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Gestão e Políticas na Educação Superior: Um Estudo Sobre a Avaliação Institucional no Curso de Pedagogia das Faculdades MAGSUL/2009 (página 6)


Em razão a demanda muito grande de licenciados na região, houve reformulações no Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia (PPC), com a renovação e o reconhecimento pela portaria nº 717 de 21/12/82 recredenciado pela portaria nº 3.648b de 20/10/2005, atendendo às novas exigências feitas pela legislação. A partir de 2006 o curso de pedagogia passou a ter o direito de licenciar professores para a Educação Infantil, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, além da formação do Gestor Escolar, atendendo às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia.

A partir de então, o curso de pedagogia passa a ter o objetivo de formar pedagogos para exercerem diferentes funções frente ao processo educativo. Assim, a concepção prevista no PPC, foi o de promover a consciência histórica e critica necessária ao cumprimento da profissão possibilitando a reflexão sobre o processo educacional existente e sua transformação, compreendendo a multiculturalidade da região e traçando metas para a melhoria da qualidade de vida na região.

Com essa concepção, a formação de professores das Faculdades Magsul, passa a ter um novo perfil, visando atender às necessidades locais, imprimindo novos conhecimentos que abrangem as questões da diversidade e da multiculturalidade, traços predominantes na região de fronteira Ponta Porã/ Pedro Juan Caballero.

3.1.2 Disciplinas da nova matriz curricular

Atualmente o curso conta com diversas disciplinas distribuídas ao longo dos sete semestres, cujo objetivo é, gradativamente, possibilitar à ampliação e amadurecimento dos conhecimentos necessários a função do pedagogo, frente às novas exigências do mercado de trabalho. A Tabela abaixo demonstra as disciplinas da nova matriz curricular nos respectivos semestres.

Tabela 2: Matriz Curricular - Pedagogia -2010  Matriz Curricular - Pedagogia -2010

1º SEMESTRE C.H. C.H./S
Desenvolvimento da expressão oral 36 22
Antropologia aplicada à educação 54 33
História da educação 54 33
Psicologia do desenvolvimento 54 33
Fundamentos filosóficos da educação 54 33
Fundamentos sociológicos da educação 54 33
Fundamentos da pesquisa em educação 36 22
Projeto de pesquisa Interdisciplinar I 36 11
378 20
2º SEMESTRE
Desenvolvimento da expressão escrita 72 44
História da Educação brasileira 72 44
Filosofia da educação 54 33
Psicologia da aprendizagem 54 33
Pesquisa em educação 54 33
Dimensões biológicas do ser humano 36 2
Projeto de pesquisa Interdisciplinar II 36 1
378 20
3º SEMESTRE
Didática: Teoria pedagógica 54 33
Política educacional brasileira 54 33
Fundamentos da educação jovens e adultos 54 33
Educação como fator de inclusão 54 33
Fundamentos da educação infantil 54 33
Fundamentos do ensuno fundamental 54 33
Projeto de pesquisa interdisciplinar III 36 11
Estágio supervisionado I 50 11
410 20
4º SEMESTRE
Didática: Planejamento e educação 72 44
Bases psicológicas do EJA 36 22
Práticas educativas de 0 a 5 anos 54 33
Metodologia da alfabetização 54 33
Organização pedagógica e gestão escolar 54 33
Novas tecnologias aplicadas à educação 54 33
Projeto de pesquisa interdisciplinar IV 36 11
Estágio supervisionado II 50 11
410 20

 

5º SEMESTRE C.H.   C.H./S 
Educação e Currículos 54 3
Língua Portuguesa para crianças, jovens e adultos 54 3
Educação Matemática para crianças jovens e adultos 54 3

Educação inclusiva e suas metodologias

54 3
Ciências para crianças, jovens e adultos 54 3
Metodologia do Ensino das artes 36 2
Literatura e teatro infantil 36 2
Projeto de pesquisa interdisciplinar V 36 1
Estágio supervisionado III 50 1
428 21
6º SEMESTRE
Estatística aplicada à educação 54 3
Projetos em educação 74 4
História para crianças, jovens e adultos 54 3

Geografia para crianças, jovens e adultos

54 3
Brinquedoteca e ludicidade 54 3
Educação Física: tendências atuais 54 3
Projeto de pesquisa interdisciplinar VI 36 1
Estágio supervisionado IV 50 1
21
7º SEMESTRE
Educação ntercultural 72 4
História regional 54 3
Gestão: ação integrada 54 3
Trabalho de conclusão de curso 72 4
Projeto de pesquisa interdisciplinar VII 18 1
Estágio supervisionado V 50 1
358 16
8º SEMESTRE
Educação ambiental 54 3
Educação musical 36 2
Libras 72 4
Educação não escolar/não formal 54 3
Trabalho de conclusão de curso 72 4
Estágio supervisionado VI 50 1
338 17

Total de carga das disciplinas

3108
Total de carga horária das atividades formativas 2808
Total de estágio supervisionado 300
Atividades academicas complementares 100
Total Geral 3208

Observa-se na Tabela, que o currículo do curso apresenta novas disciplinas, que na Matriz anterior às novas diretrizes curriculares do Curso de Pedagogia não compunham a formação do pedagogo e também o aumento da carga horária geral do curso que passa a ser de quatro anos, enfatizando uma formação interdisciplinar com amplas possibilidades para o mercado de trabalho. Incluem-se a essa formação as horas de atividades formativas, acadêmicas complementares, além do estágio supervisionado.

Outro aspecto que compõe a formação do pedagogo são as atividades de Monitoria, visando favorecer ao aluno maior vivência prática da sua profissão, ou seja, unindo teoria e prática o aluno auxilia o professor nas atividades da docência. De acordo com o Estatuto e o Regimento Geral da Instituição que estabelece normas e diretrizes para o Programa de Monitoria do Curso de Pedagogia, a monitoria tem os seguintes objetivos e diretrizes:

Art. 2º. - São objetivos do Serviço de Monitoria: I. Auxiliar na formação dos acadêmicos  através da participação sistemática  e orientada dos mesmos nas atividades de ensino;

II. Fortalecer a articulação teoria/prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos; III. Proporcionar novas práticas e experiências pedagógicas; IV. Intensificar o relacionamento professor-aluno.

Art. 3º. - São atribuições do monitor: I. Colaborar com o docente no desempenho de tarefas didático-pedagógicas; II. Auxiliar o professor na realização de trabalhos práticos e experimentais, na preparação de material didático e em atividades de classe e/ou laboratório; III. Realizar estudos teóricos sob a orientação do professor coordenador;

IV. Facilitar o relacionamento entre os alunos e professor (es), contribuindo para a execução e melhoria do plano de ensino-aprendizagem; IV. Apresentar relatório semestral de suas atividades ao professor coordenador.

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Como referenciar: "Gestão e Políticas na Educação Superior: Um Estudo Sobre a Avaliação Institucional no Curso de Pedagogia das Faculdades MAGSUL/2009" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 19/10/2025 às 10:24. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/gestaoepoliticanaeducacao/?pagina=5