Você está em Artigos

A Intervenção da Terapia Ocupacional na Reeducação Pscicomotora de Crianças de 7 a 9 Anos, Através de Brincadeiras Cantadas (página 3)

Reeducação psicomotora é o método usado pelo terapeuta para trabalhar a psicomotricidade do individuo. A psicomotricidade consiste em fazer o indivíduo tomar consciência de suas possibilidades e de seus limites permitindo-lhe o reconhecimento de seu corpo e o desenvolvimento de suas potencialidades expressivas. Os exercícios usados para a reestruturação do esquema corporal reativam o próprio desenvolvimento dessas estruturas e acompanham as etapas da evolução da criança. As etapas aqui destacadas não têm qualquer caráter rígido imutável ou universal. São apenas pontos de referência. (BUENO, 1998). 

Masson (1985) a reeducação psicomotora é muito ampla, praticamente é sempre aplicável, não oferecendo perigo, a não ser em alguns casos bem particulares e em técnicas muito especiais. Ela se dirige evidentemente a crianças ou adultos, mas também pode ser indicada como profilaxia sob forma educativa, para pessoas normais ou subnormais no decorrer de sua evolução e cujo desenvolvimento psicomotor nem sempre se realiza espontaneamente. Na maioria dos casos, ela se dirige as crianças e, sendo cada criança um caso particular. Cada pessoa tem sua personalidade própria e não possui nem as mesmas possibilidades instrumentais, neurofisiológicas, nem os mesmos problemas afetivos, nem o mesmo potencial evolutivo, nem mesmo ambiente familiar ou social. Ela deverá se adaptar a cada um. Têm como finalidade organizar e criar traços que persistiram, procurando não destruir, se possíveis, as capacidades de outras organizações, respeitando assim, a originalidade e a criatividade de cada indivíduo.

A reeducação psicomotora é importante principalmente por seu valor de relacionamento, e às vezes, é indicada, simplesmente por razões de comportamentos inadequados, afetivos ou da personalidade, sem nenhuma deficiência psicomotora, considerando que esse tipo de relacionamento é o melhor para certas crianças. Esse tipo de raciocínio ilustra em parte a evolução das idéias a respeito das indicações para reeducação psicomotora. (MASSON,1985).

A vertente chamada de terapia da reeducação psicomotora é destinada a crianças normais ou portadoras de deficiências físicas que apresentam dificuldades de comunicação, de expressão corporal e de vivência simbólica (NEGRINE, 2002). A terapia da reeducação psicomotora utiliza várias contribuições, da teoria psicanalítica, onde inúmeros conceitos são utilizados, como o inconsciente, transferência e imagem corporal.  Agora os psicomotricistas estão mais atentos à vida emotiva de seus pacientes, dando importância à emoção, à expressão e à afetividade, considerando o corpo, a motricidade e a emocionalidade como uma globalidade e uma totalidade em si mesmas (LEVIN, 1995, p. 41).  A sessão de terapia psicomotora se desenvolve de forma individualizada ou grupal. A relação que o terapeuta estabelece com a criança é de sintonia, escuta, empatia e o seu corpo é o depósito das emoções da criança, o tempo da sessão é de acordo com a disponibilidade da criança e vice-versa (AUCOUTURIER e LAPIERRE, 1977). O brincar compreende uma variedade de movimentos, condutas, consentimentos dos parceiros e fantasias que envolvem a criança no seu mundo de "faz-de-conta", ao mesmo tempo tão real (LARA, PIMENTEL e RIBEIRO, 2008).

O brincar deve incitar e favorecer o movimento, a cognição, aprendizagem das regras e a criação. A oferta de estímulos adequados pode auxiliar nesse processo, mostrando para a criança que o mundo não está pronto e que pode ser alterado.  É a atividade predominante na infância e vem sendo explorado no campo científico, com o intuito de caracterizar as suas peculiaridades, identificar as suas relações com o desenvolvimento e com a saúde e, entre outros objetivos, intervir nos processos de educação e de aprendizagem das crianças.

Para Friedmann (1996) e Dohme (2002), as crianças têm diversas razões para brincar e uma destas razões é o prazer que podem usufruir enquanto brincam. Além do prazer, as crianças também podem, pela brincadeira, exprimir a agressividade, dominar a angústia, aumentar as experiências e estabelecer contatos sociais

Mello e Valle (2005), em conformidade com estes estudos em uma discussão sobre a influência do brincar no desenvolvimento infantil, acrescentam que o brinquedo proporciona a exteriorização de medos e angústias e atua como uma válvula de escape para as emoções. Os aspectos simbólicos de sociabilidade, linguagem e cognição também são estimulados na brincadeira. No que se refere ao brincar, afirmam que o brinquedo possibilita o desenvolvimento infantil em todas as dimensões, o que inclui a atividade física, a estimulação intelectual e a socialização.  O brincar pode ser visto primeiramente como produção cultural predominantemente imaginária, dotada de significado, seu valor torna-se inconteste na educação informal (LARA, PIMENTEL e RIBEIRO, 2008).

A brincadeira pode ser entendida como ação lúdica com predominância de imaginação em constante interrelação com o jogo, prevalecendo a organização da atividade por meio de regras (LARA, PIMENTEL e RIBEIRO, 2008). A brincadeira é a atividade principal da infância. Essa afirmativa se dá não apenas pela frequência de uso que as crianças fazem do brincar, mas principalmente pela influência que esta exerce no desenvolvimento infantil.

Isidro e Almeida (2003), afirmam que as regras de uma brincadeira, ou jogo, estão intimamente ligadas ao conhecimento que as crianças têm da realidade social na qual estão inseridas. A brincadeira, seja simbólica ou de regras, não tem apenas um caráter de diversão ou de passatempo. Pela brincadeira a criança, sem a intencionalidade, estimula uma série de aspectos que contribuem tanto para o desenvolvimento individual do ser quanto para o social.  A brincadeira desenvolve os aspectos físicos e sensoriais. Os jogos sensoriais, de exercício e as atividades físicas que são promovidas pelas brincadeiras auxiliam a criança a desenvolver os aspectos referentes à percepção, habilidades motoras, força e resistência e até as questões referentes à termorregulação e controle de peso.

Outro fator que pode ser observado na brincadeira é o desenvolvimento emocional e da personalidade da criança (SMITH, 1982). A brincadeira também é uma rica fonte de comunicação, pois até mesmo na brincadeira solitária a criança, pelo faz de conta, imagina que está conversando com alguém ou com os seus próprios brinquedos. Com isso, a linguagem é desenvolvida com a ampliação do vocabulário e o exercício da pronúncia das palavras e frases (MELO e VALLE apud Santos, 2006).

Cordi (2009) enfatiza que as brincadeiras cantadas são tão antigas quanto nossa história, sem contar o tempo em que nossos primeiros brasileiros curumins brincavam e cantavam. Mais que passatempos, as brincadeiras de roda desenvolvem a expressão oral, a audição e o ritmo dos pequenos. Enquanto rodam no pátio cantando as divertidas canções eles ainda se exercitam trabalhando o equilíbrio e a  coordenação motora. As brincadeiras cantadas podem e devem ser repassadas para geração atual de crianças que não tiveram a chance de conhecê-las. Deve-se permitir, na educação Infantil, o acesso à memória cultural da infância e suas deliciosas brincadeiras musicais que marcam para toda a vida quem as vivenciou. Ao apresentarmos um repertório de canções da cultura infantil, mostramos na realidade, brincadeiras musicais que, se envolvem o cantar, envolvem também o movimento. As brincadeiras cantadas são entendidas como formas lúdicas de brincar com o corpo a partir da relação estabelecida entre movimento corporal e expressão vocal, na forma de músicas, frases, palavras ou sílabas ritmadas. Integram a cultura popular ou fazem parte das criações contemporâneas, representando uma possibilidade de potencializar o "lúdico" no contexto educacional.

Brincadeiras cantadas podem ser caracterizadas como formas de expressão do corpo, sendo representadas pela associação de musicalidade e movimento. Escravos de Jó, Terezinha de Jesus Marcha soldado, Capelinha de melão e Ciranda-cirandinha são algumas cantigas que, associadas às formas diferenciadas do "movimentar-se", caracterizam-se como brincadeiras cantadas de importante contribuição educacional. Porém, não se pode esquecer que, a brincadeira também permite transcender a realidade imediata, haja vista a presença, mesmo que minoritária, de outras realidades sociais que estabelecem intercâmbio com aquela na qual a criança vive. Embora a criança geralmente não possa agir diretamente sobre parte da realidade, a atividade lúdica se torna "uma das formas pelas quais as crianças se apropriam do mundo, e pela qual o mundo humano penetra em seu processo de constituição enquanto sujeito histórico" (ROCHA, 2000).

Para Brandão e Froeseler (1997) uma das atividades físicas mais aplicáveis à criança é, sem dúvida, as brincadeiras cantadas. Em todas as partes do mundo, ao passarmos por uma rua, onde crianças brincam despreocupadamente, é comum ver-se, de maneira natural e espontânea, a utilização da brincadeira cantada, em qualquer das suas formas. As brincadeiras cantadas permitem a associação, tanto espontânea quanto organizada, de gesto e sonoridade. Esta possibilidade, reconhecidamente prazerosa no contexto infantil, permite que saberes culturais tradicionais sejam transmitidos a cada geração. Fundem musicalidade, dança, dramatização, mímica e jogos, representando um conhecimento de grande contribuição à vida de movimento da criança. As brincadeiras cantadas integram o conjunto de cantigas próprias da criança e por ela entoadas em seus brinquedos ou ouvidas dos adultos quando pretendem fazê-la adormecer ou instruí-la, transmitidas pela tradição oral.

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo


Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "A Intervenção da Terapia Ocupacional na Reeducação Pscicomotora de Crianças de 7 a 9 Anos, Através de Brincadeiras Cantadas" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 21/10/2025 às 17:21. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/atividadespsicomotoras/?pagina=2