Você está em Artigos
A Utilização de Tecnologias Digitais como Ferramenta Inovadora para a Aprendizagem Educacional: do Hipertexto a Hipermídia (página 6)
Assim, novas e diferentes formas de produção de saberes e descobertas, bem como diversas representações que entrelaçam forma e conteúdo nos significados que os autores atribuem aos fatos, fenômenos ou problemas em estudo, são propiciadas pelas TIC, unindo diferentes mídias e linguagens. As características das linguagens e do pensamento se manifestam ao máximo nas expressões hipermidiáticas.
Para demonstrar a questão do ensino na era digital, a edição de 08.11.2004 da revista Época traz uma reportagem sobre algumas escolas de São Paulo, entre públicas e privadas, que utilizam a internet para enriquecer os diversos temas que são tratados nas disciplinas do currículo.
Entre os assuntos abordados está o investimento financeiro em laboratórios de informática, o desenvolvimento de projetos e aulas e o intercâmbio entre alunos do Brasil e do exterior com a finalidade de pesquisas culturais.
Como apoio às disciplinas e ao desenvolvimento de projetos, os estudantes têm acesso a outras culturas, o que os auxilia a desenvolver uma visão mais crítica de sua própria realidade, resultando em ações na própria comunidade e incentivando-os a exercer sua cidadania.
De acordo com os professores organizadores, esses projetos transformam o jeito de ensinar e aprender, levando o professor a assumir uma postura diferente no processo de ensino e aprendizagem ao orientar seus alunos a buscar informações.
O professor deixa de ser informador para ser formador. A chave está em ensinar o aluno a se tornar independente para a aprendizagem e crescer intelectualmente a partir disso, afirmam os professores. Alguns sites ajudam a desenvolver atividades de escrita e até a assumir a coautoria em livros de autores famosos.
Outro exemplo está no Portal Educacional, um site de conteúdo educacional que utiliza recursos de multimídia para estimular e facilitar a aprendizagem, demonstrando fenômenos que seriam praticamente impossíveis por meio do livro impresso.

Figura 4 - Tela interativa do sistema sensorial humano.
Os conteúdos são apresentados em multimídia interativa. Os programas incentivam o aluno a interagir e ao mesmo tempo usufruir da experiência sensorial, mesclando som, imagem e locução, o que leva o aprendiz a vivenciar as experiências propostas e a verificar os resultados.
Neste caso, os conteúdos são fornecidos por um sistema de menus, garantindo a orientação do estudante.
De acordo com os professores, o computador fez da educação um processo construtivista, em que professores e alunos aprendem juntos o tempo todo, não se limitando apenas a copiar o que está nos livros ou o que já foi dito por alguém. As questões levantadas durante as aulas são imprevisíveis, e o professor não tem como esclarecer todas as dúvidas que possam surgir, o que faz com que ele acabe pesquisando e aprendendo também.
Os programas desenvolvidos em hipermídia, como já foi dito, exigem um aprendiz ativo, ou seja, um estudante que não fique apenas ouvindo o que o professor diz. A interação permite ao estudante percorrer os diversos caminhos escolhidos de acordo com seus interesses, sem nenhuma imposição do professor. Essa "mobilidade intelectual", por assim dizer, permite uma autorreflexão e uma apreensão do conteúdo com mais propriedade por parte do estudante, além de influenciar sua autoestima, pois concede a ele a oportunidade de ser o sujeito da aprendizagem.
Ao diversificar as formas de adquirir conhecimento, desmistificando o uso de tecnologias em sala de aula, o professor aproxima-se da linguagem dos jovens, os quais, por sua vez, fazem parte de um mundo onde o processamento das informações é baseado em imagens e ícones utilizados em videogames, publicidade, clipes musicais, etc.
![]() |
![]() |
|
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "A Utilização de Tecnologias Digitais como Ferramenta Inovadora para a Aprendizagem Educacional: do Hipertexto a Hipermídia" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 15/10/2025 às 04:16. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/a_utilizacao_de_tecnologias_digitais_como_ferramenta_/?pagina=5