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A Educação em Ambiente Hospitalar (página 4)


1.4    RECURSOS UTILIZADOS NA EDUCAÇÃO HOSPITALAR

Para maior compreensão do tema realizamos durante o período do mês outubro de 2012, uma pesquisa de campo no Hospital Regional de Betim com a pedagoga hospitalar Maria Isabel e por meio dessa observação verificamos o trabalho e as dificuldades no processo de educação hospitalar.

Por meio da observação a campo verifica-se que além do lado afetivo e educativo que o pedagogo precisa proporcionar aqueles em que presta atendimento.  Ele necessita, também, de espaço e materiais adequados para a realização do seu trabalho na classe hospitalar, no entanto isso depende da disponibilidade do hospital em termos de espaço físico e tipo de convênio firmado.

No Município de Betim o hospital Regional dispõe de uma sala específica para atendimento educacional para crianças e adolescentes hospitalizados. No entanto, essa sala é muito pequena e em conjunto com os materiais que ela possui o espaço se torna cada vez menor. A pedagoga Maria Isabel é desviada de seu cargo escolar da prefeitura para poder prestar atendimento no hospital Regional de Betim devido à falta de profissionais especializados na área hospitalar, por isso ela não atende diariamente no hospital envolvendo-se com outras atribuições. Além disso, Maria Isabel presta atendimento a domicilio de duas crianças que ficaram internadas por muito tempo no regional e ainda necessitam de atendimento educacional particular da pedagoga.

No ambiente de trabalho de Isabel possui muitos materiais pedagógicos e lúdicos para  realizar seu trabalho, no entanto dependendo do caso dos pacientes os materiais precisam ser esterilizados antes e depois do manuseio.

A falta de espaço, material interfere no trabalho qualitativo do pedagogo hospitalar, além da disponibilidade das crianças e adolescentes em assistirem as aulas que pode ser interrompida de acordo com o estado de saúde desses alunos. Por meio disso, segundo Maria Isabel o pedagogo hospitalar precisa estar atento não somente à saúde daqueles nos quais ele ensina, mas é preciso saber lidar com os imprevistos que comprometem no seu trabalho.

 A família da criança e do adolescente precisa dar apoio ao professor hospitalar na realização das atividades para que estas sejam feitas da melhor forma possível e passar aos seus filhos segurança e confiança de que podem aprender e que essa confiança pode resultar até mesmo na melhora do quadro de saúde das crianças e adolescentes dependendo da gravidade do caso.

Contudo, Vanessa Vieira em seu artigo (2011), cita recursos importantes para um trabalho qualitativo na pedagogia Hospitalar. Esses recursos são: brinquedoteca, decoração do ambiente, oficinas, orientação familiar, projetos entre outros. Entretanto, o trabalho na pedagogia hospitalar depende da disponibilidade do hospital mantenedor que definirá quais desses recursos serão efetivados no trabalho do pedagogo hospitalar.

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Como referenciar: "A Educação em Ambiente Hospitalar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 29/04/2024 às 13:24. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacao_ambiente_hospitalar/index.php?pagina=3