A Formação Política do Indivíduo (página 2)
Como conceitua DURKHEIM (1967), somada à Sociologia, a concepção original de política vem para complementar tal análise. Para os antigos gregos, ser político era, de modo abrangente, direto e influente, participar das deliberações e decisões relativas à pólis (cidade), defendendo e considerando todos os seus aspectos sociais, comunitários e coletivos.
A primeira socialização
De acordo com os estudos de PIAGET (1976), faz-se notório que, desde a tenra idade, a criança estabelece firmes vínculos com indivíduos da mesma faixa etária. Hábitos, predileções e características físicas e emocionais estão entre os principais elementos que definem os membros de um determinado nicho social entre os educandos dos primeiros anos escolares. Diante das similaridades mútuas, o grupo é estabelecido e com ele certas regras subjetivas surgem. Social e psicologicamente, as crianças se tornam interdependentes e acabam por limitar essa socialização, excluindo demais indivíduos que eventualmente busquem inserção no grupo, já delimitado.
PIAGET (1976) afirma que, uma vez fixadas as relações, despontam diversas formas de expressão comportamental e social, como sentidos de liderança, submissão, contrariedade, cooperação, companheirismo; a partir disso, podemos considerar a tal reunião infantil como sendo uma sociedade em estado micro, apresentando características próprias da sociedade em estado macro, como, cotidianamente, a conhecemos. Em seguida, à medida que os indivíduos aprofundam o contrato entre si, pode-se notar que certas relações entre os membros se estreitam, em detrimento dos outros, o que constitui novas divisões. É evidente que essa teia social não é, à primeira vista, tão complexa quanto outras, formadas por adolescentes, adultos, etc; no entanto, seus moldes são extremamente semelhantes, o que torna ainda mais necessária a ênfase que deve ser dada pelo educador quanto à socialização de seus educandos.
Como definiu, com excelência, FREIRE (1979), educar é um ato político, pois no próprio indivíduo já existe um ser político, evidenciado desde o início da vida social. Tomando como base a pura concepção grega sobre o termo, concluímos que, após a idade exemplificada anteriormente, ao longo do desenvolvimento, todas as ligações de convivência e suas peculiaridades convergem a um ponto comum e aguçam o indivíduo, que é inserido em uma nova esfera social: a política.
O "Ser Social"
Segundo DURKHEIM (1967), existem duas concepções sobre a formação humana: o "ser individual" e o "ser social". O primeiro conceito citado, "ser individual", refere-se ao conjunto de características emocionais, intelectuais e psicológicas inerentes ao indivíduo, ou seja, fazem parte de sua constituição desde o nascimento e não podem ser descartadas, pois, em qualquer momento de sua vida, irão interferir ou até definir suas atitudes, seu comportamento, etc.
Para PIAGET (1976), existem estágios no desenvolvimento do indivíduo relativos à faixa etária, e cada um está vinculado enfaticamente à certa área cognitiva, ou seja, determinadas características se desenvolvem com maior ou menor velocidade de acordo com a idade da criança. Exemplificando, notamos que, até, aproximadamente, o segundo ano de vida, o indivíduo adquire o controle motor, e ações como agarrar, sugar, atirar, bater e chutar, fazem parte dessa aprendizagem. Já aos doze anos de idade, a criança, já iniciando a adolescência, encontra-se no estágio que é definido pela habilidade de engajar-se no raciocínio proposicional, lógico e dedutivo, estando mais propensa a interferir em seu meio social.
REIS (1994) afirma que a contemporânea facilitação do acúmulo de informações não significa exatamente educação, pois educar é formar no educando uma estrutura geral de hábitos, a partir dos conhecimentos adquiridos.
Entrelaçando os citados pensamentos, podemos observar que tanto as concepções psicológicas e biológicas, quanto as concepções puramente sociais, corroboram que a formação integral do indivíduo se dicotomiza cientificamente, entre individual e coletivo, para fins de análise e estudo para diversas área humanas. Contudo, para fins educativos e políticos, como escreveram DURKHEIM (1967) e FREIRE (1979), o "ser individual" e o "ser social" se unem com todos os conceitos e processos na constituição completa da formação do ser humano.
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