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Educação Tecnológica: um Panorama Histórico (página 6)
Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população brasileira atualmente é de 192.500.000 habitantes, sendo a maioria concentrada um uma grande faixa próxima do litoral, onde se iniciou a colonização. Após poucos nosso sistema de instrução foi se organizando, e "até 1980 a educação profissional era associada ao conceito de formação de mão de obra, representando um dualismo presente na sociedade brasileira entre as elites e maioria da população" (PARDAL, 1998, p. 43).
Conforme a Constituição Federal de 1988, a educação profissional esta na confluência de dois direitos fundamentais: o direito e educação e o direito ao trabalho. Conforme este pensamento o governo federal desde então vem investindo neste propósito, pois segundo o site governamental rede federal. mec.br, a "rede federal está vivenciando a maior expansão de sua história. De 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no país Nos últimos oito anos, o Ministério da Educação entregou à população as 214 previstas no plano de expansão da rede federal de educação profissional. Além disso, outras escolas foram federalizadas". No Brasil, "a média de matrículas no ensino técnico é de 7%, no Estado de São Paulo é de 12%. Ainda é pouco se compararmos com os países desenvolvidos, nos quais a média é de 30%, mas a situação evoluiu bastante no Estado, nos últimos anos" segundo afirma Davi Zaia, no artigo A importância do ensino técnico e da capacitação profissional, no site emprego.sp.gov.br.
O significado da educação técnica/ tecnológica pode ser interpretado com os seguintes parâmetros apresentados por Jacques Delors (1999), sendo-os:
Aprender a conhecer: Considera-se a importância de uma educação geral, suficientemente ampla, com possibilidade de aprofundamento em determinada área de conhecimento. Prioriza-se o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento, considerado como meio e como fim. Meio, enquanto forma de compreender a complexidade do mundo, condição necessária para viver dignamente, para desenvolver possibilidades pessoais e profissionais, para se comunicar. Fim, porque seu fundamento é o prazer de compreender, de conhecer, de descobrir.
Aprender a fazer: O desenvolvimento de habilidades e o estímulo ao surgimento de novas aptidões tornam-se processos essenciais, na medida em que criam as condições necessárias para o enfrentamento das novas situações que se colocam. Privilegiar a aplicação da teoria na prática e enriquecer a vivência da ciência na tecnologia e destas no social passa a ter uma significação especial no desenvolvimento da sociedade contemporânea.
Aprender a viver: Trata-se de aprender a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento do outro e a percepção das interdependências, de modo a permitir a realização de projetos comuns ou a gestão inteligente dos conflitos inevitáveis.
Aprender a ser: A educação deve estar comprometida com o desenvolvimento total da pessoa. Aprender a ser supõe a preparação do indivíduo para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formular os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo, frente às diferentes circunstâncias da vida. Supõe ainda exercitar a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginação, para desenvolver os seus talentos e permanecer, tanto quanto possível, dono do seu próprio destino.
Os parâmetros acima se referem à base de aprendizagem mínima que cada aluno deverá despertar dentro de si para se inserir no contexto da educação tecnológica, são estas as competências e habilidades intrínsecas ao desenvolvimento dos processos de aprendizagem técnica que, junto com pratica contribuirão para formar mão de obra qualificada de alto nível para a indústria.
Conforme a Constituição Federal de 1988, a educação profissional esta na confluência de dois direitos fundamentais: o direito e educação e o direito ao trabalho. Conforme este pensamento o governo federal desde então vem investindo neste propósito, pois segundo o site governamental rede federal. mec.br, a "rede federal está vivenciando a maior expansão de sua história. De 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no país Nos últimos oito anos, o Ministério da Educação entregou à população as 214 previstas no plano de expansão da rede federal de educação profissional. Além disso, outras escolas foram federalizadas". No Brasil, "a média de matrículas no ensino técnico é de 7%, no Estado de São Paulo é de 12%. Ainda é pouco se compararmos com os países desenvolvidos, nos quais a média é de 30%, mas a situação evoluiu bastante no Estado, nos últimos anos" segundo afirma Davi Zaia, no artigo A importância do ensino técnico e da capacitação profissional, no site emprego.sp.gov.br.
O significado da educação técnica/ tecnológica pode ser interpretado com os seguintes parâmetros apresentados por Jacques Delors (1999), sendo-os:
Aprender a conhecer: Considera-se a importância de uma educação geral, suficientemente ampla, com possibilidade de aprofundamento em determinada área de conhecimento. Prioriza-se o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento, considerado como meio e como fim. Meio, enquanto forma de compreender a complexidade do mundo, condição necessária para viver dignamente, para desenvolver possibilidades pessoais e profissionais, para se comunicar. Fim, porque seu fundamento é o prazer de compreender, de conhecer, de descobrir.
Aprender a fazer: O desenvolvimento de habilidades e o estímulo ao surgimento de novas aptidões tornam-se processos essenciais, na medida em que criam as condições necessárias para o enfrentamento das novas situações que se colocam. Privilegiar a aplicação da teoria na prática e enriquecer a vivência da ciência na tecnologia e destas no social passa a ter uma significação especial no desenvolvimento da sociedade contemporânea.
Aprender a viver: Trata-se de aprender a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento do outro e a percepção das interdependências, de modo a permitir a realização de projetos comuns ou a gestão inteligente dos conflitos inevitáveis.
Aprender a ser: A educação deve estar comprometida com o desenvolvimento total da pessoa. Aprender a ser supõe a preparação do indivíduo para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formular os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo, frente às diferentes circunstâncias da vida. Supõe ainda exercitar a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginação, para desenvolver os seus talentos e permanecer, tanto quanto possível, dono do seu próprio destino.
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Como referenciar: "Educação Tecnológica: um Panorama Histórico" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 19/10/2025 às 05:25. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacao_tecnologica_panorama/?pagina=5