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Artes Visuais na Sala de Aula (página 3)

Classificatório: neste nível os indivíduos adotam a atitude crítica e analítica do historiador da arte. Querem identificar a obra com o lugar, escola, estilo, época e origem. Decifram a imagem através de indícios, usando específicos conhecimentos de fatos e datas. O significado e a mensagem da obra podem explicar-se e racionalizar-se pela sua categorização correta.

Interpretativo: neste nível os indivíduos buscam um encontro pessoal com a obra de arte. Explorando a imagem, desejando que o sentido da obra se descubra lentamente, apreciam as silhuetas da linha, da forma e da cor. Neste nível a habilidade critica se põe a serviço dos sentimentos e das intuições, na medida em que estes indivíduos deixem que o significado da obra ? seus símbolos ? emerjam.

Cada novo encontro com uma obra apresenta a oportunidade de estabelecer novas comparações, percepções, experiências. Sabendo que a identidade e o valor dependem de interpretações, estes indivíduos vêem que suas próprias idéias a respeito de uma obra de arte são suscetíveis a mudanças de acordo com as circunstâncias.

Re - criativo: neste nível os indivíduos, depois de terem tido uma longa relação pessoal com a Arte através de anos de observação e reflexão, suspendem a incredulidade voluntariamente. Uma pintura conhecida é como um velho amigo - intimamente conhecido, mas ainda cheio de surpresas - algo que precisa de atenção diária e profunda. Conhecedores da ecologia da obra - seu tempo, história, questionamentos, complexidades - constroem sua própria história com a obra em particular e com a observação em geral, o que lhes permite combinar uma contemplação mais pessoal com a outra que em geral, de maneira ampla toma o compasso de inquietudes universais. Neste nível a memória infunde a vida da obra, combinando intrincadamente o pessoal com o universal.

Segundo Olga de Sá na apresentação do livro "O Olhar em construção ? Uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola" de Anamélia Bueno Buoro:

"A criança aproxima-se do objeto estético, comunica-se com ele, reflete sobre sua relação com as outras pessoas e com o mundo. Existe prazer nesta relação. As atividades prazerosas, em Arte, levam-na a enfrentar problemas e buscar soluções."

Para trabalhar a produção de arte temos que ter como alicerce, que a Arte é expressão e não imitação. Realizar uma releitura não implica copiar o que o artista produziu e sim interpretar e conseguir assimilar suas idéias, mas mesmo assim conseguir colocar sua própria percepção.

Neste trabalho com a produção é necessário explorar os objetivos procedimentais desta área como organização do ambiente, seleção do material, zelo no manuseio e manutenção dos materiais a serem utilizados. Os objetivos atitudinais como a cooperação nas produções individuais e coletivas, respeito e cuidado pelos trabalhos dos seus pares. Nos objetivos conceituais trabalha-se toda a técnica, formas e estruturas da obra.

A Arte deve ser dinâmica, pode-se utilizar diversos suportes como folhas, cartolinas, cartões, telas, materiais recicláveis, tecidos, enfim, há uma gama de suportes para a Arte, basta o professor usar de sua criatividade e com certeza abrira um leque de  situações artísticas para seus alunos.

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Como referenciar: "Artes Visuais na Sala de Aula" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 14/05/2024 às 01:03. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/artesvisuais/index.php?pagina=2