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A Educação Cidadão e os Projetos de Extensão Universitária - Possíveis Caminhos para uma Inclusão Social (página 4)

Conforme demanda do encontro anterior, o próximo encontro poderia sofrer alteração. A tabela não apresentava-se de modo algum inflexível. Os encontros que ficaram na responsabilidade da psicologia foram os seguintes:

TABELA 2. Cronograma de atividades da Psicologia
 

Foi possível trabalhar tanto com os alunos quanto com os pais temas relativos à sexualidade, ao relacionamento de pai e filho, à percepção do que há de belo no outro, o estabelecimento de limites, etc. Em um dos nossos encontros últimos encontros do primeiro semestre, trabalhamos com "As palavras mágicas", pois havíamos percebido que, muitas vezes, pelo motivo dos filhos necessitarem de cuidados especiais, os pais davam muito ênfase ao cuidado físico e deixavam a desejar no sentido de educar o filho para a sociedade.

Do mesmo modo foi trabalhar a sexualidade. Esperávamos que os pais pensassem que, por serem diferentes, seus filhos fossem assexuados. Contudo, vários casos foram trazidos pelos próprios pais, que a esta altura já sentiam liberdade para falar de qualquer assunto. E embora um ou outra tenha criado resistência com determinado assunto não querendo participar ativamente, pelo menos ele ouviu e, de alguma forma, isso deve ter contribuído.

Para finalizar o trabalho, gostaria de chamar a atenção para o processo de reinserção social, como corrobora Salles & Barros (2013):

O investimento na direção da inclusão social significa trabalhar com os impactos que os transtornos (...) podem ter na vida das pessoas de forma abrangente, que inclui o impacto de perder o trabalho, interromper a escola, perder contato com amigos e família. Também inclui lidar com a sensação de isolamento causada pela atitude de outras pessoas (...). Também é preciso lembrar que o processo de exclusão/inclusão social não é apenas focado no indivíduo, mas é o processo de um indivíduo que vive em uma determinada sociedade (SALLES & BARROS, 2013, p. 707).


CONSIDERAÇÕES FINAIS

As palestras, oficinas e debates realizados durante os oito meses do projeto contribuíram para promover diálogos que permitiram o resgate da cidadania dos usuários do serviço. O Projeto forneceu para pais e filhos um espaço de convivências onde foi possível avançar no sentido do desenvolvimento da autonomia das crianças e adolescentes com deficiência, a partir dos interesses, demandas e potencialidades de cada um de maneira lúdica, sociocultural e educativa.

Através de projetos de extensão universitária como o apresentado neste trabalho, espera-se que a inclusão social de pessoas com necessidades especiais ocorra, não apenas como uma obrigação legislativa, mas como uma forma de manifestação de toda reflexão social (esta, fruto de uma educação cidadã) imbuída em seus contornos.  

Com este trabalho conclui-se que é SIM possível promover a inclusão social através da educação, que é o principal pilar para a construção de sujeitos críticos e conscientes.
 


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Como referenciar: " A Educação Cidadão e os Projetos de Extensão Universitária - Possíveis Caminhos para uma Inclusão Social" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 09/05/2024 às 21:14. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacao_cidada/index.php?pagina=3