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Avaliação Psicopedagógica: uma Teia de Possibilidade (página 6)


AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PSICOPEDAGÓGICA
De acordo com Bosso (2000, p.94) "pensar o trabalho psicopedagógico na clinica remete, nesse caso, igualmente à prática". Daí a necessidade de compreendermos o passo a passo de cada sessão do trabalho clínico.  

Tendo como referência principal a Epistemologia Convergente, nossa opção de avaliação. Propõe  os seguintes instrumentos:
Queixa - E.O.C.A e/ou observação lúdica
O mundo infantil é permeado pelo lúdico e pela fantasia. É por meio das brincadeiras, dos jogos, das imitações e da representações que a criança vai aprendendo a se comunicar e conviver socialmente. Dessa forma, a observação lúdica deve ser um momento de descontração, que proporcione prazer à criança e que não tenha,como a E.O.C.A, um olhar diretamente voltado para questões de aprendizagem escolar (NOGUEIRA, 2011 p. 93).

PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DAS PROVA  INSTRUMENTOS FORMAIS
Área Cognitiva: Provas Piagetianas - Diagnóstico Operatório; Provas projetivas psicopedagógica; Área Afetiva; Provas projetivas psicopedagógicas
Área Funcional; aspectos Psicomotores; Linguagem; Sensorial; Conceitos Básicos Habilidades acadêmicas: leitura/escrita/matemática (realismo nominal, audibilização, classificação de estágios de escrita, ditado topológico, ordenação de história de vida - anamnese e levantamento de dados escolares. Entrevista com os profissionais da escola; Análise do material escolar.
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Como referenciar: "Avaliação Psicopedagógica: uma Teia de Possibilidade" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 11/12/2025 às 03:28. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/avaliacao_psicopedagogica/?pagina=5