A educação e o processo de inclusão do aluno cego no ensino fundamental: memórias e reflexões federais, estaduais e municipais (página 5)
Quadro 2: Intervenções educativas mais indicadas |
Estabelecer contato físico com as crianças cegas é pegar na mão e ir explorando e passando a mão dele para ele ir tendo contato com os objetos, brinquedos, e isso também poderá ser realizado em quaisquer situações e movimentos. |
Trabalhar com a criança cega os movimentos, orientá-la na hora que ela precisar lavar as suas mãos, para que ela tenha um bom auxílio e uma percepção correta de como executar qualquer tarefa que a criança tenha para fazer. |
Posicionar a criança cega com o seu corpo reto para que ela possa utilizar as suas mãos na exploração e conhecimento do seu corpo. |
Se caso não conseguir fazer as orientações com o aluno cego, fazer uma experiência antes ou depois para a criança cega sentir como é ser uma pessoa cega e fazer um passo a passo que logo depois poderá repassar a sua experiência para ensinar a criança cega. |
Se a criança pedir algum objeto ou brinquedo, coloque-o em sua mão, mantendo um contato com as mãos da criança cega, para que ela tome iniciativa em pegá-las de suas mãos. |
A criança cega, nas maiores dificuldades do seu controle com o ambiente, pode se sentir desmotivada na busca de seus brinquedos. Então, deve-se encontrar uma forma de encorajá-la para buscar os seus brinquedos com pistas sonoras ou táteis, para que ela possa continuar na busca dos seus objetos e brinquedos. |
Se a criança adotar quaisquer movimentos repetitivos, deve-se incentivá-la a realizar outras tarefas que chame a sua atenção e procurar não deixá-la sozinha. |
Fazer brincadeiras que possam envolver a sala toda com a criança cega nos momentos adequados e dentro de um contexto que possa ser realizado com o grupo todo. |
Fonte: Adaptação do material literário de AMORIM, C. M. A.; ALVES, M. G. (2008). |
Muitos profissionais, na maioria das vezes, já têm contato com as crianças cegas, mas ainda não sabem como lidar com elas, então a escola e a secretaria da educação são obrigadas a repassar essas instruções, essas intervenções para os profissionais.
Quadro 3: Como proporcionar o desenvolvimento dos conceitos dos objetos |
Trabalhar com a criança cega para que ela mesma manipule e crie espontaneamente os jogos que ela queira explorar depois na hora que ela for brincar. Isso facilitará muito o seu desenvolvimento de intervenção para as suas aquisições. |
Aplicar orientação de brincadeiras que façam com que as crianças cegas brinquem com miniaturas de objetos, animais e meios de transportes, possibilitando que a criança tenha uma compreensão de grande, médio e pequeno. |
Para a criança cega começar a conhecer as formas de objetos, o melhor é começar com formas de objetos comuns que são: tridimensionais, bidimensionais, relevo/gráfica. |
Para fazer uma formação de conceitos básicos com a criança cega é preciso textura, consistência, temperatura, forma, peso, tamanho, posição, quantidade, espessura e qualidade. |
Separar os objetos conforme as suas características (tamanho, forma e textura). |
Perguntar quais são os pares dos conjuntos dos objetos. |
Separar as peças em ordem verbal. |
Ainda com os conceitos podem ser oferecidos objetos com contrastes simples (grande/pequeno, liso/áspero) que a percepção da criança pode ser aumentada nas ordens crescente e decrescente. |
Os jogos pedagógicos que envolvem o construir e o montar, que seriam seriar, classificar, relacionar, raciocínio lógico, podem ajudar bastante na fase do desenvolvimento com a interação com o grupo, sala de aula. |
A adaptação nos materiais e jogos poderão ajudar a estabelecer várias relações e memorizações de conceitos com as peças. |
Fonte: Adaptação do material literário de AMORIM, C. M. A.; ALVES, M. G. (2008) |
E a partir dessa invenção da história delas, as imaginações começam a surgir e eles acham legal e até riem das suas próprias histórias.
É engraçado porque as pessoas, a comunidade, acham que, por serem cegas, as crianças podem ser impossibilitadas em qualquer coisa, mas não. Elas só não enxergam, mas são muito espertas e aprendem uma vez só, porque a inteligência delas é mais forte do que das outras crianças, elas ouvem uma vez e não esquecem mais, e elas fazem coisas que nós que enxergamos não somos capazes de fazer.
![]() |
![]() |
|
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106