Gestão e Políticas na Educação Superior: Um Estudo Sobre a Avaliação Institucional no Curso de Pedagogia das Faculdades MAGSUL/2009 (página 8)
3.3.4 Quarta dimensão: Comunicação com a sociedade
Em relação à quarta dimensão que é a Comunicação com a sociedade, o documento da CPA/2009 constatou a ampliação de vários canais de comunicação, inclusive eletrônica, interna e externa com discentes, egressos, docentes, funcionários e comunidade em geral, para publicação de eventos, externamente em editais paginas na internet, e-mails, jornais locais, biblioteca on-line. Internamente editais, e-mails, caixa de sugestões, jornais murais, reuniões administrativas semanais, questionário informativo, ouvidoria através do Serviço de Atendimento ao Acadêmico das Faculdades Magsul (SAAMS), diário eletrônico, planos de ensino eletrônico, plano de aula eletrônico.
Com o SAAMS, que é um serviço de ouvidoria da instituição e tem a função de ouvir e encaminhar as reinvidicações dos alunos aos órgãos competentes, a IES criou também o núcleo de acompanhamento dos egressos possibilitando assim a continuada avaliação da instituição, através do desempenho dos ex alunos.
3.3.5 Quinta dimensão: Políticas de pessoal, de carreira, de aperfeiçoamento e de condições de trabalho
A quinta dimensão refere-se às políticas de pessoal, de carreira, de aperfeiçoamento, de condições de trabalho, para esse quesito a CPA, observou que a Faculdade está atendendo às exigências feitas pelo MEC em relação à formação dos professores, conforme pode ser observado nos dados da Tabela 2:
Tabela 3: Demonstrativo da formação dos professores do Curso de Pedagogia 2006/2009
MSc/Dr | Especialistas | Graduado | Totais | Porcentagens | |
2006 | 4 | 11 | 0 | 15 | 33% |
2007 | 4 | 8 | 0 | 12 | 36% |
2008 | 10 | 9 | 0 | 19 | 41% |
2009 | 9 | 8 | 0 | 18 | 43% |
Observa-se que nos períodos de 2006 a 2009 houve um grande aumento na titulação de professores. Isso demonstrou a preocupação da instituição em manter políticas de carreira, aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e capacitação de seus docentes. Com isso, a instituição esta atendendo as exigências, pois a porcentagem é de 1\3 de mestres e doutores e a instituição ultrapassou a meta atingindo 50%.
No inicio de cada ano a CPA realiza ações de sensibilização da comunidade acadêmica para incentivar a participar da avaliação, realização de reuniões e publicações de informativo no pátio da instituição, divulgação dos dados obtidos no processo de auto avaliação realizado no ano anterior, acompanhados de palestras explicativos, e disponíveis na página da IES, que pode ser acessado via internet. Em um segundo momento os acadêmicos são convidados a responder a um questionário sobre os níveis de satisfação com desempenho dos docentes, técnicos administrativos e a infraestrutura da IES. Os resultados obtidos são levados aos coordenadores de cada curso para que os elogios e as providências de apoio didático pedagógico sejam apresentados aos interessados. Esta avaliação serve de reflexão acerca da ação docente e da IES para a tomada de decisões.
Sendo assim, de acordo com Relatório da CPA (2009), sobre a avaliação desenvolvida pelos acadêmicos do primeiro semestre do Curso de Pedagogia, obtiveram-se os seguintes resultados: explicação mais clara dos professores das disciplinas de Desenvolvimento da Expressão Oral, Projetos de pesquisa interdisciplinar, Literatura e Teatro Infantil, o uso de recursos didáticos pelo professor da disciplina de Psicologia do desenvolvimento e utilização do laboratório de informática na disciplina de educação Matemática para crianças jovens e adultas. Já na avaliação do segundo semestre, a CPA sugere ao professor da disciplina de Psicologia da Educação o uso de uma linguagem mais acessível e de entendimento dos alunos, foi recomendado à coordenação de curso quando da confecção do horário, sempre que for possível, evitar mais de duas aulas de uma mesma disciplina em um mesmo dia.
3.3.6 Sexta dimensão: Organização e gestão
Em relação a essa dimensão, A CPA, avaliou sob o ponto de vista de todos os segmentos da IES. Solicitou aos funcionários que indicassem pontos positivos e pontos negativos na instituição com a finalidade de conhecer a opinião e atender as suas reivindicações, as respostas foram via e- mails. Ressaltaram que os pontos positivos são a informatização gradativa da faculdade, incentivo de estudos aos funcionários, confiança na administração responsabilidade e credibilidade na instituição; aquisição de equipamento e de livros; acesso a direção; diário eletrônico; entre outros, os funcionários reconhecem o bom desempenho da IES. Em relação aos pontos negativos a CPA apontou a falta de comprometimento com as matrículas dos acadêmicos; falta de internet sem fio na IES; falta de educação dos acadêmicos; falta de reconhecimento dos professores; etc. Considerando os resultados, a CPA e a direção planejaram um curso de capacitação e informação sobre plano e carreira, saúde, segurança e reativou a internet sem fio.
A CPA através de um email a todos os docentes solicitando que indicassem os aspectos positivos e negativos da instituição com a finalidade de conhecer sua opinião e atendê-los da melhor maneira possível nas suas reivindicações. Destacam-se os seguintes pontos positivos atribuídos pelos professores:
Instituição séria e bem organizada;
- Direção sempre presente e preocupada com a qualidade de ensino;
- Biblioteca melhorou o acervo e o bibliotecário é bem organizado e dinâmico;
- Coordenação acompanha o planejamento e atende bem os alunos;
- Laboratório de informática está bem organizado;
- A continuidade do serviço da ouvidoria (SAAMS) e da CPA que são de suma importância;
- Incentivo a formação e qualificação docente dados pela IES;
- Inovação do projeto pedagógico.
Pontos negativos:
- Infraestrutura precisa de ampliação;
- Barulho dos ventiladores;
- Mais estudo do projeto pedagógico;
- Falta de estacionamento;
- Mais terminais de computadores nas salas dos professores.
A coordenação avaliou como ponto positivo a possibilidade de crescimento da IES e como aspecto negativo, ponderou sobre a necessidade de uma forma de comunicação mais eficiente entre docentes e discentes. Apontou necessidade de criação de novos espaços e maior acessibilidade ao laboratório. Em resposta aos quesitos avaliados, a CPA informou que a comunicação foi ampliada, os problemas da infraestrutura e acessibilidade devem ser solucionados com o novo prédio, o laboratório de informática foi dividido em dois laboratórios para melhor atender a demanda dos acadêmicos dos cursos.
Sobre a quantidade de reuniões do colegiado, o curso de Pedagogia realizou oito reuniões. O colegiado superior reuniu-se duas vezes durante o ano de 2009, uma em cada semestre, para tratar dos assuntos gerais da IES.
A CPA organizou também uma avaliação da gestão feita pelos coordenadores, através de um instrumento, cujo objetivo foi colher informações sobre a direção da instituição e seu desempenho nos seguintes aspectos: Elaboração e reestruturação dos projetos de curso; verificação, correção e sugestão sobre planos de ensino; participação e representação pública da instituição; coordenação do processo seletivo vestibular; reuniões pedagógicas e administrativas; relação professor/coordenação; elaboração de linhas de pesquisa; projeto de extensão.
Os docentes avaliaram que a direção demonstrou interesse quanto ao crescimento dos seus cursos, apoiando as iniciativas de professores e da coordenação e implementando as ações propostas pelos coordenadores. Na construção e desenvolvimento dos projetos de seus cursos apontaram que a direção demonstrou abertura para discussão da reestruturação abordando itens como ementas e bibliografias. Em relação aos planos de ensino, em determinados casos, solicitam explicações, visando ao entendimento de algumas disciplinas. Em relação à participação pública, verificaram que sempre que possível há participação em eventos promovidos por outras instituições e nas atividades externas dos cursos sempre presentes. Nos vestibulares, a direção participa da equipe de elaboração das provas de seleção, coordenando-as. Promove a divulgação dos cursos das instituições e nas atividades externas dos cursos da instituição na cidade e em municípios vizinhos. Nas reuniões pedagógicas, a direção mantém-se ciente da pauta das reuniões dos cursos, sugerindo itens a serem abordados. Em algumas para os técnicos administrativos. Em Relação ao contato do professor junto à coordenação, sempre que solicitado, recebe o corpo docente e junto com a coordenação de curso, procura saber do andamento do curso, professores e acadêmicos.
A direção participa efetivamente da linha de pesquisa dos cursos, apóia os projetos de extensão aprovados pela coordenação, inclusive com auxilio financeiro, quando possível e necessário.
Para atingir o objetivo de participação da CPA no processo de gestão, realizam-se reuniões administrativas semanais com a presença de todos os segmentos, para conhecerem e opinarem sobre os rumos da IES. Os resultados são apresentados aos demais através de uma circular interna. A CPA sugeriu na ocasião (2009) que fossem feitas Atas destas reuniões para seu efetivo registro. Essa situação já foi regularizada no ano de 2010. Segundo a CPA a gestão acontece de acordo com o que está previsto no PDI e no seu regimento interno, nota-se também a existência de um manual de políticas que sempre esta dando sustentação a gestão.
Para o ano 2010 a CPA sugeriu a participação de um membro deste segmento nos colegiados para que possam rever as funções de curso no regimento interno das faculdades para cumpri-las na totalidade.
3.3.7 Sétima dimensão: Infraestrutura física e recursos de apoio
De acordo com relatório da CPA (2009), após resultados da avaliação sobre a infraestrutura da IES, a CPA e Ouvidoria, atendendo a solicitação dos alunos investiram na ampliação dos computadores, em internet, nos laboratórios, biblioteca e no andamento da obra IV. No primeiro semestre do ano de 2009, foram detectados os seguintes problemas: Sala de aulas, trinco das portas com problemas, quadro negro com defeito, problema com som externo, falta de sala exclusiva para aula de dança, ar condicionado em algumas salas.
A CPA propôs painéis com pinturas de artistas regionais ou de acadêmicos para divulgar e valorizar o curso de arte. (No muro externo do pátio de estacionamento já foram feitos esses painéis/2010).
Os acadêmicos do curso de pedagogia solicitaram mural de recados, data show, carteiras mais confortáveis. Expuseram que o laboratório de informática deve ter horários específicos, pois em alguns momentos ocorrem conflitos de horários entre os cursos. Para a Biblioteca, foi solicitado menores taxas, computadores mais modernos, aumento na quantidade de livro e tempo de empréstimo dos mesmos.
De maneira geral, verificou-se na avaliação:
- Necessidade de maior diversificação de alimentos na Cantina;
- Informações desencontradas entre secretaria e a tesouraria;
- Necessidade de melhor atendimento por parte da secretaria;
- Banheiros necessitam de toalhas de papel no banheiro feminino, e no banheiro masculino e algumas portas apresentam danificações.
Em relação a esses quesitos a CPA observou que a direção informou que investimentos em laboratórios foram realizados, que o acervo de livros aumentou; os funcionários da secretaria estão sendo mais bem orientados, são realizados manutenção de vidros, portas e pintura. Para a exposição dos trabalhos de artes foi proposto um espaço perto da coordenação.
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