Você está em Artigos

Filosofia da Educação: Uma Abordagem sobre Fundamentos da Educação Progressista no Brasil (página 5)


4 - RESULTADOS E DISCUSSÕES

A discussão está embasada na fundamentação teórica levantada de obras e autores relacionados ao tema da pesquisa.

Conforme os conceitos apresentados, constatou-se que a Filosofia da Educação é uma reflexão realizada em cima de outra anterior. Essa reflexão pode ser diversificada de acordo com pontos norteadores que se distinguem, tais como: instrução, valores, tradições, crenças e a própria maneira que o pensador entende a filosofia.  Nesse contexto, a educação poderá ser conceituada de diversas maneiras, de acordo com a área em que está contida, de acordo com seus especialistas e as diversas ciências.

Na abordagem realizada sobre a Educação Progressista no Brasil percebeu-se que o processo educacional está diretamente ligado à realidade social, a qual interfere profundamente em seus fundamentos. Segundo a ideologia da Educação Progressista, o professor exerce o papel de mediador entre os alunos, seus interesses e a realidade social em que estão inseridos.  

Em seguida, foram destacadas as três pedagogias fundamentalistas do método da Educação Progressista que explanam sobre o cotidiano social e o processo de ensino e aprendizagem em suas vertentes. A Pedagogia Libertadora prega a igualdade social, a partir da reflexão crítica sobre o processo educacional, sempre levando em conta a realidade e a situação emocional dos alunos.  A Pedagogia Libertária, por sua vez, busca a formação de pensadores com condições de reconstruir a história de maneira livre e consciente, ou seja, sua meta é formar homens que buscam a liberdade de expressão e pensamento contra o autoritarismo e a opressão de movimentos dominantes.  Por último, a Pedagogia Crítica-Social defende o conhecimento das relações sociais, não individualmente, mas amplamente, por meio de uma análise crítica profunda de sua história. Para a pedagogia Crítica-Social o professor é um agente público intelectual e transformador, e sua missão é transmitir o conhecimento como forma de poder e libertação.

Embora as pedagogias discutidas apresentem diferenças em suas concepções, sua preocupação é a mesma: a busca por uma sociedade livre e justa. Elas falam sobre temas em comum e oferecem um amplo leque de princípios norteadores para as práticas educativas. Estas práticas, por sua vez, são consideradas como o caminho para a educação consciente, livre, plena, engajada e igualitária, para que, pela educação, seja possível construir uma nova sociedade.

5 - CONCLUSÕES

A partir das leituras e reflexões realizadas, este trabalho apresentou um breve histórico da Filosofia da Educação, procurando definir a ligação entre filosofia e educação, seus significados, princípios e compreensão através do tempo. Com base nestes princípios filosóficos, foram apresentados aspectos da formação da escola filosófica Progressista no país.

As reflexões dos autores sobre os objetivos e métodos da Educação Progressista no Brasil deixam claro que a história dessa escola filosófica busca a transformação social através da educação.  Apesar de uma sucinta apresentação sobre as pedagogias fundamentalistas da Educação Progressista, fica evidente que a realidade, o cotidiano e o papel da educação e do professor nas diferentes camadas e esferas sociais são o principal foco dos autores citados.

Baseado em um levantamento bibliográfico, o presente artigo induz o pesquisador a refletir sobre os conceitos explorados e as reflexões e debates a respeito da construção da educação no Brasil, dentro do âmbito social. Assim, é possível levantar questões acerca dos principais dilemas sociais, e procurar maneiras de solucionar tais problemas por meio da educação, do ensino transformador, capaz de formar alunos críticos e formadores de opinião. Outro objetivo das pedagogias apresentadas é identificar fatores sociais que implicam na indiferença do alunado, na falta de concentração, na irrelevância e na falta de interesse pelo ensino.

Lemme (1961) afirma que a educação tem que fazer parte do cotidiano social, já que ela prepara pensadores, formadores, que devem acompanhar a dinâmica da vida, e não se opor a ela. Portanto, é função da escola formar cidadãos capazes de identificar e solucionar seus problemas sociais, para que vivam como realmente devem viver.

REFERÊNCIAS
    
CHAVES, Eduardo. O.C. A Filosofia da Educação e a Análise de Conceitos Educacionais. Disponível em: <http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/chaves.htm>. Acesso em: 27 de ago. de 2014.

BOTTER, Barbara; OLIVEIRA, Paulo Eduardo de (Org.). Filosofia e Educação: Aproximações e Convergências. Curitiba: Círculo de Estudos Bandeirantes, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GIROUX, Henry A.Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

LEMME, Paschoal. Educação Democrática e Progressista. São Paulo: Editorial Pluma, 1961.

LIBÂNEO, J.C. Democratização da Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1990.

LOURENÇO, Julio César; MORI, Verônica Yurika. A importância da Pedagogia Progressista na Educação.  Disponível em: <http://www.profala.com/arteducesp174.htm>.  Acesso em: 22 de ago. de 2014.

LUENGO, Josefa Martín et al. Pedagogia Libertária: experiências hoje. São Paulo: Editora Imaginário, 2000.

MORIYÓN, F.G. (Org.) Educação libertária. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

SILVA, Antonio Ozaí da. Pedagogia Libertária e Pedagogia Crítica. Revista Espaço acadêmico, nº 42, novembro de 2004. Disponível em: < http://www.espacoacademico.com.br/042/42pc_critica.htm>. Acesso em: 20 de jul. de 2015.

TEIXEIRA, Anísio Spínola. Pequena introdução à Filosofia da Educação. 5.ed. São Paulo: Editora Nacional, 1968.

ZANATTA, Regina Maria; SETOGUTI, Ruth Izumi. Filosofia da Educação no Brasil: Raízes Históricas. Disponível em:
<http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/204_815.pdf>. Acesso em: 27 de ago. de 2014.

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Filosofia da Educação: Uma Abordagem sobre Fundamentos da Educação Progressista no Brasil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/05/2024 às 02:17. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/filosofiaeducacaoprogressista/index.php?pagina=4