Gestão e Políticas na Educação Superior: Um Estudo Sobre a Avaliação Institucional no Curso de Pedagogia das Faculdades MAGSUL/2009 (página 7)
Assim, observa-se a abrangência da formação do pedagogo, que agregou novos elementos teóricos e práticos ao longo do curso, procurando estabelecer maior competência para o que se configura como as novas exigências do cotidiano escolar.
3.2 O processo de Avaliação interna e externa
Neste item analisam-se dois aspectos da avaliação que são realizadas nas Faculdades Magsul: a interna e a externa. A avaliação interna é feita pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), denominada de auto avaliação. Os dados foram coletados por meio do documento Estatuto e o Regimento Geral da Instituição que normatiza esse processo de avaliação. O objetivo foi de compreender a avaliação interna em todos os segmentos da instituição. De acordo com o documento, a CPA é um órgão que enxerga e retroalimenta o processo pedagógico/administrativo da instituição atuando na atualização e no cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Já a avaliação externa é organizada e executada pelo órgão central (MEC) e estas avaliações são aplicadas por especialistas de outras universidades para os ex-alunos, para os representantes das turmas que freqüentam o curso, bem como para os professores, coordenação e funcionários.
Estas duas formas de avaliação procuram atender, o cumprimento da legislação de ensino. Verificam-se assim nesse processo avaliativo, o cumprimento da proposta pedagógica; a formação continuada e inicial do corpo docente e administrativo; o investimento em qualificação de recursos humanos; o desempenho da equipe; a qualidade da estrutura física, equipamentos e organização da escrituração e arquivo escolar; articulação com a comunidade e desempenho dos alunos. A finalidade é averiguar como é construído o perfil da instituição, delimitado pelas políticas e pelas legislações educacionais, mas em consonância com as necessidades locais. Nesse processo, professores avaliam seus alunos, mas por estes também são avaliados; docentes emitem parecer sobre as atividades acadêmicas, coordenadores apresentam relatórios.
A Avaliação externa sistemática é feita pelo sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Dentre eles, é aplicado o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), o Exame Nacional avalia a qualidade de ensino, avalia o desempenho escolar e institucional e assim, a faculdade realiza avaliações, ao mesmo tempo em que é avaliada.
Nos documentos oficiais da IES, constam a missão, finalidades, objetivos e compromissos que explicitam a política de oferta de formação, de autonomia, responsabilidade e participação dos estudantes e a política de pesquisa, extensão e produção dos conhecimentos, caracterizando também o perfil institucional em relação às ações com a sociedade.
O Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) articula a proposição da Instituição de Ensino Superior (IES) com o Projeto Pedagógico dos Cursos. Estes documentos, de conhecimento da comunidade acadêmica, são avaliados e atualizados periodicamente, além de usados como referência para programas e projetos desenvolvidos pelas unidades acadêmicas e pela administração central da instituição. Uma das metas do PDI no final de 2008 foi a unificação da Faculdade de Educação Ciências e Letras de Ponta Porã com a Faculdade de Ciências Contábeis de Ponta Porã sob a denominação de Faculdades Magsul, nome atualmente utilizado.
Assim, a Faculdade assumiu a responsabilidade integral pelos cursos de artes visuais, ciências contábeis, ciências biológicas, educação física, pedagogia e pelos cursos de especialização já ofertados.
De acordo com CPA (2006/2008), para efetivar a avaliação interna, a Faculdade construiu um processo de auto-avaliação visando avaliar a instituição como um todo, para identificar suas necessidades e redirecionar os objetivos e as estratégias de seus cursos e, em um âmbito mais amplo: das políticas e do planejamento institucional. O relatório informa que as informações indispensáveis à realização da avaliação institucional são de diferente natureza. Uma modalidade de informações remete à experiência de cada um na vivência institucional, a fim de identificar os graus de satisfação/ insatisfação em relação aos indicadores ou questões em avaliação. Estas informações foram coletadas através de questionários específicos por diferentes segmentos da comunidade acadêmica, sendo traduzidos em resultados. Além das informações produzidas através dos questionários, todos os membros da comunidade acadêmica auxiliaram na produção de informações específicas sobre o desempenho objetivo da instituição em relação às dimensões e indicadores em avaliação. Apresentam-se na sequência, as dimensões que foram avaliadas pela CPA, em consonância com a Avaliação externa.
3.3 Dimensões avaliadas pela CPA
3.3.1 Primeira dimensão: A Missão
Em 2009 a primeira dimensão avaliada pela CPA foi quanto à missão, ou seja, a direção que a IES pretende trilhar, enquanto que o PDI é o documento que apresenta e desenvolve o planejamento deste caminhar. O atual PDI foi elaborado para o período 2007\2011. Ainda, em 2009 a equipe da Faculdade ampliou suas políticas administrativas e pedagógicas no campo de pesquisa e extensão, estes quesitos foram avaliados com a verificação de documentos institucionais, conversas com a direção, coordenadores, professores, acadêmicos e funcionários administrativos para verificar a concretização dos objetivos do PDI. Estas informações foram analisadas pelo relatório da avaliação institucional externa que confirmaram que as propostas relacionadas pelo PDI estão sendo implementadas. Sendo assim, a análise da CPA, também conclui que a missão da IES e seu PDI estão adequados.
3.3.2 Segunda dimensão: Ensino pesquisa e a extensão
Na segunda dimensão, avaliou-se o ensino, a pesquisa e a extensão que formam a tríade que conduz o ensino universitário, em consonância com a legislação de ensino proposta pela LDB 9395\96 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais em cumprimento ao artigo 207 da Constituição Federal. Para concretizar as metas do PDI foi elaborado um documento denominado Manual de Políticas, este documento é utilizado por todos os cursos de graduação e pós-graduação, com o objetivo de normatizar todas as metas traçadas, que devem ser constantemente avaliados pela CPA, obedecendo a normas que constam no Regimento Interno (seção 1, capitulo 4).
Os Projetos Políticos Pedagógicos de cada curso são construídos com o apoio do Núcleo Docente Estruturante (NDE), em parceria com professores e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o PDI e o Regimento Interno.
A cada ano, a Faculdade Magsul, oferece quatro cursos de Pós-graduação, em nível de especialização, mas, apenas dois tem funcionado nos últimos anos. Após uma avaliação em 2008 feita pela CPA, foram reformulados os projetos de graduação, que funcionam por módulos presenciais, a pós-graduação tem o objetivo de favorecer os prosseguimentos de estudos, ou seja, capacitação continuada.
No que diz respeito ao trabalho de pesquisa e iniciação cientifica, a CPA considerou, até 2009, o desempenho como tímido, pois conta com pouco envolvimento dos docentes e discentes, principalmente financeiramente, entretanto, vem sendo estruturado e normatizado pela equipe da Faculdade, com a finalidade de aumentar a produtividade. Sobre as políticas para o ensino, pesquisa e extensão na graduação e pós-graduação a CPA avaliou por meio de entrevista aos docentes e discentes e analisou o projeto político pedagógico para verificar as propostas.
3.3.3 Terceira dimensão: responsabilidade social
Na terceira dimensão a CPA avaliou a responsabilidade social da instituição, constatou-se que são desenvolvidos projetos e parcerias tais como: bolsa de estudo com governo Federal em 2009 através do PROUNI, com o governo Estadual o projeto Pró-jovem e com a Secretaria de Educação MS parceria para realizar estágios supervisionados. Com a prefeitura de Ponta Porã efetivou parceria para realizar semanas pedagógicas, festivais desportivos, exposição de artes e capacitações, a escola Magsul Junior de educação infantil e ensino fundamental, instalações físicas para faculdades, disponibilizam as suas turmas como laboratório de práticas pedagógica, entre outros. Em 2009 adequou-se a infraestrutura para receber os alunos que apresentam necessidades educativas especiais.
Em 2008 e 2009 os cursos da Faculdade Magsul realizaram um Simpósio integrado com o objetivo de refletir, analisar possíveis soluções em defesa do meio ambiente, por meio de palestras, oficinas, debates e intercursos. A Faculdade dedicou-se a estudos e exposições e pesquisas, sobre a temática, principalmente do curso de artes para preservação do patrimônio cultural e da produção artística.
Em 2009 foram realizados vários projetos no Curso de pedagogia tais como: Projetos interdisciplinares no Ensino Fundamental, tratando sobre o tema das inteligências múltiplas com crianças da Educação Infantil, Projeto Grupo de apoio convivendo com HIV\ AIDS (GAPP), Arte de contar historia, Projeto brincando, aplicado às crianças internas no Hospital Regional de Ponta Porã, como desenvolver a inclusão através do lúdico, Teatro e higiene na escola, multiculturalidade a partir das fábulas, atividades recreativas em instituições públicas de Ponta Porã entre outros. A CPA avaliou a semana acadêmica do curso de Pedagogia que foi desenvolvida de onze a quatorze de novembro de 2009, o relatório concluiu que a maioria dos acadêmicos do curso de pedagogia participou com aproveitamento e que as palestras e mini cursos, assim como a organização do evento foram considerados ótimos.
![]() |
![]() |
|
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106