Alunos Cegos e de Baixa Visão no Meio Escolar (página 5)
4.3. Forma de atendimento educacional:4.3.1 Sala de recursosO atendimento ao aluno com necessidades especiais de cegueira ou visão subnormal deve ser matriculado em sala de recurso, em horário diverso ao seu de estudo em sala regular de ensino. Nesta, recebe recursos específicos e materiais pedagógicos adequados ao seu processo ensino-aprendizagem, adequado ao nível de desenvolvimento em que se encontra, a fim de superar as dificuldades de integração na classe comum.
Esse atendimento é oferecido preferencialmente aos alunos da própria escola. O ideal é que a sala tenha no máximo doze alunos portadores de necessidades especiais, sendo o professor portador de um horário flexível.
O papel do professor da sala de recursos seria: efetuar a avaliação funcional da visão e o desenvolvimento do educando; participar do planejamento da escola, solicitando junto à direção da escola materiais específicos para o bom desempenho da sala; adaptar a proposta da sala comum ao nível de desenvolvimento e necessidades do(s) aluno(s); adaptar os conteúdos curriculares em face do desenvolvimento do aluno; favorecer a integração das funções tátil-cinestésica-auditiva-olfativa e visão perceptiva no caso da visão subnormal; adaptar o material de leitura e escrita à capacidade visual ao aluno com visão subnormal; contribuir para a introdução dos recursos específicos à aprendizagem do Sistema Braille (reglete, máquina braile) e uso do Sorobã; ensinar o código Braille aos alunos, familiares e professor da classe regular; elaborar com o aluno e seus familiares um programa de atividades da vida diária e orientação e mobilidade.
Todo trabalho a ser desenvolvido com a pessoa com deficiência visual acena para sua integração na sociedade, o qual só será possível se lhes forem dadas condições adequadas para o seu crescimento e desenvolvimento, de acordo com sua capacidade de realização.
Segundo Gil 2000, embora ainda haja obstáculos a vencer, atualmente existem várias pessoas portadoras de deficiência visual ocupando cargos em industria, escola, clinica, empresas e hospitais, com desempenho igual ou maior que os outros.
4.3.2- Sala de ensino regularEm se tratando do deficiente visual pode-se considerar o mais adequado atendimento, visto que, as dificuldades de aprendizagem enfrentadas na sala de aula são as mesmas que os demais alunos enfrentam, alguma situação de ensino-aprendizagem.
Nesse contexto deve estar disponível ao aluno com deficiência visual a prancheta com reglete para escrita em Braille, a máquina de escrever em Braille, e a ferramenta de maior destaque na interação do deficiente visual com o mundo, o computador, que deve ser acoplado ao Dosvox, um programa totalmente brasileiro.
O projeto DOSVOX tem origem na Universidade Federal do Rio de Janeiro, é de custo baixo e quando dispõe de um scaner , faz leitura de qualquer material, o que facilita a interação do deficiente visual com o mundo.
BrailleO método Braille foi desenvolvido pelo francês Louis Braille, que perdeu a visão quando tinha apenas três anos. Em 1827, aos dezoito anos, Louis descobriu um jeito de modificar a realidade dos cegos. Braille ouviu falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite, em lugares onde não se podia acender a luz. Assim, ele adaptou o método para a realidade dos cegos, com pontos em relevo (de modo que eles pudessem ser sentidos pela ponta dos dedos). Nascia assim, o método Braille, no ano de 1929.
Em 1852, ano em que o Método Braille foi oficialmente adotado na Europa e América, Louis Braille morria de tuberculose, em seu país.
Hoje um cego bem treinado no Método Braille pode ler até 200 palavras por minuto, apenas com o toque das mãos. Nas últimas eleições no Brasil, as urnas eletrônicas foram adaptadas para o Método Braille, de forma que os deficientes visuais também pudessem exercer seu direito de voto.
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Como referenciar: "Alunos Cegos e de Baixa Visão no Meio Escolar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 15/10/2025 às 16:21. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/alunoscegos/?pagina=4