. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/resumo_da_historia/index.php?pagina=2