Bullying Escolar e Suas Influências Para o Desencadeamento do Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) e da Fobia Escolar (página 7)
O DESENCADEAMENTO DO TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT) E DA FOBIA ESCOLAR GERADO PELAS INFLUÊNCIAS VIOLENTAS DO BULLYING
O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) se configura pelo transtorno de ansiedade, é a representação de alguns comportamentos inesperados e inadequados como resposta a estímulos que nem sempre são considerados uma ameaça ou um perigo crítico. Sabendo-se que o TEPT é, na maioria das vezes, uma consequência de algum trauma de grande impacto emocional, psicológio, moral ou físico do passado, está totalmente relacionado ao fenômeno bullying.
Inicialmente o estudo do TEPT estava relacionado a situações extremas de sobreviventes de guerra, mais adiante notou-se que os eventos traumáticos tinham alcance além dos campos de batalha, alcançando até o ambiente escolar. Dentre os eventos traumáticos relacionados à ocorrência do TEPT estão os assaltos, sequestros, roubos e furtos, acidentes automobilísticos, estupros, perdas de familiares e até mesmo o abuso sexual. Muitos pacientes diagnosticados como portadores do TEPT desencadeiam quadros de depressão, tornam-se vítimas de um bem-estar comprometido e alguns casos mais crônicos apresentam quadro de dores agudas e doenças psicossomáticas. As crianças, os adolescente e os adultos que desenvolvem o TEPT continuam com a lembrança da experiência traumática e a mantém em suas memórias. Como consequência surge o isolamento e as dificuldades de relacionamento social, o que faz desabrochar, facilmente, o difícil desenvolvimento no âmbito familiar e profissional.
A violência, com suas consequências emocionais que produz, adquiriu um caráter de saúde pública. Para Fante (2005), no livro "Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz", o bullying pode levar a consequências graves. "As vítimas deste fenômeno podem sofrer desinteresse pela escola, déficit de concentração e aprendizagem, queda do rendimento, absentismo e evasão escolar, além de baixa na autoestima, estresse, transtornos psicológicos, depressão e suicídio".
Crianças que são alvos de bullying começam a evitar a escola e inventam desculpas para não assistir as aulas. Costumam também evitar situações sociais e qualquer outro acontecimento escolar, para as vítimas o problema está localizado e acaba sendo na escola.
Algumas pessoas podem desenvolver o transtorno de estresse pós-traumático devido à intensidade e o prolongamento das situações traumáticas. As consequências dependem muito da capacidade de reação de cada indivíduo e da intensidade das agressões. Estudos demonstram que os sintomas tendem a persistir com o tempo e permanecem na forma de perturbação. Há a possibilidade de a queda da autoestima, oriunda das agressões e dos abusos sofridos, ser pressuposto para a fobia escolar e o desinteresse pelo aprendizado. A timidez excessiva e o medo de frequentar a escola e outros ambientes sociais também são considerados desvios comportamentais resultantes do TEPT.
O Transtorno de estresse pós-traumático é facilmente diagnosticado após um indivíduo se deparar com eventos traumáticos e reagir na forma de esquiva e pavor. O TEPT é um transtorno de ansiedade, caracterizado pela presença de três categorias de sintomas: re-experiência intrusiva; evitação e entorpecimento; e excitabilidade ?siológica aumentada. (DSM-IV-TR, APA, 2002)
Os sintomas devem estar presentes por um período superior a um mês da exposição ao evento traumático, e estar interferindo no desenvolvimento do aluno e provocando prejuízos cognitivo e emocional. Estudos têm apontado prejuízos mentais associados ao TEPT. Em crianças que desenvolveram o TEPT, tem sido observada até a redução do volume cerebral. (Beers & De Bellis, 2002)
Por esses fatores, o TEPT é considerado uma doença mental que afeta dramaticamente uma boa parcela da população. A presença do transtorno pode levar o individuo a uma maior tendência a abusar de substâncias psicoativas e também podem desenvolver quadros de alteração de humor. O TEPT tem por definição diagnóstica a ocorrência de um grave estresse traumático com perturbações de natureza psicológicas, sociais.
Já que o TEPT apresenta como consequência a ansiedade, a re-vivência do evento traumático e a reatividade, e que os estudos provêm dos pacientes sobreviventes dos campos de guerra, nota-se que os sintomas resultam na ativação de respostas neurofisiológicas. As alterações orgânicas passam a ser consideradas como tentativa de defesa que objetiva o preparo do individuo para o desafio.
O TEPT ou outros transtornos de ansiedade afetam um grande número de pessoas. Devido a isso, a identificação de situações de estresse graves, ligadas ao surgimento de sintomas, é de extrema importância. Calhau aponta o estresse como "responsável por cerca de 80% das doenças da atualidade, pelo rebaixamento da resistência imunológica e sintomas psicossomáticos diversos" (Calhau 2009, p. 13). As vítimas podem apresentar diversos sintomas, como "dores de cabeça, tonturas, náuseas, vômitos, dor de estômago, diarreia, febre e dores musculares, entre outras", principalmente no horário escolar.
A fobia escolar ocasiona repetência por falta, dificuldades na aprendizagem e até a evasão escolar. A fobia escolar vem acompanhada muitas vezes da fobia social ou transtorno de ansiedade social ? TAS. O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT): observado em adolescentes que sofreram ataques violentos de bullying demonstra muito bem que aquilo que parecia ser uma simples brincadeira pode prejudicar uma pessoa profundamente. Por isso a importância da prevenção do bullying. Dentre os principais sintomas estão: o desinteresse pela escola, problemas psicossomáticos como desconforto abdominal, fobia escolar, fobia social e ansiedade. O bullying também pode agravar outros problemas pré-existentes, como quadros de esquizofrenia e suicídio.
O Bullying nos últimos dias tornou-se um tema de destaque no ambiente educacional. Consequências físicas e emocionais de longo prazo são enfrentadas pelas vítimas e podem causar dificuldades profissionais e sociais. Entre as consequências mais comuns são: sintomas psicossomáticos, fobia escolar e social, transtorno depressivo, transtorno do estresse pós-traumático (TEPT). Nos casos de bullying a escola é corresponsável, pois é nela que os comportamentos agressivos se agravam. É na escola que os alunos devem aprender a conviver em grupo e respeitar as diferenças de forma humanitária.
A violência é composta por fatores externos e internos. A escola reflete as realidades sociais em que está localizada e reflete, nos alunos, o resultado da falta de controle dos conflitos grupais da comunidade na qual está inserida. Os aspectos psicológicos, emocionais e neurológicos também fazem parte da formação humana e, somados a esses fatores externos, representam um produto final de cada indivíduo. O cotidiano escolar mal administrado, a baixa qualidade no ensino, o desinteresse na aprendizagem, o descaso das autoridades competentes, a ausência de políticas públicas eficientes e o descontrole relacionado a manutenção do bem-estar desencadeiam a violência escolar. O bullying, o transtorno de estresse pós-traumático, a fobia escolar e o combate falho às desordens de caráter educacional são ingredientes perfeitos para o fracasso escolar. Este, por conseguinte, é o start do não-exercício da cidadania.
![]() |
![]() |
|
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106