Você está em Artigos

A educação e o processo de inclusão do aluno cego no ensino fundamental: memórias e reflexões federais, estaduais e municipais (página 5)


Quadro 2: Intervenções educativas mais indicadas

Estabelecer contato físico com as crianças cegas é pegar na mão e ir explorando e passando a mão dele para ele ir tendo contato com os objetos, brinquedos, e isso também poderá ser realizado em quaisquer situações e movimentos.

Trabalhar com a criança cega os movimentos, orientá-la na hora que ela precisar lavar as suas mãos, para que ela tenha um bom auxílio e uma percepção correta de como executar qualquer tarefa que a criança tenha para fazer.

Posicionar a criança cega com o seu corpo reto para que ela possa utilizar as suas mãos na exploração e conhecimento do seu corpo.

Se caso não conseguir fazer as orientações com o aluno cego, fazer uma experiência antes ou depois para a criança cega sentir como é ser uma pessoa cega e fazer um passo a passo que logo depois poderá repassar a sua experiência para ensinar a criança cega.

Se a criança pedir algum objeto ou brinquedo, coloque-o em sua mão, mantendo um contato com as mãos da criança cega, para que ela tome iniciativa em pegá-las de suas mãos.

A criança cega, nas maiores dificuldades do seu controle com o ambiente, pode se sentir desmotivada na busca de seus brinquedos. Então, deve-se encontrar uma forma de encorajá-la para buscar os seus brinquedos com pistas sonoras ou táteis, para que ela possa continuar na busca dos seus objetos e brinquedos.

Se a criança adotar quaisquer movimentos repetitivos, deve-se incentivá-la a realizar outras tarefas que chame a sua atenção e procurar não deixá-la sozinha.

Fazer brincadeiras que possam envolver a sala toda com a criança cega nos momentos adequados e dentro de um contexto que possa ser realizado com o grupo todo.

Fonte: Adaptação do material literário de AMORIM, C. M. A.; ALVES, M. G. (2008).


O quadro acima propõe intervenções com os professores, monitores e profissionais da escola no ambiente onde trabalham dentro do espaço escolar e que tenham contato com as crianças cegas e não sabem como lidar com elas na hora da higiene ou de repassar os conteúdos, como explicar o certo e o errado para a criança cega.

Muitos profissionais, na maioria das vezes, já têm contato com as crianças cegas, mas ainda não sabem como lidar com elas, então a escola e a secretaria da educação são obrigadas a repassar essas instruções, essas intervenções para os profissionais.

Quadro 3: Como proporcionar o desenvolvimento dos conceitos dos objetos

Trabalhar com a criança cega para que ela mesma manipule e crie espontaneamente os jogos que ela queira explorar depois na hora que ela for brincar. Isso facilitará muito o seu desenvolvimento de intervenção para as suas aquisições.

Aplicar orientação de brincadeiras que façam com que as crianças cegas brinquem com miniaturas de objetos, animais e meios de transportes, possibilitando que a criança tenha uma compreensão de grande, médio e pequeno.

Para a criança cega começar a conhecer as formas de objetos, o melhor é começar com formas de objetos comuns que são: tridimensionais, bidimensionais, relevo/gráfica.

Para fazer uma formação de conceitos básicos com a criança cega é preciso textura, consistência, temperatura, forma, peso, tamanho, posição, quantidade, espessura e qualidade.

Separar os objetos conforme as suas características (tamanho, forma e textura).

Perguntar quais são os pares dos conjuntos dos objetos.

Separar as peças em ordem verbal.

Ainda com os conceitos podem ser oferecidos objetos com contrastes simples (grande/pequeno, liso/áspero) que a percepção da criança pode ser aumentada nas ordens crescente e decrescente.

Os jogos pedagógicos que envolvem o construir e o montar, que seriam seriar, classificar, relacionar, raciocínio lógico, podem ajudar bastante na fase do desenvolvimento com a interação com o grupo, sala de aula.

A adaptação nos materiais e jogos poderão ajudar a estabelecer várias relações e memorizações de conceitos com as peças.

Fonte: Adaptação do material literário de AMORIM, C. M. A.; ALVES, M. G. (2008)


O brincar da criança cega é um brincar diferente, é um jeito de querer saber o que é, antes de pegar algum objeto ou até um brinquedo. Elas querem saber qual é a função do objeto, do brinquedo, e depois de explicar como é a ansiedade delas vem à tona, porque tudo que elas querem é pegar, tudo as crianças cegas querem tocar, é uma curiosidade e uma ansiedade sem igual. Elas até procuram perguntar para as outras pessoas sobre qual seria a função do objeto, brinquedo para elas poderem usar, brincar e inventarem até uma história na hora do seu brincar.

E a partir dessa invenção da história delas, as imaginações começam a surgir e eles acham legal e até riem das suas próprias histórias.

É engraçado porque as pessoas, a comunidade, acham que, por serem cegas, as crianças podem ser impossibilitadas em qualquer coisa, mas não. Elas só não enxergam, mas são muito espertas e aprendem uma vez só, porque a inteligência delas é mais forte do que das outras crianças, elas ouvem uma vez e não esquecem mais, e elas fazem coisas que nós que enxergamos não somos capazes de fazer.
 

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo


Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "A educação e o processo de inclusão do aluno cego no ensino fundamental: memórias e reflexões federais, estaduais e municipais" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 16/10/2025 às 05:05. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/a_educacao_e_o_processo/index.php?pagina=4