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Processos Interativos na EaD: Mediação Pedagógica Através das TICs (página 7)

A abordagem metodológica que mais se adequa a este estudo é a qualitativa, pois ela permite ao pesquisador interpretar os dados colhidos em um determinado contexto de investigação, ao invés de simplesmente descrevê-los. (TOZONI-REIS, 2008). Optou-se, assim, pela modalidade de pesquisa de campo, em que o pesquisador, inicialmente, coletou os dados teóricos referentes ao tema pesquisado. (Ibid.) Em seguida, realizaram-se observações em uma sala de encontro presencial de um curso de Pedagogia a distância e, por fim, aplicou-se a quatro alunos, dois professores-tutores e à coordenadora pedagógica do pólo os respectivos questionários.

 5.1. Contexto da Investigação

Este estudo foi realizado no polo de EaD da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) na cidade de Ubá (MG), cuja economia se baseia na indústria moveleira, comércio e prestação de serviços. O local de coleta de dados se localiza no centro da cidade e oferece cursos de graduação e pós-graduação lato sensu a cerca de oitocentos alunos provenientes de diversas cidades da região.

A instituição possui três salas de aula amplas e equipadas com quadro branco, televisão, computador com acesso à Internet e aparelhagem de som, uma biblioteca com um vasto acervo pertencente a diversas áreas do saber, uma sala de informática com quatro computadores, uma secretaria e uma sala de tutores. O corpo tutorial é constituído por dez profissionais que possuem, pelo menos, uma especialização e alguns, o mestrado. A equipe de funcionários ainda conta com um diretor acadêmico-financeiro, uma coordenadora pedagógica, uma coordenadora acadêmica, uma secretária e uma auxiliar de serviços gerais.

 5.2. Procedimentos de Pesquisa

A observação foi o momento em que o pesquisador coletou dados referentes ao cotidiano pedagógico da sala de tutoria do curso de Pedagogia da ULBRA na modalidade EaD. Observaram-se, durante três encontros presenciais de três horas e meia, as atividades propostas pelo professor-tutor, conforme os Planos de Tutoria disponibilizados pelos professores-regentes na plataforma virtual Net Aula, e as interações estabelecidas entre os agentes durante a resolução das atividades e discussão dos conteúdos.

Os questionários possibilitaram a coleta de dados de modo mais individual, conforme as impressões e opiniões dos sujeitos envolvidos na realidade pesquisada. Houve abstenção por parte de três pessoas, sendo que responderam às perguntas uma tutora e quatro alunas.

 6. Apresentação e Análise de Dados

 A análise qualitativa dos dados desta pesquisa revelou que, segundo Garrido (2009), o modelo de EaD pesquisado é interativo, pois permite o diálogo entre os agentes do processo de ensino-aprendizagem (alunos, professor-regente virtual e professores-tutores virtual e presencial) através, principalmente, de fóruns disponíveis na plataforma Net Aula e dos encontros presenciais. Durante a observação, perceberam-se momentos de efetiva troca de experiências e saberes entre os agentes, pois houve atividades em grupo e discussão dos conteúdos com a mediação do professor-tutor presencial.

Percebeu-se que os discentes interagiram entre si nos grupos de trabalho, visto que, em cada encontro presencial, os professores virtuais propuseram atividades que envolviam discussões grupais. A construção do conhecimento ocorreu efetivamente através da ação coletiva dos sujeitos observados, pois cada aluno apresentou suas considerações a respeito dos conteúdos discutidos ao seu grupo de trabalho e um representante deste, ao restante da turma.

A figura do professor-tutor presencial revelou-se fundamental durante a observação, pois ele foi o responsável por mediar as atividades através de questionamentos pertinentes aos conteúdos e atividades propostas. As alunas confirmaram, com unanimidade, a importância do tutor presencial, como se pode verificar na afirmação de uma delas: "O tutor levanta questões onde envolve o conteúdo da disciplina e o cotidiano, contribuindo assim para melhor compreensão do conteúdo dos materiais didáticos e da construção do nosso próprio conhecimento." Tais considerações confirmam as proposições de Belloni (2006) sobre a figura do professor-tutor presencial, quando a referida autora atribui a este agente o papel de condutor/facilitador/mediador dos encontros presenciais.

A possibilidade de interagir com o professor-regente virtual facilita o processo de compreensão dos conteúdos, pois ele é especialista no conteúdo proposto aos discentes, e contribui para o sentimento de segurança por parte dos educandos. Conforme constatado no questionário, estes perceberam, em outubro de 2010, a necessidade de uma maior participação dos tutores e professores virtuais através da plataforma Net Aula. Atualmente, estes interagem mais com os cursistas, visto que já se consolidou o novo modelo de EaD proposto pela ULBRA, conforme as orientações do MEC.

Em relação às Tecnologias da Informação e da Comunicação utilizadas no curso, todas as alunas e a tutora que responderam aos questionários confirmaram, novamente por unanimidade, que a interatividade e mediação possibilitadas por tais recursos didáticos favoreceram a construção do saber. O livro didático e o ambiente virtual de aprendizagem foram as ferramentas que receberam maior destaque, visto que o primeiro é a "base dos estudos", como afirmou uma das alunas e o segundo favorece a interação com os professores e tutores virtuais especialistas nos conteúdos em estudo.


7. Considerações Finais

Esta pesquisa procurou analisar a mediação pedagógica através de TICs no curso de Pedagogia da ULBRA, modalidade EaD, no polo de Ubá/MG e, através do estudo realizado, é possível concluir que a Educação a Distância depende de tecnologias para se viabilizar. Constatou-se que, devidamente motivados e comprometidos, alunos e professores podem interagir e construir coletivamente o conhecimento através da mediação pedagógica que atue de modo eficiente na zona de desenvolvimento proximal dos estudantes.

A EaD deve se desenvolver constantemente, a fim de acompanhar a evolução da sociedade brasileira, em grande parte impulsionada por esta modalidade de educação em um movimento cíclico contínuo. Assim, sugere-se que as instituições responsáveis pelo planejamento, implementação e avaliação dos cursos a distância considerem a dinamicidade do público-alvo, a fim de potencializar a mediação pedagógica realizada através das TICs.

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Como referenciar: "Processos Interativos na EaD: Mediação Pedagógica Através das TICs" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 16/10/2025 às 17:14. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/interacaonaead/?pagina=6