Gestão e Políticas na Educação Superior: Um Estudo Sobre a Avaliação Institucional no Curso de Pedagogia das Faculdades MAGSUL/2009 (página 9)
A CPA propôs na parte de acessibilidade para pessoas que apresentam necessidades especiais, a colocação de piso direcionado para cegos na entrada principal até a secretaria da Faculdade, colocação de placas para direcionar o atendimento a gestantes, idosos e pessoas que apresentam necessidades especiais, lugar para deixar cão guia de cegos, próximo a secretaria, contratação de intérprete para a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), laboratório de informática com teclado em braile; construção de rampas de acesso em diferentes locais da IES; reserva de vagas no estacionamento para portadores de necessidade especiais. A CPA também detectou problema em relação ao laboratório no 3º pavimento que não possui elevador.
Observa-se aos leitores que a análise da CPA foi realizada no ano de 2009, sendo assim, muitos dos problemas relacionados acima, já foram analisados.
Sobre a estrutura e o funcionamento da biblioteca das Faculdades Magsul, de acordo com a pesquisa in loco, (2010), a biblioteca tem por finalidade oferecer materiais e serviços de informação, auxiliando e estimulando o estudo e pesquisa de seus docentes, discentes, funcionários, além de toda a comunidade Pontaporanense e região. Funciona sob o sistema de acervo fechado que é composto por: 9058 livros, 426 títulos, 3685 exemplares de periódicos, 332 monografias (TCC), 33 Dissertações e Teses, 176 Fitas VHS e DVD´s, 181 CD´s áudio / CD-ROM´s, 245 gravuras Pinacoteca, 77 Monografias de pós-graduação (TCC Especialização Lato Sensu).
A consulta e uso dos materiais do acervo dentro do espaço da Biblioteca são gratuitos para todos os interessados, alunos e professores da Escola e Faculdades Magsul, além de usuários da comunidade local e regiões circunvizinhas. A consulta é feita no próprio balcão de referência da Biblioteca e por meio de um catálogo eletrônico, disponível na Internet. Para o empréstimo domiciliar dos materiais da Biblioteca o usuário deverá estar cadastrado, sendo obrigatória a apresentação do carnê de pagamento das mensalidades para identificação do usuário. Empréstimos da Coleção Geral, de Livros Didáticos, periódicos (revistas), monografias, dissertações e teses destinam-se somente à consulta local.
Quanto à quantidade de livros destinados ao curso de Pedagogia, são muitas as áreas que podem servir para a bibliografia do curso, conforme discriminado na Tabela 4:
Tabela 4 - Demonstrativo do acervo - Curso de Pedagogia - 2010
Disciplinas | Números de Títulos | Números de Exemplares |
Ciências Sociais Aplicadas | 520 | 905 |
Metodologia Científica | 44 | 79 |
Ciência Política | 55 | 64 |
Ciências Humanas | 1757 | 2832 |
Filosofia | 139 | 187 |
Educação | 959 | 1776 |
Sociologia/Antropologia | 131 | 199 |
Psicologia | 149 | 221 |
Total | 3754 | 5360 |
Fonte: http://www.magsul.com.br/
Observa-se que o acervo possui 5360 exemplares contendo 3754 títulos variados e disponíveis para pesquisa. Isso demonstrou a preocupação da instituição com o acervo da biblioteca. Verificou-se que a instituição está atendendo as exigências do MEC, possibilitando aos acadêmicos maiores possibilidades de pesquisa e aperfeiçoamento nos seus estudos.
3.3.8 Oitava Dimensão: Planejamento e avaliação
Como são aproveitados os resultados da CPA: Detectou que as reflexões, ações e analises efetivada na instituição é sobre os resultados da avaliação institucional, por exemplo: política de pesquisa, política de extensão, revisão do PDI, construção do manual de políticas, diário de classe informatizado para agilizar o serviço da secretaria, planos de ensino e de curso informatizado, eventos de extensão, analise de ementas e ampliação do acervo da biblioteca, revisão dos próprios instrumentos de avaliação docente administrativa, mudança na forma de acompanhamento docente pelo coordenador do curso, mudança de piscina para aulas de natação etc.
Os resultados da ENADE e da avaliação institucional externa que aconteceu em maio de 2009, serviram de base para que a IES revisasse suas ações acadêmicas e administrativas, seno que esta é uma exigência do MEC.
Os projetos de curso estão sempre sendo revisados e discutidos a cada inicio de semestre com os docentes, verificando-se se estão coerentes, principalmente em relação à legislação. O PDI também esta sempre sendo atualizado.
Os projetos de todos os cursos da IES seguem a mesma linha metodológica. A construção de um mapa conceitual permitiu a visualização do curso como um todo servindo de parâmetro para os demais cursos no planejamento de seu Projeto Político Pedagógico. Nesse mapa foram apontados todos os tópicos que devem aparecer nos projetos de curso.
A IES formou um Núcleo Docente Estruturante (NDE) por curso responsável pela reformulação, implementação e divulgação dos projetos dos diferentes cursos.
3.3.8.1 Avaliação dos Projetos de curso
Os projetos pedagógicos dos cursos foram avaliados de acordo com a legislação pertinente, as diretrizes curriculares nacionais.
A CPA avaliou este quesito participando das reuniões administrativas e pedagógicas, conhecendo os documentos da IES, promovendo reuniões para conversar com alunos e colaboradores, através da ouvidoria e através dos diversos meios de comunicação existentes.
3.3.9 Nona Dimensão: Atendimentos aos discentes
O objetivo do instrumento foi colher informações sobre o perfil dos acadêmicos ingressantes nos cursos da IES. Por meio do instrumento de avaliação foi feito o preenchimento de alguns dados, por parte dos acadêmicos ingressantes para fins de analise exemplo: Curso de Pedagogia.
Apoio pedagógico; espaço de aprendizagem: laboratório, biblioteca. Espaço de convivência: culturais, esportivos e de lazer; políticas de combate a incêndio aquisição de matérias de faxina, entre outros.
Atendendo as exigências do MEC em 2009 a instituição manteve parcerias, para bolsas de estudo, como o governo federal, através do ProUni, e com o governo Estadual,através do vale universidade. Convênio com a secretaria de Estados de Educação MS,a partir de 2008, para realização de estágio supervisionado com a prefeitura de Ponta Porã e municípios vizinhos.
Nivelamento acadêmico 1º. Semestre foram matriculados na disciplina de língua portuguesa 40 acadêmicos, sendo 5 são do curso de pedagogia. No 2º semestre houve nivelamento em língua portuguesa com 15 acadêmicos sendo 14 do curso de pedagogia.
Para os egressos a instituição oferece: continuidade de estudos através da especialização e ações de capacitação continuada.
3.3.10 Décima dimensão: Sustentabilidade financeira
Sobre a sustentabilidade financeira, a CPA, diagnosticou por meio das Atas do Conselho Fiscal, balanço construído pelo setor de contabilidade e relatório da direção que existe coerência entre a política de desenvolvimento da IES e o orçamento previsto. Foi verificado que a Faculdade conta com sessenta e sete colaboradores, cujos vencimentos estão em dia. As guias de INSS, FGTS, IR Fonte ISS também foram recolhidas em dia, fato que permitiu que a IES terminasse o ano (2009), com saldo em caixa.
Foram feito os seguintes investimentos: biblioteca R$17.240,00, laboratório de informática R$15.435.00, laboratório de anatomia R$ 10.545.00, laboratório de prática esportiva R$1.858.00, laboratório de química R$ 1.821.00, laboratório de arte visual R$ 869.00, multmeios R$9.236.00, construção R$ 152.835.00, propaganda R$ 10.181.00.
A CPA concluiu que no ano de 2009, a instituição achou-se em condições normais de sustentabilidade e crescimento.
De acordo dom o Relatório da diretoria (2009), o ano foi marcado pela Avaliação institucional feita por uma Comissão do MEC, nessa avaliação a IES alcançou o conceito três, considerando pela direção como bom. Verificou-se também o crescimento do curso de Pedagogia.
Abaixo segue tabela com exemplos de financiamento concedido aos discentes do curso de pedagogia:
Tabela 5: Demonstrativo dos tipos de financiamento concedido aos discentes do Curso de Pedagogia/2009
Tipos de Financiamento | Número de alunos benificiados | Integral | Parcial |
FIES | 02 | 02 | - |
PROUNI | 02 | 04 | - |
Vale Universidade | 03 | 03 | - |
Crédito da Faculdade | 07 | 07 | - |
Bolsa Faculdade | 01 | 01 | - |
Desconto da Faculdade | 02 | - | - |
Estágio Remunerado pela Faculdade | 02 | - | - |
Total | 21 | 17 | - |
A Tabela evidencia que a instituição esta atendendo as políticas sociais estabelecida pelo governo federal, oferecendo bolsas integrais como PROUNI, FIES entre outros tipos de financiamentos.
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