Você está em Artigos

A Importância do Pedagogo em Classe Hospitalar (página 4)

4. SALA DE AULA DA CLASSE HOSPITALAR

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção". (Paulo Freire, 1997, p. 52)

Paulo Freire fala em seu livro exatamente o que sente as Pedagogas no hospital, nos dois hospitais citados, quando o paciente/aluno chega é feito primeiro a sondagem, no Darcy Vargas essa sondagem é feita pelos professores, na Universidade Federal é feito também pela professora que ficam na parte da manhã, onde elas colhem as informações, importantes dos pacientes/alunos cidade de origem, informações a respeito da escola e principalmente se ele está frequentando a escola, que em muitos casos os alunos não frequentam a escola, por ficar muito tempo sem estudar ou por bullying. É pedida a autorização dos pais e iniciado a aula. 

No Hospital Darcy Vargas não foi mencionado com são feito as atividades, na Universidade eles fazem a sondagem matemática tais como: raciocínio lógico e matemático, tendo em vista sua função social, para além dos muros do hospital ou escola, e através de contos, histórias que encantam e provocam em cada criança o gosto pela leitura e escrita é feitas as aulas de português e Linguagem Oral e escrita, a aula de psicomotricidade desenvolvem atividades que proporcionam aos alunos a oportunidade de se expressar corporalmente contribuindo para o seu avanço psicomotor, elevação da autoestima, aprimorando seu relacionamento consigo, com o outro e com o mundo que o cerca, a informática é um momento diferenciado para o aluno, no leito ou na classe, pois ele tem a possibilidade de entrar em contado com sua escola e amigo, criar mensagens, desenvolver atividades, realizar pesquisas, ler histórias e de aprender novos conteúdos de forma prazerosa e interativa como foi o caro de um aluno de informática esse aluno estava internado há dois meses, a professora de informática entrou em contato com a escola de Rondônia para obter mais informações a respeito do paciente/aluno para surpresa da professora de informática a escola junto com os alunos produziram um vídeo que foi mostrado para o aluno/paciente e seu pai que o acompanhava no momento de internação, esse aluno/paciente também sugeriu fazer uma produção para enviar para os amiguinhos de Rondônia, isso mostrou o interesse dele na área da informática. Após esse relato se iniciou as aulas, utilizando todo material do próprio hospital em forma de reciclagem.

Psicomotricidade valoriza o desenvolvimento corporal da criança, bem como a tonicidade muscular, lateralidade, ritmo, orientação espacial e as percepções tátil, visual e auditiva e a aula de contação de Histórias. Na sala de aula é dado continuidade das atividades dadas em sala de aula quando conseguem contatar a escola de origem, se não, fazem uma sondagem com a criança para se ter uma ideia o que foi estudado, muitas vezes, como ficam muito tempo internada a criança tem um pouco de dificuldade das atividades, neste caso é preciso retomar do princípio para aprender melhor, porque como diz a professora de matemática da Universidade Federal, não basta apenas ensina o problema é preciso compreensão do que está aprendendo, depois junto com as professoras é construído um portfólio do que foi ensino com placas de RX e enviado para a escola, algumas casos se a escola de origem não envia a avaliação, as professoras tem autonomia para fazer as avaliações.

Os alunos que sabem utilizar o computador fazem aulas de informática baseado na internet, buscando sempre o ensino e o uso de utilização das ferramentas do computador, os que não sabem a professora ensina como usar o computador, as produções feitas no computador também são expostas no Hospital A Universidade atende a educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, onde todo aluno que fica internado recebe um Kit seu pessoal, tem até mesmo um Kit baby, para desenhos e pinturas. É solicitado também autorização de som e imagens para a família para futuros relatos e encontros com profissionais de outras áreas. Tudo isso foi relatado pela Universidade Federal mostrando assim o interesse e a satisfação de se trabalhar com a Classe Hospitalar, dentro de um Hospital Público e Universitário.
Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "A Importância do Pedagogo em Classe Hospitalar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/05/2024 às 19:30. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/a_importncia_do_pedagogo/index.php?pagina=3