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Artes Visuais na Sala de Aula (página 2)

Prática das artes visuais na sala de aula

O trabalho com artes visuais deve ser explorado desde o desenho, passando pelo recorte e colagem, pintura até a escultura, deve-se partir das duas dimensões, para depois fazer com que a criança perceba as três dimensões.

O que é importante deixar claro, é que trabalhar com Artes Plásticas não é meramente explorar técnicas artísticas, e sim explorar os diversos aspectos que a envolvem, desde sua interpretação à análise de cores, formas, intenções, enfim, tudo que Arte trás junto consigo.

Outra questão que é importante ser registrada, é que não basta o professor rodear os alunos de materiais e deixar com que ajam sobre os mesmos, o professor deve incentivar, criar situações que façam com que eles usem a Arte, se expressem realmente, do contrário, não haverá atividade artística e sim terá um professor observando alunos interagirem com materiais.

O tripé da Arte inicia falando sobre o trabalho com a história da Arte, pois se faz necessário mostrar aos educando que a Arte tem uma história, uma conotação social, que a mesma passou por diversas fases tendo um contexto histórico.

A história da Arte é tão antiga como o início da civilização, pois temos registros dos homens das cavernas imortalizando os desenhos, as façanhas dos primeiros humanos e animais que povoavam aquela época, todo este contexto se faz necessário ser abordado par que os alunos compreendam o significado da Arte na história e sociedade.
Os produtores em Arte também devem ser trabalhados para que os alunos percebam e valorizem a história de vida e obra dos artistas, entendam as fases da vida e a relação com as obras. Imagine só ao estudar Cândido Portinari, saberem as curiosidades da vida deste renomado artista, como uma passagem de sua vida, onde teve de dormir em uma banheira, por motivos financeiros. Ou saber o motivo por que Van Gogh, cortou o lóbulo da orelha., ou por que Volpi tinha uma característica peculiar ao  usar em suas obras Bandeirinhas. Segundo Kandinsky, 1990, p.27:

"Toda a Obra de Arte é filha de seu tempo, e muitas vezes, mãe de nossos sentimentos. Cada época de uma civilização cria uma Arte que lhe é própria e que jamais se verá renascer".

A apreciação trabalha os materiais utilizados, combinações, formas, estruturas, enfim, o que compõem a obra em si, suas peculiaridades e técnicas utilizadas, mas ainda exige do apreciador sensibilidade para tentar entender o que o artista quis representar ou dar a idéia, mas esta sensibilidade vai ser desenvolvida a partir do contato com a Arte, não podemos exigir de uma criança que nunca teve contato com a Arte uma percepção elaborada do que o artista quis representar, Abigail Housen  nos explica isto, nos cinco níveis de desenvolvimento estético:

Narrativo: neste nível os indivíduos descrevem narrando- utilizando seus sentidos e suas associações pessoais, fazem observações concretas sobre as obras de Arte, de maneira que ficam entretidos na narração. Neste nível seus juízos se baseiam no que conhecem e no que gostam. As emoções animam seus comentário a medida que  penetram a obra de Arte, e essa se torna parte de um drama recém descoberto ? o drama criado no processo de reflexão.

Construtivo: neste nível os indivíduos criam um marco para observar as obras de Arte, usando as mais lógicas e acessíveis e lógicas ferramentas que tem ao seu alcance: suas próprias percepções, o conhecimento do mundo natural, social e cultural que lhes cercam. Se a obra não é como se supõem que deveria ser ? se a habilidade, a técnica, a dificuldade, a utilidade e a função não são evidentes - se a árvore é alaranjada em vez de marrom, se uma representação feminina se transpõem em guerra de sexos ? então o indivíduo julga a obra como rara.Parece que há falta de valor. Conforme os indivíduos vão deixando suas emoções brotarem, começam a distanciar-se da obra e a demonstrar interesse pelas intenções do artista.

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Como referenciar: "Artes Visuais na Sala de Aula" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 28/04/2024 às 21:20. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/artesvisuais/index.php?pagina=1