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Educação Tecnológica: um Panorama Histórico (página 4)
Ao longo dos progressos políticos e econômicos do Brasil, nossa sociedade torna-se mais crítica, consciente e disposta a lutar por seus direitos. As eleições atualmente, em geral, são feitas com transparência e lisura e a democracia aos poucos se fortalece de dentro para fora, produzindo uma nova geração de brasileiros mais aptos para o exercício da cidadania, e devemos observar que ?durante os primeiros anos do séc. XX a imensa maioria da população vivia na pobreza, havia milhões de brasileiros que sequer podiam comprar sapatos" (LEVINE, 2002, p. 17).
A educação e a saúde compõem a cabeça do progresso nacional. A agricultura, o comercio e a indústria, o tronco. Os transportes, com ênfase nas ferrovias, completam e estimulam a circulação sanguínea do corpo da nação, promovendo a saúde e a fertilização de novos horizontes e esperanças para o futuro. Na busca da exemplificação deste breve histórico do panorama das tecnologias e do ensino técnico, é fundamental que seja citado a contribuição da cultura chinesa para a tecnologia que dispomos atualmente.
A formação do trabalhador no Brasil começou a ser feita desde os tempos mais remotos da colonização, tendo como os primeiros aprendizes de ofícios os índios e os escravos, e "habituou-se o povo de nossa terra a ver aquela forma de ensino como destinada somente a elementos das mais baixas categorias sociais". (FONSECA, 1961, p. 68). Com o advento do ouro em Minas Gerais, foram criadas as Casas de Fundição e de Moeda e com elas a necessidade de um ensino mais especializado, o qual destinava-se ao filho de homens brancos empregados da própria Casa. Pela primeira vez, estabelecia-se uma banca examinadora que deveria avaliar as habilidades dos aprendizes adquiridas em um período de cinco a seis anos. Caso fossem aprovados, recebiam uma certidão de aprovação.
O governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), "aprofunda as praticas de intervencionismo estatal e abre a economia para os investimentos estrangeiros" (DEL PRIORE, 2010, pag. 267). Neste período, a indústria automobilística surge como o grande ícone da consolidação da indústria nacional. O Plano de Metas do Governo JK nesses cinco anos prevê investimentos maciços nas áreas de infraestrutura (à produção de energia e ao transporte são conferidos 73% do total dos investimentos). Pela primeira vez contempla-se o setor de educação com 3,4% do total de investimentos previstos. O objetivo era a formação de profissionais orientados para as metas de desenvolvimento do país.
O desenvolvimento de escolas técnicas e de ensino tecnológico é uma necessidade que nenhuma nação pode ignorar, e sendo assim, o Brasil há tempos vem buscando concretizar esta premissa, transportando-a do papel dos projetos, para a realidade dos prédios com máquinas e alunos trabalhando. Em 1969 foi criado o Centro Paula Souza, aliás, em uma data muito significativa, em plena Ditadura Militar, porem, a demanda para mão de obra especializada crescia vertiginosamente e sendo assim, a criação de polos de educação técnica e tecnológica foi absolutamente necessária.
A FATEC - Faculdade de Tecnologia teve início no dia 15 de janeiro de 1968, quando o então Governador do Estado de São Paulo, Dr. Roberto Costa de Abreu Sodré, constituiu um grupo de trabalho "que estudaria a viabilidade de implantação gradativa de uma rede de cursos superiores de tecnologia com duração de dois a três anos". Em 20 de abril de 1970, o Conselho Estadual de Educação aprovou a instalação e o funcionamento do Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo e começam a mostrar a sua vitalidade, crescendo e se expandido por todo Estado desde a fundação até os dias de hoje. Ela especializa-se e oferece cursos conforme a demanda regional, formando os profissionais locais e proporcionando as empresas uma fonte de mão de obra qualificada que está basicamente pronta para ser incluída em seus processos produtivos.
Para isso foi necessário legislação específica, que ao longo de várias e variadas Leis de Diretrizes e Bases de nossa educação, foram surgindo e tentando alcançar o modelo ideal para o atual nível, apesar de muito ainda precisar ser feito e corrigido. Através do Artigo 205 da nossa Constituição Federal, os cidadãos possuem um apoio democrático no que se refere à sua garantia de acesso ao ensino, sendo este dever do Estado e da família, além do incentivo e colaboração da sociedade. Esta conquista para o cidadão brasileiro foi resultando de anos de lutas e idas e vindas sobre o assunto, até que este texto fosse aprovado, logo após a Ditadura Militar. Porém, ser aprovado não é ao bastante, pois a sua aplicação prática e a fiscalização dos seus itens e termos é um atarefa mais árdua ainda.
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Como referenciar: "Educação Tecnológica: um Panorama Histórico" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 18/10/2025 às 17:59. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacao_tecnologica_panorama/?pagina=3