Você está em Artigos

As Novas Tecnologias na Educação: Otimizando o Processo de Ensino-aprendizagem na Sala de Aula (página 5)

3.1.4 Webconferência

Permite que os usuários se comuniquem pela internet com o uso de um navegador Web. Com esta ferramenta, os alunos e professores podem comunicar-se em tempo real, permitindo a apresentação e o recebimento de textos, gráficos, desenhos e ilustrações, através dos diferentes recursos integrados:

a) Videoconferência: Sistema de comunicação através de áudio e vídeo entre um ou mais participantes por meio de webcam. Entretanto, requer conexão de rede de média a alta velocidade;

b) Audioconferência: Interação dos participantes por meio de voz, utilizado por um ou mais usuários simultaneamente; exige o uso de microfones/ou alto-falantes viva-voz. Apresenta baixo custo em equipamentos e infraestrutura; pode ainda, usar a rede telefônica já existente.

c) Visualização de arquivos: Permite que os participantes compartilhem documentos diversos, onde a inclusão de um texto ou gráfico é propagada imediatamente para todos os participantes. Segundo Mathias Gonzalez (2005, p. 66) "muitas escolas têm usado esse recurso para a tutoria de seus alunos, em complemento às aulas presenciais". No entanto, é um sistema ainda muito caro para que usuários comuns tenham acesso como participantes ativos.

d) Ferramenta de controle: Controla o processo de interação entre os participantes. Isso inclui a autorização para a interação via voz, vídeo, texto e o controle dos arquivos em apresentação.

A webconferência oferece inúmeros recursos que são suportes para diversas atividades como:
- Aulas expositivas: A introdução do áudio e de disponibilização de uma apresentação possibilita a realização de uma aula, ou seja, o professor pode utilizar uma apresentação com conceitos centrais, imagens e esquemas, além da transmissão do áudio para ministrar uma aula. Nesse processo de interação, os alunos podem fazer comentários e perguntas, solicitando a participação e resposta do professor;

- Apresentações de cursos, disciplinas e pessoas: Permite apresentações individuais, possibilitando a todos a transmissão de áudio e imagens. É também possível identificar as expectativas dos alunos com relação ao curso ou disciplina. Para isso, o professor expõe as informações relacionadas ao planejamento do curso ou disciplina, o que representa um elemento muito motivador, pois desperta o sentimento de pertencimento de grupo;
- Tirar dúvidas: O professor, a partir de um agendamento prévio, pode responder dúvidas já enviadas pelos alunos, por e-mail ou em sala, ou ainda, dúvidas que surgiram no decorrer do encontro virtual;
- Entrevistas: A possibilidade de visualização possibilita a realização de uma entrevista com alguém de outra localidade, referência em determinado tema em questão ou que possa compartilhar alguma experiência interessante à disciplina.

Nesse processo, o planejamento das atividades precisa ser feitos com antecedência. Nele pode ser contemplado o tema do encontro, as estratégias de apresentação e interação, a duração e data para iniciar a realização. A avaliação deve levar em conta o seu objetivo e os critérios definidos e comunicados aos alunos. Outro aspecto também se deve levar em conta como a participação escrita e oral do aluno. Outra possibilidade, é a entrega de um relatório sobre o encontro, ou outra produção que avalie o encontro virtual.

3.1.5 Relatório e revisão

É um espaço de troca de informação e interação com prazo estabelecido, onde os alunos postam seus relatórios no formato de texto, e revisam os relatórios postados pelos colegas, publicando um parecer ou comentário sobre o texto publicado. Pode ainda ser utilizado para a postagem de compreensões e síntese de temas ou textos, resposta a questões específicas, relato de experiências, coleta de dados, entre outras produções que possam ser analisadas e comentadas por outros colegas.

Diante disso, o acompanhamento do professor é importante já que precisa elaborar um cronograma para a atividade e definir o que irá ser postado pelo aluno. Deve ainda, enviar e-mail aos alunos lembrando-os dos prazos e convidando-os tanto para a entrega como para a revisão. O professor também deve comentar os relatórios postados, o que incentiva novos comentários e valoriza os trabalhos postados.

Na avaliação, o professor pode levar em conta critérios relacionado à produção textual e à participação do aluno na revisão dos relatórios, observando a sua consistência e as suas contribuições.


3.1.6 Galeria de imagens

É um espaço para compartilhamento de imagens alimentadas pelo professor e pelos alunos que complementem, ilustrem ou exemplifiquem os conteúdos trabalhados na disciplina. Podem ser fotografias, desenhos, esquemas, organogramas e outros arquivos no formato de GIF e JPG. Pode ser utilizada para ampliar as possibilidades de aprendizagem e para publicar conteúdos; divulgar produções artísticas dos alunos, fotografias de atividades feitas em sala de aula ou excursões, desenhos feitos pelos alunos, ou ainda, imagens ilustrativas do conteúdo trabalhado.

Deve ser planejada e acompanhada pelo professor. Entretanto, por ser uma atividade baseada no uso da galeria de imagem não deve ser necessariamente, avaliada. Por outro lado, é possível observar as produções publicadas, a coerência com o objetivo, a proposta feita e a participação no desenvolvimento da atividade.

3.1.7 Quiz

É uma atividade que pode ser criada no AVA para avaliação automática pelo sistema. Tem um prazo definido para sua realização e é composto por questões objetivas elaboradas pelo professor. É utilizado para verificar a aprendizagem de determinado conteúdo, estimular a reflexão sobre um tema, possibilitar a revisão do conteúdo, organizar o estudo de textos ou ainda pode constituir-se em uma prova virtual.

É possível ainda, monitorar o aproveitamento dos alunos no Quiz, a partir da consulta das informações e registros gerados no AVA. O resultado final pode ser trabalhado em sala de aula ou ser enviado por e-mail pelo professor como feedback ou orientações para o aluno.

É avaliado automaticamente pelo AVA atribuindo um conceito final, o que deve ser levado em consideração na avaliação da disciplina, ou ser um indicativo para o aluno, como possibilidade de auto avaliação.

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "As Novas Tecnologias na Educação: Otimizando o Processo de Ensino-aprendizagem na Sala de Aula" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 17/05/2024 às 07:54. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/as_novas_tecnologias/index.php?pagina=4