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Avaliação Educacional: um Estudo das Perspectivas Tradicional e Construtivista na Visão Docente (página 4)


ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS

O objetivo da pesquisa tem a ver com os professores, e como eles pensam sobre avaliação. Foram pesquisados professores de 5 escolas, sendo 3 escolas com proposta tradicional, 1 com a proposta construtivista/interacionista e a outra escola com a proposta não  definida. Os professores serão retratados com as siglas P1 até P8. Responderam aos questionários professores entre 28 anos e 55 anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sem a intenção de gerar dados estatísticos, apenas voltada para o enriquecimento ilustrativo da discussão. Seguem as questões:  

O que você entende por avaliação?
P1 "Um "processo" verificar o conhecimento e o conteúdo adquirido pelo aluno". (escola tradicional)
P2 "É um processo que auxilia o professor no avanço do processo ensino aprendizagem do aluno". (escola tradicional)
P3 "A avaliação acontece não apenas na aplicação de provas com os conteúdos apresentados, mas na observação de todo processo de ensino aprendizagem". (escola tradicional)
P4 "Avaliação é um processo que visa identificar os aspectos fortes e fracos; as dificuldades e os conhecimentos adquiridos pelos alunos". (escola tradicional)
P5 "Avaliação consiste em estabelecer uma comparação do que foi alcançado pelo aluno com o que se pretende atingir, possibilita diagnosticar questões relevantes do processo de formação". (Escola tradicional/construtivista)
P6 "Algo que vem para você melhorar, se fortalecer e reavaliar seus erros, medos e poder assim avançar nas suas conquistas". (escola construtivista)
P7 "Avaliação é um processo contínuo que tem por objetivo a avaliação do trabalho desenvolvido". (escola construtivista)
P8 "A avaliação não se resume a medida de sucessos e fracassos do aluno, mas sim de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica". (escola construtivista)

Entre as respostas das professoras destacamos algumas palavras, veja a diferença das respostas, são bem explícitas pelas docentes, então Moretto (2003, p. 98 e 101) diz que:

Na visão tradicional o professor exerce o papel de um transmissor de informações, constituindo-se como centro das relações entre conhecimento e o aluno. A visão da relação entre o professor, o aluno e o conhecimento, preconizada pela Perspectiva Construtivista Sociointeracionista.

Em sua opinião como se configura uma boa avaliação?

P1 "Uma boa avaliação é quando você percebe que o aluno consegue atingir os objetivos e mais aprendeu".
P2 "É aquela que busca elementos que melhor se adaptam as necessidades do aluno e aos objetivos do educador".
P3 "Uma boa avaliação se da quando o professor promove situações de aprendizagem e consegue perceber qual é a real dificuldade do educando".
P4 "A avaliação deve ter caráter de diagnóstico e processo, pois precisa ajudar os professores a identificarem aspectos em que os alunos apresentam dificuldades".
P5 "Uma boa avaliação se configura em uma prática em que o educando não precisa se defender do professor e o professor rotular e comparar o aluno. É uma ferramenta usada para alcançar os principais objetivos: fazer o aluno avançar, encontrando caminhos para medir a qualidade do aprendizado e oferecer alternativas para uma boa evolução".
P6 "Aquele que tem conteúdo, é pertinente a sua prática e condiz com a linha do esquema educacional".
P7 "Quando a avaliação do trabalho desenvolvido apresenta resultados positivos".
P8 "Tem que ser continua e constante, apresentando todos os momentos e vivências do cotidiano escolar".
 
A partir desse princípio, o professor precisa entender que prova é um indicador, um aviso, como um sinal de trânsito, ou seja, ser interpretada, e não somente corrigida, Moretto (2003, p. 29) afirma que o "professor competente" entende a prova como um "momento de privilegiado", portanto, "O conhecimento de diferentes instrumentos para avaliação e da melhor forma de utilizá-los é um dos recursos de que o professor competente deve dispor."

Como você se sente ao ser avaliado pelo sistema educacional?

P1 "Eu entendo que é uma forma que a escola se o profissional está qualificado para exerce a função que ocupa".
P2 "Tranquila, penso que a avaliação é de suma importância para o avanço do processo de ensino-aprendizagem e para a prática educativa".
P3 "Me sinto sendo avaliada a todo o momento, desde a construção do planejamento até o momento da execução e também nos resultados alcançados".
P4 "Ser Avaliado é sempre difícil, mas procuro desempenhar meu trabalho com amor, justiça e cuidado com o meu aluno".
P5 "Não respondeu"
P6 "Muito bem quando os critérios são construtivos e ampliam e enriquece o meu trabalho muito, muito mau quando fica no nível pessoal de forma passional".
P7 "Dependendo dos critérios utilizados e a forma como se é abordada, me sinto a vontade para rever posturas e conceitos".
P8 "É uma prática necessária e serve como reflexão para minha prática pedagógica".

As professoras acreditam que ter seu trabalho pesquisado pelo sistema é primordial, desde que a avaliação seja um processo que leve em consideração diversas perspectivas.

Como você definiria sua prática avaliativa?
P1 "Está longe do ideal".
P2 "É uma reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino-aprendizagem".
P3 "Como professora estou avaliando a todo o momento, buscando sempre diversas maneiras de avaliar, criando técnicas e situações de aprendizagem".
P4 "Defino como um meio de conhecer as habilidades dos meus alunos para buscar formas de contribuir com o crescimento pedagógico de cada um".
P5 "Uma avaliação contínua, formativa, com ampla observação na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno".
P6 "Pelo retorno dos alunos, com a sua participação, ação do dia a dia perante aos desafios e reflexões sobre o que estar por vir".
P7 "Busco utilizá-la aprimorando o meu trabalho".
P8 "Procuro utilizar todos os instrumentos, ajustando-os às necessidades do aluno e da turma".

Percebemos que é preciso que o professor esteja em permanente processo de construção, procurando sempre se capacitar, ou seja, pois com uma formação continuada o professor poderá desenvolver sua prática docente e seu conhecimento profissional, levando em conta a sua trajetória pessoal, pois a trajetória profissional do educador só terá significado se relacionada à sua vida pessoal, individual e no convívio com o coletivo.
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Como referenciar: "Avaliação Educacional: um Estudo das Perspectivas Tradicional e Construtivista na Visão Docente" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 08/05/2024 às 19:39. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/avaliao_educacional_um_estudo_das_perspectivas_/index.php?pagina=3