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Gestão Democrática e Participativa: Educar com a Participação de Todos (página 5)

O perfil dos profissionais

A mudança nos conceitos, nas atitudes, com maior valorização da figura humana é um dos fatores principais para que possamos construir planejar e idealizar um futuro próspero para as instituições escolares. A capacidade futura de uma sociedade está relacionada à capacidade do indivíduo e da sociedade para trabalhar e adaptar-se com mudanças.

A gestão escolar efetiva exige a participação de todos em sua redefinição. Os profissionais envolvidos com o processo educacional devem concentrar esforços na redescoberta de uma nova educação que crie uma comunidade mais civilizada para existir, interagir, sonhar, realizar, viver e sentir.

"Cabe aos profissionais da educação fazerem valer o seu papel de educador, dando ênfase a um ensino mais democrático, com diálogos abertos, com informações que provoquem reflexões a respeito dos fatos sociais existentes. É importante que se trabalhe sempre com o concreto, assim o educando se sentirá estimulado a criar situações como todo o processo democrático, que é um caminho que se faz ao caminhar, o que não elimina a necessidade de refletir previamente a respeito dos obstáculos e potencialidades que a realidade apresenta para a ação." (PARO 1997, p. 17).

O papel do educador no processo pedagógico é um desafio a ser superado com o incentivo de um gestor escolar que tenha um perfil que atenda às necessidades deste novo cenário e colabore na construção de uma nova realidade social, implementando ações para o desenvolvimento de responsabilidades coletivas, além de propiciar o crescimento profissional de todos os envolvidos.

O processo ensino-aprendizagem é muitas vezes simplificado, tendo em vista as limitações dos profissionais que assumem a responsabilidade por promovê-lo ou realizá-lo e assumem a tarefa a partir de suas compreensões e competências e, muitas vezes, até mesmo de maneira de facilitar sua própria atuação. No entanto, é importante reconhecer que se trata de um processo complexo e dinâmico por envolver, de forma interativa, inúmeros aspectos, elementos e fatores, orientados por ideias e concepções diversas. A manifestação de todos esses aspectos, em múltiplos desdobramentos, variando em natureza, abrangência e profundidade, apontam para o fato de que o processo ensino-aprendizagem é intrincado, o que vai demandar do educador um esforço contínuo na determinação dos métodos, ações e reações, a fim de promover com a maior competência possível, a formação dos alunos e sua aprendizagem, tirando o melhor proveito das situações vivenciadas, pois segundo Martins (1999, p. 136):

O educador é, sem dúvida, o elemento fundamental da comunidade educativa, pois desempenha a missão de formar a alma do educando. Em função disso, não pode limitar-se a um mero transmissor de conhecimentos ou ser apenas alguém que faz da educação um meio de ganhar a vida. Antes disso, o educador deve irradiar entusiasmo, vibrando com a ação educativa.(MARTINS, 1999, p. 136).

Dentre os elementos e aspectos mais evidentes do processo ensino-aprendizagem, destacam-se, por exemplo:

Os alunos, com seu contexto socioeconômico cultural, necessidades e motivações pessoais, condições físicas e de saúde e experiências sociais; Os professores, com seus valores, formação, conhecimentos, habilidades e atitudes; expectativas quanto à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos e ao próximo trabalho para essa promoção; a natureza de sua experiência profissional; nível de comprometimento com seu trabalho; e sensibilidade em relação aos alunos como pessoa; as condições físicas e materiais da escola, em termos de qualidade de seu espaço físico, bem como da variedade das estimulações pedagógicas; a cultura e clima organizacional da escola, que traduz a sua orientação no trabalho cotidiano e o seu modo de ser e de fazer, que vai desde os ambientes mais burocratizados e autoritários, até os informais e livres de orientações claras e seguras, como também as formas e características de liderança e gestão escolar exercida pela direção e equipe pedagógica da escola, que em boa parte determinam a cultura e clima organizacional da escola e por último a capacidade de envolvimento dos pais no acompanhamento da aprendizagem pelos filhos e da comunidade na estimulação para a aprendizagem.

Por esses e muitos outros aspectos, o processo ensino-aprendizagem é um trabalho complexo que envolve e exige múltiplas responsabilidades. Ele depende, portanto, de várias habilidades, conhecimentos e atitudes do professor, a fim de que possa, a cada momento, no desenrolar de suas aulas, tomar decisões bem orientadas, a partir de uma visão de conjunto de todos os elementos presentes. O trabalho do professor envolve desse modo, habilidades de gestão pela qual se torna capaz de equilibrar os elementos interatuantes no ambiente pedagógico, beneficiando seus alunos em sua aprendizagem.
Dentre todos os elementos que interagem no processo, o professor desempenha papel preponderante, uma vez que é a pessoa diretamente responsável por interpretar todos esses elementos e a partir dessa interpretação tomar decisões lógicas ou emocionais. Assim, ele determina, em grande parte, como, quanto e o que o aluno aprende por isso é necessário romper com modelos sedimentados, sobretudo no processo de formação dos profissionais, e buscar um novo perfil para um novo tempo.

A formação dos profissionais que atuam na educação e na gestão escolar, segundo Ferreira, "exige hoje, mais do que nunca, uma sólida formação humana e que esta se relaciona diretamente com a sua emancipação como indivíduo social, sujeito histórico em nossa sociedade". Assim sendo "os educadores precisam ser educados a partir das novas circunstâncias, para que possam desempenhar sua função no processo de construção da nova sociedade".

Na sociedade atual - tendo o professor como um mediador de processo de ensino-aprendizagem, isto é, aquele que facilita o acesso e novas informações  e utiliza a avaliação como instrumento de formação e identificação de competências adquiridas, na qual a avaliação também possibilita a realimentação das propostas pedagógicas - é o início da reflexão sobre a gestão escolar que se faz necessária. Sobre isso, Libâneo (2004) afirma que

As instituições escolares vêm sendo pressionadas a repensar seu papel diante das transformações que caracterizam o acelerado processo de interação e reestruturação capitalista mundial. De fato, o novo paradigma econômico, os avanços científicos e tecnológicos, a reestruturação do sistema de produção e as mudanças no mundo do conhecimento afetam a organização do trabalho e o perfil dos trabalhadores, repercutindo na qualificação profissional e, por consequência, nos sistemas de ensino e nas escolas. (LIBÂNEO, 2004, p. 217).

É, portanto, nesse cenário que se apresenta a necessidade de uma forma de ressignificar o processo participativo e a gestão escolar, pois as instituições escolares para atender às demandas da sociedade pós-moderna deverão ter uma atuação em rede.
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Como referenciar: "Gestão Democrática e Participativa: Educar com a Participação de Todos" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 18/10/2025 às 18:07. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/gestao_democratica_participativa/?pagina=4