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Filosofia da Educação: Uma Abordagem sobre Fundamentos da Educação Progressista no Brasil (página 4)


2.3.3 - A Pedagogia crítica-social

De acordo com Maclaren (apud. Silva, 2004, p. 4):
"A pedagogia crítica ressoa com a sensibilidade do símbolo hebraico tikkun, que significa "curar", consertar e transformar o mundo; todo o resto é comentário. Ela fornece a direção histórica, cultural, política e ética para aqueles na educação que ainda ousam acreditar."
Giroux (apud. Silva, 2004) situa as origens da Pedagogia Crítica nos anos 70, mais precisamente em 1976. Giroux (apud. Silva, 2004) explica que os fundamentos desta pedagogia estão inspirados na Escola de Frankfurt.

"...a Escola de Frankfurt oferece uma análise histórica, bem como um arcabouço teórico penetrantes que condenam a cultura do positivismo em seu sentido mais amplo, enquanto, ao mesmo tempo, fornecem "insight" sobre como aquela cultura torna-se incorporada dentro do "ethos" e das práticas escolares." (GIROUX (apud. SILVA, 2004, p.4)

Giroux (apud. Silva, 2004, p.4) afirma ainda que a teoria crítica fornece "um terreno epistemológico valioso sobre o qual se podem desenvolver formas de crítica que esclareçam a interação do social e do pessoal, de um lado, bem como da história e da experiência particular, de outro." A importância da consciência histórica está na possibilidade de desenvolver uma nova forma de conhecimento, considerando a dialética das relações entre a cultura dominante e a dominada, isto é, que possibilite aos oprimidos e deserdados a apropriação "das dimensões mais progressistas de suas próprias histórias culturais e também como reestruturar e apropriar-se dos aspectos mais radicais da cultura burguesa." (GIROUX apud. SILVA, 2004, p.4)

A partir destas perspectivas, a Pedagogia Crítica-social está baseada na responsabilidade com os dilemas sociais; entre suas ações está o estudo das instituições escolares no seu contexto histórico, social e político, avaliação do processo de aprendizagem, por meio de reflexões acerca das desigualdades sociais e suas consequências dentro do processo de ensino.  

Segundo Giroux (1997), a Pedagogia Crítica destaca a ligação entre valores e fatos e defende que a escola politize a pedagogia, ou seja, utilize a pedagogia como ferramenta para incorporar interesses políticos. Seu objetivo é incentivar os estudantes a se tornarem pensadores críticos, capazes de interferir positivamente na sociedade, isto é, pessoas capazes de refletir sobre princípios éticos, solidários, resgatando o sonho de reconstruir a história, com a consciência que a realidade social, com todas as suas desigualdades, também educa.

Os conceitos e fundamentos desta pedagogia exigem que o professor tenha uma nova postura diante da educação e da forma de educar. Para a Pedagogia Crítica não existem escolas e conhecimentos neutros, portanto os professores não podem agir com neutralidade. "A escola é um processo político, não apenas porque contém uma mensagem política ou trata de tópicos políticos de ocasião, mas também porque é produzida e situada em um complexo de relações políticas e sociais das quais não pode ser abstraída." (GIROUX apud. SILVA, 2004, p.5). Paulo Freire (apud. Silva, 2004, p. 5) também fala sobre as relações entre educação e política:
"Não há nem jamais houve prática educativa em espaço-tempo nenhum de tal maneira neutra, comprometida apenas com ideias preponderantemente abstratas e intocáveis. Insistir nisso e convencer ou tentar convencer os incautos de que essa é a verdade é uma prática política indiscutível com que se pretende amaciar a possível rebeldia dos injustiçados. Tão política quanto a outra, a que não esconde, pelo contrário, proclama, sua politicidade." (FREIRE, apud. SILVA, 2004, P. 5)

A Pedagogia Crítica-social prega, portanto, a compreensão da escola como espaço aberto ao desenvolvimento de uma nova política cultural, capaz de conscientizar o aluno de sua existência como ser político e crítico, responsável pelo mundo a sua volta e todas as suas complexidades.

3 - METODOLOGIA DA PESQUISA

O presente trabalho está baseado em um levantamento bibliográfico, que utilizou como fontes e instrumentos de coleta de dados: livros, artigos e documentos eletrônicos. Toda a pesquisa foi embasada em revisão teórica de obras e autores relacionados à Filosofia da Educação, para realização de uma análise crítica dos resultados.     
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Como referenciar: "Filosofia da Educação: Uma Abordagem sobre Fundamentos da Educação Progressista no Brasil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 04/05/2024 às 00:27. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/filosofiaeducacaoprogressista/index.php?pagina=3