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Avaliação Psicopedagógica: uma Teia de Possibilidade (página 5)

O problema maior dos diagnósticos errados se situa na forma como se conduz o processo de avaliação desses indivíduos. O pior é que acabam se construindo preconceitos sociais para com algumas crianças, a partir de uma suspeita de deficiência ou de problemas de aprendizagem que não se justifica e não possui razão de ser. Toda esta situação torna-se ainda mais grave, quando o psicopedagogo (ou qualquer outro profissional) limita-se a oferecer um diagnóstico que somente serve para rotular aquela criança ou jovem, mas não subsidia o professor com alternativas de intervenção que facilitem o processo de ensino e aprendizagem.

Assim, pode-se observar que o psicopedagogo precisa se aliar a outros profissionais para construção de uma avaliação eficiente, no entanto, cabe-lhe uma tarefa diferenciada, a de investigar os"aspectos relacionados às condições de aprendizagem e de desenvolvimento da criança ¨ e propor uma intervenção psicopedagógica adequada.
Pensa-se num processo de desenvolvimento onde não apenas se considere a existência de imposições e limites de uma estrutura, mas onde também exista um sistema aberto, cheio de possibilidades, de criação e de liberdade.
Como isso o envolvimento não apenas do aluno, mas da família, da escola, da sociedade e  ainda nos cabe observar a história de vida de cada elemento dessa rede de possibilidade, e as oportunidades que foram oferecidas a cada indivíduo. Cabe-nos ter um olhar que nos permita atuar no plano da subjetividade, uma vez que não há receitas e programas elaborados previamente que possam dar conta da diversidade de cada sujeito singular.

A avaliação psicopedagógica  clinica é um processo complexo de investigação sobre a aprendizagem de uma pessoa ou um grupo. Esse  processo investigativo envolve não só o psicopedagogo e a criança ,vários  atores, nesse caso estamos tratando da aprendizagem formal, ou seja aquela que se dá na escola. Assim  deve-se investigar o processo de ensino aprendizagem em todas as instância com base nas relações socioculturais estabelecidas pela pessoa ,desde o inicio de seu desenvolvimento até o estágio em que se encontra conforme Bossa (2000, p.85)

O trabalho psicopedagógico  implica compreender a situação de aprendizagem do sujeito,individualmente ou em grupo, dentro do seu próprio  contexto. Tal compreensão requer uma modalidade particular de atuação para a situação em estudo, o que significa  que não há procedimentos predeterminados. Esta característica como configuração clinica da pratica psicopedagógica.,ou seja, a abordagem e o tratamento, enfim a forma de atuação  se vai tecendo em cada  caso,na  medida em que a problemática  aparece. Cada situação é única  e requer do profissional atitudes específicas em relação aquela situação. Dessa maneira o desenvolvimento da avaliação psicopedagógica deve estruturada em um referencial teórico-prático  que alicerce passo a passo o fazer psicopedagógico, pois sabe-se que avaliar um indivíduo  é algo desafiado e complexo, já que cada pessoa  é singular. Há uma diversidade de formas de avaliação na clinica  psicopedagógica: através  de desenhos, da linguagem do sujeito,da fala dos pais ,dos relato dos professores, pelas atividades escolares da pessoa,da vida analisada por meio de testes diversificados ,através  de brincadeiras etc. Por isso é relevante ressaltar que qualquer avaliação psicopedagógica  de um indivíduo ou de um grupo dependerá sempre de estudos teóricos que fundamentam a investigação. Mesmo  assim a linha de trabalho do psicopedagogo  pode A  metodologia  do trabalho variar de acordo com sua formação acadêmica e de seu orientação profissional; ainda assim , independentemente do caminho a ser trilhado,os resultados devem ser sempre semelhantes ao término da avaliação. Nesse sentido, um dos maiores obstáculos para, o profissional da psicopedagogia no contexto atual ,é o de fazer da diversidade de teorias e crenças uma unidade complexa que as agregue, valorizando o que há de mais significativo em cada uma delas.

O processo de avaliação psicopedagógica clinica na perspectiva da investigação do psicopedagogo Jorge Visca, mentor da epistemologia  convergente. Essa linha investigativa agrega a psicanálise de Freud, e a epistemologia genética de Piaget e a psicologia social de Henrique Pichon Riviere. Graças a psicanálise,o desejo do aluno começa a ser olhado como algo importante para a aprendizagem, ou seja, os aspectos afetivos ganham destaque na educação e passam a influenciar decisivamente. Como sua epistemologia genética, Piaget desenvolve uma teoria  com ênfase na ação do sujeito sobre o mundo. Esse biólogo estudou o processo de construção de conhecimento pelo sujeito, do nascimento á idade adulta. De acordo com essa teoria o desenvolvimento da inteligência e do raciocínio lógico esta organizado em quatro estágios  de pensamento:

Segundo NOGUEIRA (2011, p.59 ) PIAGET identificou características especificas em cada estágio do desenvolvimento,que são utilizados durante todo processo de avaliação psicopedagógica  clinica.

Estágio sensório-motor (0 a  2 anos)
É nesse estágio que a criança construirá as noções centrais de espaço; no começo há tantos espaços não coordenados entre si,quanto domínios sensoriais (espaço bucal,visual, tátil, etc.) Porem no fim  do segundo ano, ao contrário, está concluído um espaço geral que compreende todos os outros, caracterizando as relações  dos objetos entre si e os contendo na sua totalidade, inclusive o corpo.
(Piaget, 2004, p.21)

Estágio  pré-operatório (2 anos a 7 anos)
Nessa fase do desenvolvimento da criança,as mudanças de conduta são profundas, tanto as intelectuais quanto as afetivas. Através da linguagem que é a grande conquista desse estágio.

Estágio operacional concreto (7 anos a 12 anos)
Esse período  marca uma fase decisiva de avanços mentais para a criança,pois se inicia uma fase interrupta de novas construções. A criança passa a ser capaz de estabelecer relações entre as transformações dos estados e das coisas. Há um aumento da capacidade de concentração quando a criança trabalha sozinha. Por outro lado aumenta a capacidade de trabalhar em grupo como no caso dos jogos com regras.

Estágio operacional formal (12 anos adiante)
Ao iniciar o período lógico-formal, marcado pelo início da adolescência, um novo salto de qualidade se faz presente no desenvolvimento cognitivo.
 
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Como referenciar: "Avaliação Psicopedagógica: uma Teia de Possibilidade" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 10/12/2025 às 12:18. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/avaliacao_psicopedagogica/?pagina=4