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Inteligência Linguística e Psicologia das Cores no Processo Educacional (página 5)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A escola passa por uma constante transformação, não só por causa de seu público ou da sociedade à sua volta, mas também pela visão da forma de ensino e da criatividade dos novos educadores.

O uso das tecnologias tem o potencial de modificar os modos de pensar, de ensinar e de aprender, e até mesmo de ver o mundo. Mas a verdadeira mudança que vem ocorrendo deve-se, sobretudo, à capacidade criativa do professor. Ou seja, não é a tecnologia em si que está trazendo as inovações para a sala de aula, mas os jovens professores que entendem como natural o fato de que o conhecimento está disperso, pulverizado no mundo, nas redes sociais, na internet. E assumem sem problemas o papel de guiar e estimular os alunos a encontrarem por eles mesmos o que desejam.

O papel do ensino cognitivo é, antes de tudo, despertar no aluno o prazer em descobrir novas possibilidades e usabilidades do conteúdo proposto em sala de aula. Um professor inovador que cultiva relações mais horizontais e menos autoritárias pode causar certo temor junto àqueles professores que se posicionam de maneira mais tradicional, em contrapartida de que se pode despertar no aluno a curiosidade e a satisfação de poder "tocar" no conhecimento.

Para que isto ocorra o professor deve, em primeiro lugar, gostar e acreditar naquilo que faz, ou seja, através de seus atos e ações ele servirá de modelo para seus alunos; se ele ensina a refletir ele deve também refletir, se ele ensina a respeitar o próximo ele deve respeitar seus alunos e assim por diante. Deste modo ele está sendo uma prova viva daquilo que está ensinando, pois bem a sua frente existem seres humanos que estão sendo moldados por ele.

O aluno é como se fosse um solo fértil, onde o professor semeia suas melhores sementes para que se produzam belos frutos. A relação professor/aluno deve ser cultivada a cada dia, pois um depende do outro e assim os dois crescem e caminham juntos. E é nessa relação madura que o professor deve ensinar que a aprendizagem não ocorre somente em sala de aula. Se estivermos atentos aprendemos a todo o momento e não só na escola com o professor. Assim, o aluno irá desenvolver um espírito pesquisador e interessado pelas coisas que existem; ele desenvolverá uma necessidade por aprender, tornando-se um ser questionador e crítico da realidade que o circunda. Como diz o filósofo: "O verdadeiro objetivo da Educação não é meramente prover informação, mas o estímulo de uma consciência interna" (Al- Ghazali).

Estar ciente sobre os impactos cognitivos que uma determinada cor ou o que o conjunto delas exercerá sobre o aluno não garante resultados satisfatórios, como se fosse uma receita de bolo. Mas, baseado na sua realidade, o professor pode começar instigando a sala a nomear ou associar uma situação a uma cor, por exemplo. As respostas podem ser colocadas no quadro e durante o bimestre pode-se trabalhar o conteúdo com base nos próprios conceitos que os alunos criaram em cima de cada cor, essa é apenas uma sugestão de se iniciar o processo.

Saber o conceito de determinada teoria e aplicá-la de forma criativa no seu método de ensino é que faz a diferença.  


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Textos da internet

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Canal do Ensino - http://canaldoensino.com.br/blog/19-dicas-para-ser-um-professor-mais-criativo. Acessado em: 28/10/2015

Plasticidade Cerebral - http://cerebro.weebly.com/plasticidade-cerebral.html. Acessado em: 01/11/2015

Lidar com crianças hiperativas e desatentas: http://www.plenamente.com.br/artigo/165/dicas-para-professor-lidar-com-criancas.php. Acessado em: 08/08/2015

Color in Motion: http://www.mariaclaudiacortes.com. Acessado em: 07/11/2015

Simbologia e Cor no Envolvimento: http://www.prof2000.pt/users/hjco/luz_cor2/pag0008.htm. Acessado em: 02/11/2015

Revista Espaço Acadêmico - Caracterizando a criatividade: diligência.  Silva Filho, Antônio Mendes da. http://www.espacoacademico.com.br/055/55silvafilho.htm. Acessado em: 02/11/2015


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Como referenciar: "Inteligência Linguística e Psicologia das Cores no Processo Educacional" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/05/2024 às 04:56. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/inteligencia_linguistica/index.php?pagina=4