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A Intervenção da Terapia Ocupacional na Reeducação Pscicomotora de Crianças de 7 a 9 Anos, Através de Brincadeiras Cantadas (página 4)

Assim alguns dos objetivos visados com a aplicação dos brinquedos cantados seriam: auxiliar no desenvolvimento da coordenação sensório-motora; educar o senso rítmico; favorecer a socialização; estimular o gosto pela música e pelo movimento; perpetuar tradições folclóricas e incentivar o civismo; favorecer o contato sadio entre indivíduos de ambos os sexos; disciplinar emoção: timidez, agressividade, prepotência; incentivar a auto-expressão e a criatividade. É importante destacar que, embora a brincadeira cantada enseje em si mesma o objetivo de seu aprendizado, por meio dela é possível tratar pedagogicamente outros conteúdos.

A principal intermediação estaria no desenvolvimento do ritmo e da expressão, ou seja, o conhecimento das percepções e habilidades necessárias ao corpo, bem como à produção de movimentos correspondentes às vibrações sonoras e aos significados daquilo de que é cantado. Paiva (2006) enfatiza que as brincadeiras cantadas têm o papel fundamental no desenvolvimento da criança. Através das brincadeiras cantadas a criança pode partilhar com os outros sua própria história, bem como suas emoções e de certa forma elaborá-la protegida dos limites do círculo. O círculo é um fator inclusivo, todos se dão as mãos e todos participam da mesma maneira. No círculo todos, são iguais. Não há o mais forte, nem o mais rápido, nem o melhor. Ninguém é ignorado. A roda representa o Todo. É o primeiro processo na contribuição da construção de uma ecologia social. Apresentam em sua dinâmica, convites para que as crianças troquem contatos afetuosos. Esses contatos são necessários para o desenvolvimento infantil. Brincando, a criança se desenvolve integralmente, tanto física, psicológica e socialmente. É muito grande a influência que a música exerce na criança. Podemos notar num bebê que ao mínimo som se movimenta que a música estimula suas funções sensoriais e afetivas. E é por esse motivo que a música deve fazer parte da nossa proposta educacional, sem levar em conta seu fator estimulante, pois é muito bom dançar com música, a criança canta, dança e se movimenta; se realiza.

Na música o ritmo e o movimento são determinados pela melodia e pode ser lento, moderado ou acelerado. Para podermos dançar ou cantar uma melodia precisamos compreender as variações rítmicas que podem ocorrer.  Podemos estimular o ritmo na criança através de batidas de palmas, assobios, estalos de dedos, bater as mãos nas coxas, etc. Toda criança é dotada de ritmo que se manifesta antes mesmo do nascimento. Os fatos musicais e as ações motoras, ritmo marcados, batidas com as mãos, são inseparáveis da educação perceptível propriamente dita. É a partir da relação entre o gesto e o som que a criança, ouvindo, cantando, imitando e dançando constrói os conhecimentos sobre a música e o movimento, percorrendo o mesmo caminho do homem primitivo na exploração e na descoberta destas linguagens. Através do movimento podemos expressar o ritmo, dançar a melodia e se entregar na harmonia.

Ele é a materialização do corpo na conduta humana e o feixe de onde saem às ações concretas do pensamento. RESULTADOS: Após intervenção, foram realizadas as reavaliações, onde se constatou significante melhora em todos os casos. Os casos estudados apresentaram os seguintes índices percentuais de superação: caso 1- 38,46%, caso 2 - 25,64%, Caso 3- 33,33%, Caso 4- 38,46%, Caso 5- 25,64% e Caso 6- 38,47%. É valido ressaltar, que os  casos 2 e 5 tiveram o  menor  rendimento e conseguintemente foram os menos  assíduos no tratamento e que  os  itens de coordenação motora  global, orientação temporal e lateralidade foram os que mais se destacaram em superações.

CONCLUSÃO:

A terapia da reeducação psicomotora organiza-se de forma que as atividades propostas nas sessões possibilitem a criação de atitudes e comportamentos na criança a partir dos estímulos e intervenções que lhe é proporcionado, onde a perspectiva lúdica, requer escuta, ajuda e muita disponibilidade corporal do terapeuta, que interage com a criança, de forma que seu corpo e os objetos se transformem em razão e emoção, refletida através de sua corporeidade. O trabalho propõe a utilização da avaliação da Adaptação do Exame Motor de G. B. Soubiran, como também da técnica das brincadeiras cantadas para o processo de reeducação psicomotora, para demais sujeitos que apresentem déficits psicomotores e necessitem de técnicas para o processo de reeducação.


REFERÊNCIAS


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Como referenciar: "A Intervenção da Terapia Ocupacional na Reeducação Pscicomotora de Crianças de 7 a 9 Anos, Através de Brincadeiras Cantadas" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 21/10/2025 às 20:05. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/atividadespsicomotoras/?pagina=3