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A Formação Humana na Educação Ateniense (página 4)




Segundo o historiador grego Tucídides (século V a.C.), Atenas foi a "escola de toda a Grécia". A concepção ateniense de Estado fez surgir a figura do cidadão da polis. Juntamente aos cuidados com a educação física, destacava-se a formação intelectual, para que melhor se pudesse participar dos destinos da cidade e os debates nas assembleias. Com a ascensão dos comerciantes, em oposição à aristocracia, vigente à época, uma alternativa de poder trouxe consigo uma nova educação. Nela, a criança - sempre do sexo masculino -  ingressava aos 7 anos e, desprendendo-se da figura materna, era iniciado na alfabetização, e nas educações física e musical (ARANHA, 2008).
Um escravo acompanhava o desenvolvimento do menino, e era conhecido como pedagogo: do grego paidagogos, e significa "aquele que conduz". O aluno era levado à palestra, local onde praticava exercícios físicos sob a orientação de um instrutor, denominado pedótriba. Lá, aprendia o pentatlo, que concebia cinco modalidades, como corrida, salto, lançamento de disco e dardo, além da luta. Os ensinamentos físicos ocorriam em conjunto com uma profunda orientação mental, moral e estética, bem como o aprendizado do domínio sobre o corpo.

A música, ou "arte das musas", abrangia toda concepção de educação artística , sendo que os jovens bem-educados aprendiam a tocar instrumentos como lira, cítara, flauta, entre outros; além disso, havia ensino de canto, declamação de poesias - que eram acompanhadas de instrumentos musicais - e dança.

A leitura e a escrita, por muito tempo, estavam aquém da atenção dada aos esportes e às práticas musicais, sendo o mestre de letras um sujeito humilde, sem prestígio e vigor físico. Mas com o passar do tempo, a exigência de uma maior formação intectual e a amplitude de figuras como Sócrates, Platão e Aristóteles, surgiram, enfim, três níveis estabelecidos de educação: mentar, secundária e superior.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com as esplanações a cerca da educação em Atenas, foram definidos alguns objetivos a serem alcançados pela leitura e reflexão a cerca do trabalho. O primeiro, consiste em reconhecer os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais da mais avançada polis grega por meio da apresentação de seu contexto histórico e da evolução intelectual durante o período clássico, época em que a região atinge seu ápice e, ao seu fim, encontra sua decadência com o início do período helenístico no domínio avassalador de Alexandre, o Grande.

Obtendo significativo conhecimento do momento histórico ateniense, partimos para uma segunda meta: descorrer sobre os diversos métodos de educação existentes à época.

Desde o conceito de Paidéia até a teoria da virtude aristotélica, verificamos que o pensamento grego estabeleceu uma concepção mais ampla e completa sobre o ensino; sem deixar de manter o ''corpo são'', os atenienses se distinguiram das outras polis, sobretudo do militarismo de Esparta, e investiram na intelectualidade, no saber elaborado e no ''ócio digno'' para exercício da reflexão, salientando a importância de ter a ''mente sã''. A educação grega, sobretudo em seu centro, Atenas, influenciou o mundo oriental, mas foi no Ocidente que atingiu uma expansão homérica, tornando-se a base sólida para a constituição de variadas áreas do conhecimento humano na atualidade. Democracia, filosofia e inúmeras ciências naturais, exatas e sociais são exemplos do que nasceu dos ensinamentos moldados na Grécia Antiga, além de outras criações históricas, que apesar de consideradas originais, como o Direito Romano, apresentam pontos centrais da sabedoria helênica.

Por tudo já observado, a conclusão é que a cultura grega é, provavelmente, a mais influente e determinante para o surgimento de outras culturas e outros saberes em toda a história da humanidade, visto que suas ideologias fazem a manutenção de patamares dificilmente atingíveis pelo conhecimento atual, devido à profundidade dos métodos de pesquisa e debate, bem como o exercício dessas ideias, ainda que próximas da utopia. Enfim, estipula-se como terceiro objetivo do trabalho sugestionar uma constante e incessante reflexão sobre a eficiência e alcance da educação ateniense no mundo do século XXI, isto é, exercitar o aperfeiçoamento educacional por sua análise e discussão antes da mudança prática, algo que conhecemos como a melhor definição de Pedagogia.

REFERÊNCIAS

ARANHA, M. L. de A. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3 ed. São
Paulo: Moderna, 2008.

CHÂTEAU, Jean. Os grandes pedagogistas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978.

FARIA, Maria do Carmo Bettencourt de. Aristóteles. A plenitude como horizonte do ser. São Paulo: Moderna, 1994.

JAEGER, Werner Wilhelm. Paideia: A formação do homem grego. São Paulo: Herder, 1966.

KIERKEGAARD, S.A. O conceito de ironia: Constantemente referido a Sócrates. Petrópolis: Vozes, 1991.

LARSEN, S. Imaginação mítica: a busca de significado através da mitologia pessoal. Waltensir D. (trad.). Rio de Janeiro: Campus, 1991.

MIGLIAVACCA, E. M. Jogo de opostos: uma aproximação à realidade mental através do mito de Dionísio. Psicol. USP, São Paulo, v. 10, n. 1, 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?scripta=sci_arttext&pid=S0103-65641999000100015&Ing=pt&nrm=isso. Acesso em: 10 mar 2008.

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Como referenciar: "A Formação Humana na Educação Ateniense" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 19/10/2025 às 04:53. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/formacaohumana/?pagina=3