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Socialização Organizacional (página 3)

Nesse sentido é também importante tratar da questão do poder nas organizações. Para Motta (1991, p. 8), os indivíduos podem ser aprisionados pelas estruturas de poder nas organizações e também pela sua própria conduta. Eles devem dar provas constantes de sua competência, a fim de serem reconhecidos e recompensados. Nas organizações, os indivíduos "nunca podem ou devem perder a sua pose, devem dar prova de coerência e persistência de seus pensamentos".

Dessa forma, as organizações exercem um controle muito forte sobre os indivíduos, por meio de um poder disciplinar presente nas suas práticas sociais cotidianas. Esse poder de restrição e de opressão controla corpo, gestos e risos (FOUCAULT, 1989) e até mesmo a memória. Motta (1981, p. 41) complementa com a seguinte afirmação,  "...quaisquer que sejam as modalidades e a intensidade do poder disciplinar, porém, ele tem sempre o mesmo objetivo: formar corpos dóceis e produtivos".

Neste sentido, o processo de socialização organizacional pode ser considerado como uma estratégia de poder e influência utilizada pela empresa para formar corpos dóceis e produtivos.

- Aderência aos valores centrais da organização:  a identificação com as crenças e valores comuns capacita os indivíduos a reconciliarem os sacrifícios pessoais, freqüentemente necessários para o sucesso da organização. Essa fase essencial cria uma base de confiança entre a organização e o indivíduo, por meio do comprometimento contínuo com os valores compartilhados, que mantêm a organização em sintonia com a sociedade.

- Folclore do reforço: as histórias, mitos, rituais e símbolos da organização oferecem imagens fortes da empresa, que influenciam a maneira como as pessoas vêem a organização. Nesse ínterim, o folclore reforça o código de conduta sobre "como realizamos as coisas por aqui".

- Modelos consistentes de papéis: os processos de socialização organizacional abrangentes oferecem modelos consistentes de papéis a desempenhar. Particularmente, para os novos integrantes, a organização comunica as maneiras como reconhece formal ou informalmente seus "vencedores", que carregam de maneira bem forte os traços e atributos que a organização valoriza.

Finalmente, Pascale (1985) advoga que essas fases, quando bem gerenciadas, proporcionam uma forte identidade organizacional. Para esse autor, o objetivo da socialização é estabelecer uma base de atitudes, atos e valores, que favoreça a cooperação, a integridade e a comunicação.

A socialização é um processo de adaptação que ocorre quando uma pessoa passa de fora para dentro da empresa. Ou seja, o novo funcionário é submetido a treinamentos, cursos, palestras, etc, para que conheça melhor a cultura organizacional da empresa e desempenhe com maior sucesso sua nova função.

Processos

  • O estágio da pré-chegada: reconhece explicitamente que cada pessoa chega a uma empresa com um conjunto de valores, atitudes e expectativas, sendo que este pode abranger tanto o trabalho a ser feito quanto a organização. É nesta etapa que o novo empregado terá o primeiro contato com a empresa.
  • O estágio do encontro: é a etapa onde o novo funcionário se vê diante da diferente posição entre suas expectativas e a realidade. Se as expectativas forem mais ou menos de encontro com a realidade, o estágio de encontro irá confundir as percepções geradas antes. Entretanto, quando as expectativas e a realidade são diferentes, os novos empregados devem passar por uma socialização que vai desligá-los de suas pressuposições anteriores, substituindo-os pelos padrões fundamentais.
  • O estágio da metamorfose: é a etapa onde o novo funcionário irá superar alguns problemas descobertos durante o estágio de encontro, acarretando algumas mudanças. Ele terá absorvido as normas da organização e de seus colegas de trabalho, sentindo-se assim aceito pelos colegas como pessoas de valor e digna de confiança.

OS PRINCIPAIS ITENS DE UM PROGRAMA DE SOCIALIZAÇÃO

Assuntos organizacionais

  1. A missão e os objetivos globais da organização
  2. As políticas e diretrizes da organização
  3. A estrutura da organização e as suas unidades organizacionais
  4. Produtos e serviços oferecidos pela organização
  5. Regras e procedimentos internos
  6. Procedimentos de segurança no trabalho
  7. Arranjo físico e instalações que o novo membro irá utilizar

Benefícios oferecidos

  1. Horário de trabalho, de descanço e refeições
  2. Dias de pagamento e de adiantamentos salariais
  3. Programa de benefícios sociais oferecidos pela organização

Relacionamento

  1. Apresentação aos superiores e ao colegas de trabalho

Deveres do novo participante

  1. Responsabilidades básicas confiadas ao novo funcionário
  2. Visão geral do cargo
  3. Tarefas
  4. Objetivos do cargo
  5. Metas e objetivos a alcançar


Vantagens do programa de orientação

  • Reduzir a ansiedade das pessoas.
  • Reduzir a rotatividade.
  • Economizar tempo.
  • Para desenvolver expectativas realísticas.

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Como referenciar: "Socialização Organizacional" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 26/04/2024 às 07:44. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/socializacaoorganizacional/index.php?pagina=2