Você está em Artigos

As Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos (página 4)

METODOLOGIA

O tema as práticas educativas na educação de jovens e adultos foi escolhido por querer mostrar como funcionou o ensino da EJA no Brasil durante muito tempo e a contribuição de muitos autores, principalmente do grande educador Paulo Freire.

Onde os autores convergem sobre o assunto e dão sua contribuição nessa modalidade educacional, mostrando a diferença entre alfabetização de adultos e de crianças.

Para a presente pesquisa, foram utilizados recursos bibliográficos através de leitura de autores e reflexão crítica sobre os dados coletados.

Segundo Fonseca (2002, p. 3) "A pesquisa qualitativa se preocupa com aspectos da realidade que não pode ser quantificados, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais".

O tema foi escolhido por se tratar de uma modalidade presente há muito tempo, mas que muitas vezes tratado como uma modalidade sem muita formação crítica, onde apenas são passados conteúdos de forma mecânica, sem a preocupação com o educando, sem um pensamento critico, para que exerçam seus direitos. De um modo geral a pesquisa é uma ferramenta importantíssima que vem contribuir para um melhor aprofundamento de conhecimentos sobre um determinado tema.

Através da pesquisa bibliográfica foi possível elaborar novos conceitos, novas aprendizagens, confirmando esses novos conhecimentos através de outras pesquisas já então feitas e confirmadas, através de autores que estudaram com maior aprofundamento sobre o assunto.

A pesquisa foi de grande importância para formação docente, através dela foi possível compreender várias concepções adotadas em sala de aula, entender um pouco mais sobre o cotidiano dos alunos e os motivos pelo qual estão na EJA.

O tema foi escolhido com intenção de mostrar as concepções adotadas no processo da EJA no Brasil, usando Freire como principal referência, mostrando como a alfabetização libertadora foi capaz de ensinar e letrar ao mesmo tempo, livrando esses sujeitos das amarras do analfabetismo. Além de ter sido utilizado outros autores como base para a realização do presente trabalho, onde todos os autores convergem sobre o assunto.

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: " As Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 12/05/2024 às 12:20. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/as_praticas_educativas/index.php?pagina=3