Você está em Artigos
Psicopedagogia: Um Novo Olhar Frente à Disortografia (página 4)
5.1 CARACTERÍSTICAS DA DISORTOGRAFIA
A principal característica de um sujeito disortográfico é a confusão que ele apresenta com as letras, sílabas e trocas ortográficas já trabalhadas em sala de aula pelo docente. Outras características são as inversões, aglutinações, omissões e desordem na estrutura da frase.
Sampaio (2009:129) descreve algumas características de indivíduos que apresentam quadros de disortografia, são elas: Trocas de letras que se parecem: faca/vaca, chinelo/jinelo; confusão de sílabas:
encontraram/encontrarão; adições: ventitilador; omissões: cadeira/cadera, prato/pato; fragmentações: em saiar, a noitecer; inversões: pipoca/picoca e junções: no meiodatarde, voltarei maistarde.
5.2 TIPOLOGIAS DA DISORTOGRAFIA
Torres (2002:86) diferencia sete tipos de disortografia: disortografia temporal onde o sujeito não é capaz de ter uma visão clara dos aspectos fonéticos da cadeia falada com a ordenação e separação dos elementos. disortografia perceptivo-cinestésica que se centra na incapacidade que o indivíduo tem para repetir os sons, verificando as substituições no modo de articular os fonemas. Disortografia cinética onde se percebe uma deficiência de ordenação e sequenciação dos elementos gráficos gerando erros de união - separação; a disortografia visuo-espacial que é alteração perceptiva da imagem dos grafemas; disortografia dinâmica que verifica alteração na expressão escrita das ideias e na estrutura sintática das proposições; a disortografia semântica onde a análise é indispensável para o estabelecimento dos limites das palavras e a disortografia cultural onde o aluno apresenta dificuldade na aprendizagem da ortografia convencional.
Para este autor a disortografia compreende somente erros na escrita, pois o sujeito disortográfico não tem que necessariamente apresentar erros na leitura.
5.3 ESTRATÉGIAS EFICÁZ NO AMBIENTE ESCOLAR
Incentivar a percepção e memória visual do aprendente, utilizando recursos como cartaz de números e letras, o docente pode espalhar os cartazes pela sala de aula, deixando a vista dos alunos. O professor deve sempre elogiar as produções do educando, principalmente quando ele escrever corretamente, isso levantará sua autoestima.
É importante que o docente observe as trocas mais frequentes que o aluno apresenta, assim, poderá planejar e realizar atividades mais diretas, relacionadas a essas dificuldades. Trabalhar o lúdico, incentivar a brincadeira, o jogo e a música, desta forma a criança tende a se interessar pela atividade.
Estabelecer relações do conteúdo que o aluno já aprendeu com o que esta aprendendo. A sala de aula deve ser um ambiente agradável e favorável a aprendizagem. Promover a valorização das habilidades, atitudes e conhecimento que o aluno tem, oportunizando que ele possa desenvolvê-las de maneira satisfatória. O Educador deve despertar a curiosidade e o interesse do educando, assim o ato de ensinar e aprender torna-se eficaz e prazerosa.
O Professor enquanto mediador do processo de ensino deve buscar orientações acerca das dificuldades de aprendizagem apresentada pelo aluno, a fim de buscar soluções e desenvolver um trabalho consciente e que promova a satisfação e o bem estar de todos.
Não deve tratar as dificuldades de aprendizagem, como algo sem solução, mas sim como um desafio diário que faz parte deste processo. Identificar precocemente a complexidade, para que as devidas medidas sejam tomadas, evitando assim o sofrimento prolongado do aluno.
Pain (1992:32) aponta que, na ideia de Freud, os problemas de aprendizagem não são erros: ?... são perturbações produzidas durante a aquisição e não nos mecanismos de conservação e disponibilidade...?; é necessário procurar entender os problemas de aprendizagem não somente sobre o que se está fazendo, mas também sobre como se aplica.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Leitura e a escrita de igual modo constituem-se como um dos caminhos à busca do conhecimento e do aprendizado. Por outro lado, o indivíduo que não desenvolve o hábito e o prazer pela leitura e consequentemente pela escrita (produção) encontrará dificuldades nesse contexto. O aprendizado deve ser considerado como um processo natural na evolução do ser humano.
Para alcançar resultados positivo é necessário desenvolver um trabalho em conjunto entre a família, instituição de ensino e professores, a fim de alcançar o objetivo desejado: o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. É importante que pais e professores conheçam a criança, para que juntos possam identificar o quanto antes algo que não esta bem.
Em tese o docente precisa estar envolvido de conhecimentos para que possa criar e diversificar estratégias que envolvam o aluno no ambiente escolar, promovendo a igualdade do aprender deste aluno, que esta em uma constante busca pela aprendizagem. Assim como, reconhecer e respeitar a singularidade do educando, com intuito de identificar as DA conduzindo-o a fim de garantir o sucesso no ambiente escolar.