Você está em Artigos

Avaliação Psicopedagógica: uma Teia de Possibilidade (página 8)

METODOLOGIA
A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica, pois a mesma ofereceu meios que auxiliaram na definição e resolução do problema já citado no inicio do artigo, como também permitiu explorar novas possibilidades novos olhares sobre a avaliação psicopedagógica. Permitiu também que o assunto seja analisado sob novo enfoque ou abordagem, produzindo novas conclusões. Este estudo percorreu vários autores, a fim de  considera  avaliação psicopedagógica uma teia de possibilidades.


CONSIDERAÇÕES
A avaliação, conforme define Luckesi (1996, p. 33):

É como um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão". Ou seja, ela implica um juízo valorativo que expressa qualidade do objeto, obrigando, consequentemente, a um posicionamento efetivo sobre o mesmo.

Dessa forma a avaliação psicopedagógica, por sua vez, é o processo dinâmico um movimento  sistemático,através do qual é analisado o grau de desenvolvimento do aluno e das alterações que se produzem no mesmo como consequência do processo educativo e da sua conectividade com o meio social.

E para que o processo de avaliação tenha sucesso, é de grande importância que se crie uma teia de possibilidades uma integração entre o psicopedagogo e a família do sujeito que está sendo avaliado, mas nem sempre é o que ocorre. A avaliação psicopedagógica geralmente é indicada pela escola. A indicação também ocorre por uma equipe multidisciplinar. Em alguns casos os próprios pais procuram o atendimento psicopedagógico por sentirem-se apreensivos e ansiosos com o desempenho escolar de seus filhos.

REFERÊNCIAS 
NOGUEIRA, Makeliny, LEAL, Daniela. Psicopedagogia Clínica: caminhos teóricos e práticos. Curitiba: IBPEX, 2011.
PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. 25. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004
LUCKESI, Cipriano Carlos, Avaliação da aprendizagem escolar, São Paulo, Cortez Editora, 1996.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2002, p.117.
LOPES, Shiderlene V. de A. O processo de avaliação e intervenção em psicopedagogia. Curitiba: Ibpex, 2008.
BARATO, Jarbas Novelino,Escritos sobre tecnologia educacional e educação profissionalizante - São Paulo: Ed. SENAC 2002
BOSSA, na A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
A PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL
Disponível em : http://www.abpp.com.br/faq_oquee.htm acesso 20 de agosto 2013
ANDRADE, Salete Santos, Compilação de Instrumentos para Avaliação Diagnóstica Psicopedagógica Clínico. março 2010 Site disponível http://en.calameo.com/read/0007288608f4aad0e9442  acesso 20 de agosto 2013

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Avaliação Psicopedagógica: uma Teia de Possibilidade" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 12/12/2025 às 19:01. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/avaliacao_psicopedagogica/?pagina=7