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Filosofia da Educação: Uma Abordagem sobre Fundamentos da Educação Progressista no Brasil (página 3)


2.3.2 - A Pedagogia Libertária

Na ideologia e fundamentos anarquistas a educação ocupa um lugar estratégico. De acordo com tal ideologia, é por meio da educação que se dará a transformação da ordem capitalista e a fundação de uma nova ordem social. Os maiores pensadores anarquistas mostram em suas obras a grande preocupação em formar homens livres e conscientes, capazes de revolucionar a sociedade.

A Pedagogia Libertária surge dessa reflexão crítica acerca da formação dos alunos e acerca das faces do poder presentes no processo educacional, bem como os ambientes propícios a proliferação da ideologia autoritária. O repúdio a toda e qualquer forma de tirania, a receptividade ou não dos processos educacionais diretos, fazem parte dos seus conceitos centrais. A luta contra o autoritarismo, contra a obediência extremamente severa e contra as relações opressivas são o seio da Pedagogia Libertária. Os libertários questionam todas as relações de opressão, expressão das relações de dominação que envolvem todas as esferas sociais: família, escola, trabalho, religião, etc.

Essa pedagogia teve origem nas idéias e discussões de trabalhadores imigrantes (italianos, espanhóis, portugueses, etc.) que chegaram ao país em fins do século XIX (MORIYÓN, 1989). Seu projeto está fundado na autogestão, presente na Associação Internacional dos Trabalhadores. A autogestão tanto pode ser assimilada numa perspectiva não-diretiva quanto diretiva. Gallo (apud. Silva, 2004) explica que:

"o que diferencia as duas perspectivas de aplicação da autogestão pedagógica no contexto libertário é que enquanto a primeira toma a autogestão como um meio, a segunda a toma por um fim; em outras palavras, na "tendência não-diretiva" a autogestão é tomada como metodologia de ensino, enquanto que na "tendência mainstream" (diretiva) ela é assumida como o objetivo da ação pedagógica. Ou, ainda: educa-se pela liberdade ou para a liberdade." (GALLO, apud. Silva, 2004, p. 2)

Por todas essas características é possível afirmar que a Pedagogia Libertária está associada ao movimento operário, às primeiras organizações dos trabalhadores, à luta dos trabalhadores, à ação anarquista contra o Estado, a Igreja e o capitalismo. A imprensa operária e a ação direta dos libertários foram responsáveis por sua difusão (SILVA, 2004).

Segundo LUENGO et al (2000) enquanto proposta social associada ao tradicionalismo anarquista, a Pedagogia Libertária permanece com as iniciativas de representantes militantes que levantam a bandeira da luta social contra a repressão política, atuação e formação de pensadores nas mais diversas realidades, das escolas de periferias até as universidades. Silva (2004, p. 1) argumenta que:
"há, na tradição libertária, uma vinculação explícita entre educação e luta política. A educação é um objetivo em si para combater a ignorância e a miséria, e, simultaneamente, instrumento de atuação política e social contra os privilégios, as injustiças e todas as formas de opressão e exploração." (SILVA, 2004, p.1)
Para educar conforme os preceitos dessa pedagogia, o educador libertário baseia sua práxis nos seguintes princípios: (SILVA, 2004, p. 3)

- LIBERDADE: Entendida como meio e fim, a liberdade é intrínseca à prática libertária. Não se trata da liberdade em abstrato ou no sentido liberal, mas da Liberdade construída socialmente e conquistada nas lutas sociais.
- ANTIAUTORITARISMO: Essencial à prática pedagógica libertária. A ideia chave subjacente a este conceito é que não é possível combater o autoritarismo e a opressão presentes no Estado, família, escola, etc., sem que, concomitantemente, se formem homens livres; e, não se formem homens livres através de métodos autoritários e de controle.
- EDUCAÇÃO INTEGRAL: Os educadores libertários não recusam a ciência e o saber especializado, mas advogam que, antes, o processo educativo se concentre na formação plena (dimensões física, intelectual e moral), que não separe o saber do saber fazer, isto é, que não se fundamente na divisão entre ação e pensamento (trabalho braçal e intelectual).
- AUTOGESTÃO: A Pedagogia Libertária enfatiza que os recursos no processo educacional devem ser controlados e administrados pelos diretamente envolvidos e pela comunidade. Isto significa superar a dicotomia Estado/Sociedade e colocar a educação sob controle da sociedade/comunidade.
- AUTONOMIA DO INDIVÍDUO: O processo educativo pedagógico centra-se no educando, com pleno respeito aos estágios do seu desenvolvimento e o estímulo para que ele tome o próprio destino em suas mãos. O educando não é tratado como objeto (meio), mas enquanto sujeito e fim em si mesmo.
- EXEMPLO: A educação libertária pressupõe a busca da coerência entre o falar e o fazer (discurso e ação); os exemplos educam e falam mais do que as palavras; portanto, o educador deve estar sempre aberto a aprender, a se educar, a reconhecer os erros e dar o bom exemplo, a ser coerente em relação aos meios e fins, a teoria e a prática; trata-se de, para além de assumir o pensamento anarquista, ter atitude, uma ética e um modo de ser anarquistas.
- CRÍTICA: O educador libertário é um educador crítico: dos conteúdos, dos programas e instituições oficiais, da sociedade e todas as esferas de reprodução de formas de expressão e, inclusive, de si mesmo.
- COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE SOCIAL: A Pedagogia Libertária é profundamente engajada, no sentido da crítica às estruturas de dominação e da formação de homens e mulheres capazes de aturarem como críticos e sujeitos ativos pela transformação das suas vidas e do meio social. Nessa perspectiva, não há lugar para a neutralidade da educação e do educador. Uma consequência lógica dessa maneira de conceber o processo educativo é o compromisso com os oprimidos, os deserdados.
- SOLIDARIEDADE: Uma educação fundada em critérios solidários, de ajuda mútua, que recusa tanto os prêmios quanto os castigos e, portanto, os processos classificatórios (exames, notas, etc.) e as relações de ensino-aprendizagem fundadas em critérios competitivos.

Estes princípios norteadores da educação libertária também fazem parte da essência da pedagogia Crítica-social, conforme apresentado a seguir.
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Como referenciar: "Filosofia da Educação: Uma Abordagem sobre Fundamentos da Educação Progressista no Brasil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/04/2024 às 18:41. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/filosofiaeducacaoprogressista/index.php?pagina=2