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A Formação Humana na Educação Ateniense (página 3)

O método socrático consiste numa prática muito famosa em que o filósofo, utilizando um discurso caracterizado pela Maiêutica, isto é, levar ou induzir uma pessoa, por ela própria e por seu próprio raciocínio, ao conhecimento ou à solução de sua dúvida e, pela ironia, levava o seu interlocutor a entrar em contradição, conduzindo-o à conclusão de que o seu conhecimento possui severas limitações. A abordagem educativa de Sócrates, o grande filósofo grego do século V a.C., tem como objetivos a geração e validação de idéias e conceitos baseada em perguntas, respostas e mais perguntas. Segundo Kiekegaard (1991), a assim chamada Maiêutica é o método que consiste em parir idéias complexas a partir de perguntas simples e articuladas dentro de um contexto.

1.3 A Academia de Platão

O ateniense Platão foi um filósofo e matemático do período clássico grego, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da famigerada Academia de Atenas, considerada a primeira instituição de ensino superior do Mundo Ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu discípulo, Aristóteles, Platão construiu os alicerces da filosofia natural e ocidental, e da ciência. Crê-se que seu nome verdadeiro seria Arístocles, e Platão era um apelido que fazia referência ao porte atlético ou os ombros largos, ou talvez ainda a sua imensa capacidade intelectual de abordar diferentes temas, como ética, política, metafísica e teoria do conhecimento.

A Academia de Platão foi fundada em, aproximadamente, 387 a.C., nos jardins localizados no subúrbio de Atenas, consagrados à deusa Atena, e tradicionalmente haviam pertencido ao herói Academo. Caracterizada, inicialmente, pela continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelos pitagóricos, com os quais Platão mantinha estreita relação; especialmente com seu mestre Teodoro de Cirene e Arquitas de Tarento, é reconhecida como a primeira escola de filosofia que existe. Nela, mulheres eram admitidas na condição de se vestirem como homens. Sem dúvida, o grande aluno da Academia foi Aristóteles, que ingressou aos 17 anos de idade.

Segundo Château (1978), o pupilo de Sócrates primava pelo ensinamento dialético, onde o saber era encontrado mediante um processo cíclico e individual, ou seja, pela busca através dos constantes questionamentos. Sua escola rivalizava, assim, com sua contemporânea, a de Isócrates, na qual o conhecimento consistia meramente na assimilação daquele saber que já havia sido produzido, algo comum nas escolas atuais.
O termo "Academia" ganhou, desde então e até os dias atuais, a concepção de local onde o saber não apenas é ensinado, mas produzido, no qual o saber é questionado, transformado e evolui.

1.4 A Educação Aristotélica
 
Considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos, Aristóteles iniciou sua vida estudantil ao partir de sua terra natal, Estagira, na Calcídia, para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Antiga Grécia.

Após seu desenvolvimento enquanto membro da Academia Platônica, Aristóteles prestou contribuições básicas em diversas áreas do conhecimento humano, destacando-se: ética, política, física, metafísica, lógica, psicologia, poesia, retórica, zoologia, biologia e história natural. É também considerado por muitos o filósofo que mais influenciou o pensamento ocidental, além de criar termos que passaram para quase todas as línguas modernas, como: atualidade, axioma, categoria, energia, essência, potencial, potência, tópico, virtualidade, entre outros. A influência aristotélica também pode ser percebida em obras sobre astronomia, como a famosa "A Divina Comédia", de Dante Alighieri, que baseia-se em Aristóteles e seus comentadores.

De acordo com Faria (1994), para Aristóteles, a educação é superior às leis e o círculo da ciência do humano se encerra na educação. Ela deve ser pública e  direcionada para a virtude, que demanda em boa parte da educação, da experiência e do tempo. Para Aristóteles, é praticando as virtudes que nos tornamos virtuosos. Tornamo-nos virtuosos não por sabermos o que é a justiça, mas por a praticarmos. E tanto mais justos seremos quanto mais a justiça praticamos. Não é a discussão ou visão filosófica que conduz por si a virtude, mas a prática da mesma; diz o filósofo que, como nenhum doente se cura por concordar com o seu médico sem lhe cumprir as receitas prescritas, assim é com a virtude. Não são os mais fortes que ganham, mas os que competem, ou seja, os que praticam. Aristóteles lembra ainda que a Política deve preparar as leis que permita a educação para a virtude, caminho para a felicidade dos cidadãos.

A escola criada por Aristóteles, em 335 a.C., ficou conhecida como Liceu. Estava sediada no bosque consagrado a Apolo Lykeios, provavelmente a origem do nome de sua escola, a leste de Atenas. Foi também conhecida por Peripatos, ou escola peripatética. Os discursos feitos pelo mestre de Alexandre Magno eram divididos entre os esotéricos, feitos pela manhã, e os exotéricos, estes pela tarde. Enquanto aqueles eram direcionados a um público mais restrito já que exigiam estudos mais avançados - lógica, física e metafísica - os exotéricos eram destinados a um público em geral, e diziam respeito a temas mais acessíveis, como retórica, política e literatura.

2 A formação integral

Uma vez analisados detalhadamente os elementos que compunham a ideologia e o saber na educação em Atenas, veremos a seguir a primeira estrutura educacional formal de que se tem notícia: a Paidéia grega. Como observamos anteriormente, filósofos e outras personalidades intelectuais da Grécia Antiga tiveram crucial influência na formação do cidadão ateniense, contudo, iremos agora nos atentar para a organização da escola, seu funcionamento e finalidade.

2.1 A estrutura da Paidéia

A ênfase dada à formação integral deu origem a um conceito de complexa definição, ou seja, à Paidéia, palavra provavelmente cunhada em torno do século V a.C., e que representava um ideal de formação constante no mundo grego. A prinicípio, a Paidéia estava ligada somente à educação dos meninos, mas com o tempo, passou adqurir nuanças que tornaram de impossível tradução (ARANHA, 2008). Sobre a referida educação, vemos a seguinte citação:

Não se pode evitar o emprego de expressões modernas como civilização, cultura, tradição, literatura ou educação; nenhuma delas, porém, coincide realmente com o que os gregos entendiam por Paidéia. Cada um daqueles termos se limita a exprimir um aspecto daquele conceito global e, para abranger o campo total do conceito grego, teríamos de empregá-los todos de uma só vez. (JAEGER, p. 1, 1966)

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Como referenciar: "A Formação Humana na Educação Ateniense" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 18/10/2025 às 19:38. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/formacaohumana/?pagina=2