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O Ensino da Matemática com Significação nos Anos Iniciais da Educação Básica (página 3)

1.1 As Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino da Matemática

No início da década de 1980, Howard Gardner explica claramente em suas obras a teoria das inteligências múltiplas, a qual possui atualmente milhares de adeptos e que se constitui como prática pedagógica de inúmeras escolas no mundo inteiro.

As repercussões do avanço científico representado pelo conhecimento do cérebro são extremamente significativas para a medicina, na compreensão de disfunções mentais e para o cuidado das enfermidades e patologias cerebrais. Também na educação, que lança novas bases e eventuais diretrizes para compreender a aprendizagem, desenvolve estímulos às inteligências com o fim de cuidar dos distúrbios ligados à atenção, criatividade e memorização.

Segundo Gardner, o nosso cérebro abriga oito inteligências ou capacidades; são elas:

  • Lingüística ou Verbal - É extremamente encontrada em profissionais como poetas, escritores, advogados, atores e outros, que fazem da palavra e das sentenças verdadeiras peças com os quais edificam a beleza do falar.
  • Lógico-matemática - Se apresenta de forma inusitada em grandes nomes como os de Einstein, Bertrand Russel, Euclides, Pitágoras e outros. Esta capacidade é principalmente encontrada nos engenheiros e projetistas. Manifesta-se pela capacidade e sensibilidade de discernir padrões lógicos ou numéricos e a capacidade de trabalhar com longas cadeias de raciocínio. Os estímulos para seu desenvolvimento estruturaram na pessoa novas formas sobre o pensar e uma percepção apurada dos elementos da grandeza, peso, distância, tempo e outros elementos que envolvem nossa ação sobre o ambiente.
  • Espacial - Está muito ligada à criatividade e à concepção, no plano espacial, de sólidos geométricos. Marcante em arquitetos, publicitários e inventores, associa-se também à própria compreensão do espaço como um todo e à orientação da pessoa e seus limites.
  • Sonora ou Musical - Está associada à percepção do som como unidade e linguagem. Essa capacidade se encontra de forma marcante em grandes nomes como Mozart, Beethoven e outros. Também se apresenta de forma evidente em pessoas comuns que conseguem perceber com singularidade o acorde de uma música.
  • Cinestésico-corporal - É a capacidade de desenvolver movimentos que expressam a linguagem corporal. Marca de forma expressiva a capacidade de comunicação de profissionais como mímicos, mágicos, bailarinos, atletas e outros.
  • Naturalista - Também conhecida como Biológica ou Ecológica, esta capacidade está estruturalmente ligada aos animais e vegetais. Encontra-se presente em grande nomes das Ciências Naturais como Darwin, Laplace, Humboldt e outros. Manifesta-se em diferentes níveis de capacidade, por exemplo, do jardineiro ao paisagista, do amante da natureza à florista.
  • Intrapessoal - Está ligada à percepção da própria identidade, pois o indivíduo que a tem de forma aguçada tem plena compreensão do eu, conseguindo discernir e discriminar as próprias emoções.
  • Interpessoal - Está associada à empatia, ou seja, à relação de afetividade que se dá entre os indivíduos, consistindo o outro um objeto de plena descoberta. O indivíduo que apresenta esta capacidade de forma aguçada consegue perceber as mudanças de temperamentos, estados de humor, motivações e desejos das outras pessoas.

Cabe a escola estimular nos alunos essas inteligências por meio de estratégias pedagógicas (jogos, brinquedos e brincadeiras), de forma que eles consigam desenvolver suas habilidades e competências. Assim, é importante que o professor saiba como atuar pedagogicamente com seus alunos para que eles alcancem esses objetivos, porque durante muitos anos, o cérebro humano foi considerado como sendo uma área impenetrável. Há muitas décadas já se compreendia o funcionamento de várias partes do corpo humano, mas o cérebro ainda era considerado uma estrutura impenetrável. Somente era possível visualizá-lo após o falecimento de suas funções neuronais. Nos dias de hoje, estudos acerca do funcionamento da mente e do cérebro vêm se tornando cada vez mais populares, pois atualmente dispomos de novas tecnologias capazes de fornecer subsídios mais concretos sobre estes assuntos.

Quanto ao entendimento de como ocorre a aprendizagem da matemática, a Psicologia da Educação relaciona a proposição numa abordagem integrada do indivíduo humano, que se dispõe a aprender matemática como alguém possuidor de uma subjetividade sempre embebida em um contexto cultural especifico; porém, jamais submetida ou diretamente moldada por este último. Abordar esta mesma discussão, agora de um ponto de vista metodológico, implica em eleger um foco de análise suficientemente circunscrito para ser pesquisado e, simultaneamente, complexo pra ser representativo das situações de aprendizagem em matemática. Dessa forma, pode-se construir uma boa narrativa acerca de pessoas envolvidas em atividades de aprendizagem da matemática. "O cérebro funciona em módulos cooperativos que se ajudam na hora de recuperar informações. Quanto mais caminhos levam a ela, mais fácil será o resgate" (Revista Nova Escola, p. 44, 06/2003).

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Como referenciar: "O Ensino da Matemática com Significação nos Anos Iniciais da Educação Básica" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 30/04/2024 às 03:07. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/ensinomatematica/index.php?pagina=2