Você está em Artigos

Que Homens Educamos Hoje?

Autor: Flávia Cristina Francisco
Data: 29/12/2009

A educação, ou melhor, a preocupação em se educar o menor ou o "não educado" é algo visado não somente nos dias de hoje, mas sim, durante muitos anos atrás já havia a preocupação em se alcançar este objetivo, mas claro com idéias de formação completamente opostos ao dos dias de atuais em que a educação é empregada como um meio de se chegar e garantir o sucesso profissional.

Segundo o Mini Aurélio Século XXI (FERREIRA, 2002):


Educação: sf. 1. Ato ou efeito de brincar (se). 2. Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano. 3. Civilidade, polidez.
Educar: v.t.d. e p. 1. Promover o desenvolvimento da capacidade intelectual, moral e física de (alguém), ou si mesmo. 2. Instruir-(se).
Formação: sf. 1. Ato, efeito ou modo de formar. 2. Constituição, caráter. 3. Modo por que se constitui uma mentalidade, um caráter. 4. O conjunto dos elementos que constituem um corpo de tropas.

Importante se destacar o significado destas palavras para se entender o "processo histórico" pelo qual elas já passaram para que se constituíssem destes conceitos atualmente e compreender que elas se distinguem entre si.

Durante o século V na Grécia antiga já existiam vestígios de educação, porém os gregos não sabiam que estavam praticando esta ação de ensinar, e o verbo correto a ser utilizado para esta ação que estava sendo praticada é formação do homem grego, sendo que formação manifesta na forma integral do homem, tanto no seu interior como no seu exterior. Esta formação era chamada de Paidéia e seu ideal era a formação integral do homem. O conceito que se concentra o ideal de formação grego é Arete (virtude). A necessidade de se formar homens virtuosos se deu por vários motivos sendo um deles o fato da sociedade grega estar se tornando complexa e necessitar que sua cultura fosse transmitida aos próximos integrantes da mesma.

A Paidéia não visava somente formar homens inteligentes, mas sim homens belos, com sua Arete desenvolvida, enfim formar homens completos para a formação da sociedade. O tutor (educador) era o responsável por lapidar / estruturar o homem para a sociedade. Mas esta formação era apenas destinada a homens que viviam na polis, mulheres, estrangeiros e indivíduos não considerados cidadãos não tinham acesso a esta.

Percebe-se que a Paidéia visava formar um homem perfeito, e que para se alcançar este objetivo o mesmo deve possuir acima de tudo a Arete passando por um processo de formação integral e não somente intelectual, pois os homens eram "medidos" pelas suas aptidões, e não pelos bens que possuíam.

Platão (428 - 347 a. C.), fundador da teoria da educação - pedagogia, também defendia a idéia de formação integral do indivíduo para viver em um Estado justo, ou seja, para que o indivíduo ser o melhor deveria ter suas aptidões muito bem desenvolvidas.

Sua teoria consiste em que a educação deveria ser uma tarefa do Estado e todos deveriam aprender os mesmos conceitos, e para que isto se ocorra com o maior sucesso possível, Platão sugere que as crianças sejam retiradas de suas famílias e sejam criadas todas juntas por responsabilidade do Estado. Esta educação tinha como objetivo formar o homem justo para viver em um Estado justo.

Platão concebe o homem virtuoso da seguinte maneira:

CABEÇA ------------------------> RACIONAL ------------------> VIRTUDES (coragem, prudência, sabedoria, etc.)
TRONCO / CORAÇÃO -----------------------> EMOÇÕES
BAIXO VENTRE --------------------------------> COISAS BAIXAS

E concebe o Estado justo como:

SABEDORIA (virtudes) -----------------------------> GOVERNANTES
CORAGEM / PRUDÊNCIA ------------------------> GUARDIÕES
TEMPERANTE ---------------------------------------> ARTESÃOS

Para ele, os governantes deveriam ser homens virtuosos e justos. Para se alcançar este ideal o indivíduo deveria passar pelas seguintes etapas durante o processo de educação:

GINÁSTICA (Para o corpo)
MÚSICA (Para alma)
POÉTICA / LITERATURA
CIÊNCIAS (Após o desenvolvimento)
FILOSOFIA (Após os 50 anos) - Apenas os indivíduos que se mostrarem capazes de alcançar este nível poderiam ter acesso à filosofia e se tornar um rei filosofo e assim governar o Estado justo.

  Próxima

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "Que Homens Educamos Hoje?" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 22/10/2025 às 12:09. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/educarhomens/?pagina=0