Agricultura e Ensino na Amazônia do Século XIX: A Escola de Primeiras Letras na Colônia Benevides (página 5)
O que para os professores poderia ser uma opção dos pais, no caso da cearense Maria Francisca do Espírito Santo, de 44 anos e moradora de Benevides desde 1878, tratava-se da necessidade de mais braços para o trabalho no roçado. Afinal os seus três filhos ajudavam nas atividades de capina e plantio; auxílio necessário, pois era preciso abreviar o quanto antes o trabalho de cultivo, uma vez que, o auxílio do governo para os colonos recém chegados a Benevides se estenderia apenas por seis meses. Considerando o período de limpeza dos terrenos (final de agosto, setembro e outubro), plantio (início de novembro e dezembro) e primeira capina (final de janeiro e início de fevereiro), observa-se que são os meses de novembro, dezembro e fevereiro em que se atinge a menor freqüência na escola. No caso da turma do professor Antonio Balbi, para um número de 119 alunos matriculados, menos da metade, 53 frequentavam a escola no período de cultivo nos lotes; o que comprova a situação de que muitos colonos, a exemplo da cearense Maria Francisca do Espírito Santo, aproveitam o trabalho dos filhos para adiantar os serviços de plantio.
Nos dizeres das autoridades provinciais, a indiferença dos pais pela instrução dos filhos seria uma das principais causas atribuídas ao "atraso da instrução" na região, em todo o Segundo Reinado. De acordo com Irma Rizzini, quase sempre, os pais do interior eram lembrados pelos governantes, principalmente por este descuido, explicado pela "indiferença, senão repugnância pela instrução da infância" nos lugares distantes e pouco povoados. Já nos grandes povoados, habitados por uma "população mais desenvolvida pela educação", haveria maior recepção dos pais à instrução da infância, podendo-se ampliar o ensino público (RIZZINI, 2004, p. 113). No caso dos núcleos coloniais, a necessidade de se garantir as atividades de cultivo exigia o uso quase constante do trabalho das crianças, o que inviabilizava a sua freqüência na escola.
A realização de atividades agrícolas pelo conjunto do grupo familiar, inclusive crianças, é apontada por Ana Dourado, Cristiane Dabat e Teresa Corrêa de Araújo como uso costumeiro dos trabalhadores rurais do Nordeste durante o século XIX (ARAÚJO, DABAT & DOURADO, 2000). Além de aumento da renda da família, a estas crianças era dada a responsabilidade de aprender as técnicas agrícolas para as culturas diversas de raízes, legumes e frutas; garantindo o sustento futuro da família. Esta pratica pode, portanto, está sendo reproduzida pelos colonos cearenses em Benevides.
Diríamos, portanto, que a agricultura embora fixasse o homem a terra, a esta era ainda atribuída à capacidade de facilitar a propagação do modelo de educação pensada pelas autoridades imperiais. Em outras palavras, seria justamente a capacidade de fixar as populações em uma dada região o elemento facilitador de implantação de um ensino regular e oficial. No entanto há de se considerar que a identificação dos colonos com o modelo proposto de ensino e a dinâmica de trabalho dos colonos parecem se constituir como elementos decisivos nesta questão, seja para facilitar a implementação dessas proposições de ensino, seja para negá-la; pelo menos é o que mostra a experiência da escola de primeiras letras da Colônia Benevides.
Bibliografia
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RIZZINI, Irma. O cidadão polido e o selvagem bruto: a educação dos meninos desvalidos na Amazônia Imperial. Rio de Janeiro: UFRJ/IFCS/PPGHIS, 2004. Tese de Doutorado.
Francivaldo é professor na Universidade Federal do Pará, doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense e pesquisador do Núcleo de Referência Agrária na mesma instituição. E-mail: [email protected]
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