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Inteligência Linguística e Psicologia das Cores no Processo Educacional (página 3)

ENTENDENDO O FUNCIONAMENTO BÁSICO DE PROCESSAMENTO DO CÉREBRO

Sabendo-se que o cérebro divide-se em três porções, sendo elas a sensorial, motora e associativa. Conclui-se que ele recebe a informação do ambiente, processa essa mesma informação de maneira coordenada e cria uma representação sensorial do ambiente, ajustando de forma sensorial a representação desse ambiente e da realidade, dando-se o nome de hipótese de trabalho.

A imagem sensorial formada, por sua vez reflete na representação motora e é processada na área associativa para se transformar em memória de longo prazo, transformando a experiência em aprendizado.

O cérebro possui um sistema de recompensas que atribui valores a essas experiências, as sensações desencadeadas, a emoção. A emoção se dá no processo do sistema de recompensa e motivação, se expressando no corpo, devolvendo essa mesma sensação para o cérebro, dando-se assim o processo de aprendizado.

Voltando-se para a sala de aula e aplicando estes estudos, podemos prover o estímulo do desenvolvimento da inteligência linguística centrando-se no aluno e na sala, baseando-se nas eficiências e deficiências de cada um e as transformando positivamente.

A palavra chave é combinação, ou seja, sob a luz da teoria da inteligência linguística podemos criar estímulos sensoriais e extrassensoriais, que estimulem a neurobiologia dos alunos por meio da ativação da emoção e é nessa esfera de estímulo que entra o processo que a cor exerce sob o aprendiz.

Somando-se o estudo da psicologia das cores, a teoria da inteligência linguística e a neurobiologia do cérebro, se propõe ao educador primeiramente avaliar seus alunos a fim de elaborar um planejamento pedagógico em conjunto com as dificuldades apresentadas e como se dará o processo de intervenção, baseando-se nos estímulos cognitivos e lúdicos que cada cor exerce sob o aprendiz.

AS CORES E O ESTUDO NEUROPSICOLÓGICO EXERCIDO SOB O APRENDIZ

AS CORES PRIMÁRIAS são vermelho, amarelo e azul. A cor VERMELHO é conhecida como a cor mais quente e dinâmica das cores primárias, atribuindo-lhe significativa energia, fornecendo-lhe intensidade, agindo sob o corpo do aprendiz a aceleração dos seus batimentos cardíacos, uma certa influência sobre a pressão sanguínea e a respiração, fornecendo até um sentimento de proteção do medo e ansiedade.

Atividades educativas e lúdicas aplicadas com a cor em questão exercerão no aprendiz sentimentos de alerta, afirmação, autonomia, atração, fazendo-o ser arrojado, valente, brilhante, carismático, encantador, corajoso, exigente, determinado, devoto, excêntrico, enérgico, intenso, popular, vívido, triunfante entre outros. Como tudo tem seu lado negativo, a cor também pode desencadear a agressividade e impaciência que podem ser trabalhadas no momento em que se apresentarem durante a atividade, para isso é importante a prévia preparação do mediador / educador.

A cor AMARELO, por ser a mais brilhante entre as cores quentes, exerce influência energizante, acolhedora e estimulante no ser humano, consequentemente no aprendiz. Ajuda também a concentrar a atenção, estimular o intelecto e tem forte influência quanto à fluência da comunicação.

As características positivas que a cor amarelo exerce sob seu receptor estimula a sensação de alerta, por ser uma cor brilhante, faz com que o aprendiz se sinta precavido, comunicativo, energético, expansivo, expressivo, extrovertido, idealista, criativo, inovador, inspirador, intuitivo, lógico, otimista, satisfeito, espontâneo, estimulante entre outros. As suas características negativas, exercidas sob o aprendiz e que pode ser apresentada durante a atividade, tendo que ser trabalhada de forma positiva, é a covardia, a decepção, o ressentimento entre outros.

Sugere-se aplicação de atividade que use a cor de forma predominante e assim trabalhe o estímulo das características positivas e negativas que a cor faz florescer no aprendiz. Jogos de tabuleiro com a formação de palavras ou combinação entre elas é uma boa sugestão, pois eles permitem ao aprendiz exercer sua espontaneidade, liberdade e criatividade.

Na cor AZUL temos a representação do sentimento de calma, confiança e segurança. Estimula a contemplação, a espiritualidade e a criatividade. As características positivas sob o aprendiz exercem sentimentos de equilíbrio, proteção, tranquilidade, prudência, confiança, contemplação, lealdade, flexibilidade, honestidade e esperança. Algumas das suas características exercidas negativamente no aprendiz e que podem ser estimuladas para sua superação está na lentidão, solidão, restrição, tristeza, infelicidade e incapacidade.

Assim como as cores primárias estão ligadas a estudos de influência neuropsicológica, as cores complementares também são adicionadas a este estudo e em conjunto com as cores primárias, podem ser trabalhadas suas influências no aprendiz.
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Como referenciar: "Inteligência Linguística e Psicologia das Cores no Processo Educacional" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 27/04/2024 às 09:44. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/inteligencia_linguistica/index.php?pagina=2