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Inteligência Linguística e Psicologia das Cores no Processo Educacional (página 4)

CORES COMPLEMENTARES OU SECUNDÁRIAS

Na ciência das cores, duas cores são chamadas complementares se, quando misturadas, produzem preto, branco ou alguma graduação de cinza. Nos sistemas de cores mais perceptíveis, o branco está no centro do espectro e as cores complementares se situam uma ao lado oposta da outra.

Na maioria das discussões a respeito de cores complementares, somente as cores com completo brilho e saturação são consideradas. Assim, uma cor primária sempre terá uma cor secundária como complementar e vice-versa.  As cores secundárias são o LARANJA,
VERDE e ROXO.

A cor LARANJA é vista como equilibrada, vibrante e cheia de energia. Associada ao processo educacional seja nas cores do material que o aprendiz irá usar durante a execução de determinada atividade ou nas cores das peças que estará sendo apresentada na explicação da aula, pode-se trabalhar o estímulo de trabalho em grupo, exercendo sob o aprendiz a importância do entusiasmo, do estímulo como força motriz na atividade, podendo ser usada para representar aceitação, autoridade, equilíbrio, precaução, cooperação, confiança, cultura, profundidade, dignidade e flexibilidade.

Teoricamente, os estímulos aplicados à cor laranja é o senso de honestidade, conceito de infinito, muito usada em atividades que envolvem construções de lógica, percepção, proteção, reflexão, autocontrole, sensibilidade, serenidade e estabilidade. Ao redor do mundo, na cultura budista, o laranja simboliza a humildade, a renúncia, o desprendimento. No Japão simboliza o amor, a alegria e o sentimento de plenitude. No ocidente, o laranja simboliza o halloween e em todas as culturas pode-se ver a cor aplicada ao bem comum, reuniões e festas comprovando que a cor exerce a cooperação e a flexibilidade.

Durante a execução das atividades com a aplicação da cor, podem surgir características de exagero, agitação e consequentemente falta de controle com a sala. Inicialmente podem ser vistas como negativas, mas a antecipação do conhecimento que a referida cor exerce sobre o aprendiz serve como um bom prognóstico para que as reações possam ser trabalhadas com o grupo. Servindo como sugestões para desenvolver atividades que trabalhe justamente essas alterações de comportamentos, que poderão ser afloradas com a cor.

Na cor VERDE temos a representação da estabilidade e possibilidade, comumente associada à saúde e tranquilidade, remete ao crescimento, abundância, vitalidade, natureza e rejuvenescimento. As características positivas que podem ser trabalhadas com auxílio da cor, através de atividade que estimulem o desenvolvimento da inteligência linguística, estão na aspiração por algo como aventura, calma, limpeza, relaxamento, renovação, eficiência, ambiente, equilíbrio, liberdade, generosidade, crescimento, harmonia, progresso entre outras características.

A característica negativa que pode surgir com a aplicação da atividade, sob influência da cor verde, está relacionada a sentimentos de indiferença, imaturidade e ignorância. Devendo ser trabalhadas com atividades que estimulem a superação dessas características, tais como atividades lúdicas que estimule a integração sensorial, estabelecimento de metas, superação e trabalho em equipe.

Historicamente a cor ROXO é usada desde as antigas culturas para representar a aristocracia, em que apenas os nobres ou ricos podiam usá-la. No catolicismo a cor representa a penitência, usada na quaresma como símbolo de constrição. A cor também representa o sucesso e sabedoria, exercendo efeito calmante e está relacionada muitas vezes com a espiritualidade e intuição. A cor estimula a área do cérebro relacionada à solução de problemas e criatividade.

Atividades relacionadas à formação de novas palavras, como jogos de cartas, tabuleiros e memória, associada com a cor roxo exerce um grande estímulo no cérebro do aprendiz para a solução do problema proposto. Durante a execução da atividade, características negativas como indiferença, arrogância, crueldade, distanciamento, melancolia e disputa podem surgir em alguns alunos. Para isso, é necessário ter uma visão geral do comportamento da sala e usar a mediação para estimular sua superação.
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Como referenciar: "Inteligência Linguística e Psicologia das Cores no Processo Educacional" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 09/05/2024 às 00:54. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/inteligencia_linguistica/index.php?pagina=3