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Educação Tecnológica: um Panorama Histórico (página 5)
Educar e posteriormente, educar tecnicamente, realizando a qualificação profissional básica para os jovens terem chances maiores nos processos seletivos, deveria ser uma conquista de todos os cidadãos. Entre os princípios que regem o ensino, deve-se destacar o inciso IV do art. 205, que se refere a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais, e isso é uma grande oportunidade para as pessoas se capacitarem, pois garantido na Constituição, as pessoas podem requisitar, cobrar e fiscalizar seus direitos neste sentido de forma mais consciente.
Sobre a Lei 9394-Diretrizes e Bases da Educação - promulgada em 20/12/2006, podemos afirmar que, de acordo com o artigo 39, ela conduz os cidadãos ao desenvolvimento de aptidões, de forma segura e consistente para a vida produtiva, ou ao menos, oferece os subsídios para que isso ocorra, visto que a fiscalização deste direito dos cidadãos deve ser realizada pelos próprios cidadãos.
O que é do interesse público, apoiado em direitos adquiridos, deve ser cobrado e exigido das autoridades competentes e dos órgãos responsáveis, pois o exercício da cidadania visando uma sociedade democrática deve fundamentar-se na participação política e no envolvimento com as questões sociais além da exigência de transparência. Durante a Ditadura de Getúlio Vargas, período da nossa história conhecido como Estado Novo, Vargas promulga uma Constituição fazendo valer seus desígnios e legitimando a sua permanência no poder, entre outras mudanças sociais e repressoras.
O Artigo 129 afirma claramente que o ensino pré-vocacional profissional destinado às classes menos favorecidas é em matéria de educação, é primeiro, dever do Estado, e neste caso, entende-se que a família também deve se envolver neste trabalho e contribuir com a formação técnica do cidadão.
Nenhuma nação prosperará sem estes elementos, além de outros é evidente, mas estes são absolutamente imprescindíveis. Entre as nações mundiais, tamanho não é documento, vejam o caso da Coreia do Sul em relação ao Brasil do ponto de vista tecnológico. Ensinar a gênese de uma profissão, dando a possibilidade que um jovem tenha acesso ao mercado de trabalho deveria ser uma tarefa, no Brasil, que há séculos estaria implantada, mas como a visão dos nossos dirigentes se resumia em apoiar latifundiários e grandes comerciantes, as nossas maiores riquezas, que é o nosso povo, ficou relegado ao esquecimento.
"A exclusão social, inerente a lógica do sistema capitalista, sempre esteve presente em nossa evolução histórica e política" (ADAS, 1998, p. 190). O desenvolvimento da Região sudeste, proveniente da cafeicultura e das ferrovias, produziu uma série de elementos que é importante e significativo serem analisados. O aumento populacional, após o início do séc. XX gerou a formação de inúmeras cidades no interior do estado de São Paulo, a demanda por infraestrutura cresceu vertiginosamente, pois havia a necessidade de estradas, hospitais, escolas delegacias e demais prédios públicos e sendo assim, com a indústria conquistando espaço na economia a educação técnica também encontra espaço de trabalho. Uma foi consequência da outra e ambas estão ligas umbilicalmente.
Sobre a Lei 9394-Diretrizes e Bases da Educação - promulgada em 20/12/2006, podemos afirmar que, de acordo com o artigo 39, ela conduz os cidadãos ao desenvolvimento de aptidões, de forma segura e consistente para a vida produtiva, ou ao menos, oferece os subsídios para que isso ocorra, visto que a fiscalização deste direito dos cidadãos deve ser realizada pelos próprios cidadãos.
O que é do interesse público, apoiado em direitos adquiridos, deve ser cobrado e exigido das autoridades competentes e dos órgãos responsáveis, pois o exercício da cidadania visando uma sociedade democrática deve fundamentar-se na participação política e no envolvimento com as questões sociais além da exigência de transparência. Durante a Ditadura de Getúlio Vargas, período da nossa história conhecido como Estado Novo, Vargas promulga uma Constituição fazendo valer seus desígnios e legitimando a sua permanência no poder, entre outras mudanças sociais e repressoras.
O Artigo 129 afirma claramente que o ensino pré-vocacional profissional destinado às classes menos favorecidas é em matéria de educação, é primeiro, dever do Estado, e neste caso, entende-se que a família também deve se envolver neste trabalho e contribuir com a formação técnica do cidadão.
Nenhuma nação prosperará sem estes elementos, além de outros é evidente, mas estes são absolutamente imprescindíveis. Entre as nações mundiais, tamanho não é documento, vejam o caso da Coreia do Sul em relação ao Brasil do ponto de vista tecnológico. Ensinar a gênese de uma profissão, dando a possibilidade que um jovem tenha acesso ao mercado de trabalho deveria ser uma tarefa, no Brasil, que há séculos estaria implantada, mas como a visão dos nossos dirigentes se resumia em apoiar latifundiários e grandes comerciantes, as nossas maiores riquezas, que é o nosso povo, ficou relegado ao esquecimento.
"A exclusão social, inerente a lógica do sistema capitalista, sempre esteve presente em nossa evolução histórica e política" (ADAS, 1998, p. 190). O desenvolvimento da Região sudeste, proveniente da cafeicultura e das ferrovias, produziu uma série de elementos que é importante e significativo serem analisados. O aumento populacional, após o início do séc. XX gerou a formação de inúmeras cidades no interior do estado de São Paulo, a demanda por infraestrutura cresceu vertiginosamente, pois havia a necessidade de estradas, hospitais, escolas delegacias e demais prédios públicos e sendo assim, com a indústria conquistando espaço na economia a educação técnica também encontra espaço de trabalho. Uma foi consequência da outra e ambas estão ligas umbilicalmente.
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Como referenciar: "Educação Tecnológica: um Panorama Histórico" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 18/10/2025 às 20:35. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacao_tecnologica_panorama/?pagina=4