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Inclusão na Práxis (página 5)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Inúmeras medidas foram e continuarão sendo tomadas no sentido da ampliação e valorização da inclusão do deficiente no meio social. Na sociedade moderna, os deficientes têm seu lugar. Além disso, observa-se  que esforços não faltam para provar que são tão capazes e competentes quanto qualquer ser humano.

É importante preparar também os alunos das escolas regulares, a fim de que não olhem os portadores de deficiência como aberrações, mas sim como pessoas, seres humanos dotados de capacidades limitadas, mas que possuem coração, coragem, competência, dignidade e  paciência.

Infelizmente, percebe-se claramente que em pleno século XXI, a sociedade vive impregnada de valores tradicionalistas dos séculos passados, usando um discurso de aceitação muito superficial, apenas da "boca para fora".

REFERÊNCIAS

FONSECA, Vitor da. Educação Especial - Programa de estimulação precoce - Uma introdução às idéias de Feuerstein / Vitor da Fonseca - 2. ed. Ver. Aumentada - Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1995.

GAIO, Roberta Meneghetti e Rosa, G. Krob (Organizadoras). Caminhos Pedagógicos da Educação Especial - Petrópolis, RJ: Vozes 2004.

JANUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: Dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores associados, 2004.

JUPP,Kenn. Viver plenamente: Convivendo com as dificuldades de aprendizagem. Campinas: Papirus, 1998.

MAZZOTA, Marcos José Silveira. Educação Especial do Brasil: História e Políticas Públicas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

STAINBACK, Suzan. Inclusão: Um guia para educadores / Suzan Stainback e William Stainback; trad. Magda França Lopes. - Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

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Como referenciar: "Inclusão na Práxis" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 19/11/2025 às 15:20. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/inclusaopraxis/index.php?pagina=4