Você está em Artigos

Jogo Educativo Matemático no Livro Didático do 2º ao 5º Ano

Autor: Eliane M. da Silva, Rebeca M. da Silva, Deborah Natália C. da Costa, Cristiane G. Pereira, Walcyranya A. da Silva e Josinalva Estacio Menezes
Data: 07/01/2010

A construção do pensamento matemático, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pode se ocorrer pela experimentação da criança em situações do cotidiano, utilizando o jogo de forma lúdica e prazerosa. Para Lopes (2003), ao brincar, a criança aprende exercitando e desenvolvendo suas potencialidades. O jogo desperta o interesse em quem está aprendendo, tornando-o um sujeito ativo do processo de ensino-aprendizagem, pois o professor, nesse momento, age como um mediador desse processo.

Ao analisar a eficácia dos jogos, presente nos livros didáticos das coleções escolhidas buscou-se investigar se os mesmos favorecem o trabalho em grupo, o uso de estratégia, raciocínio e regra, e se os jogos ofertados apresentam relação com os conceitos matemáticos constantes nos livros.

O jogo proposto no livro didático deve atender aos preceitos constantes no PCN - Parâmetro Curricular Nacional de matemática, das séries iniciais do Ensino Fundamental, enfocando o trabalho em grupo, favorecendo o aspecto cognitivo, emocional, moral e social da criança, além de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico (BRASIL, 1997, p. 48-49). Acrescentando-se a isso, analisamos diferentes tipos de jogos, presentes nos volumes do 2º ao 5º ano de duas coleções: Matemática do cotidiano & suas conexões, da editora FTD e Projeto Pitanguá: matemática, da editora Moderna. Averiguamos se os jogos atendiam aos preceitos constantes no Parâmetro Curricular Nacional de Matemática e ao objetivo geral do trabalho.

Para a realização desse trabalho foram analisados os volumes do 2º ao 5º ano das duas coleções e os resultados obtidos com a análise forneceram subsídios para a discussão sobre o uso do jogo na educação matemática nas séries iniciais.

Material e métodos


O foco de nossa pesquisa foi o jogo no livro didático de matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho foi realizado em três etapas, constando na primeira à aquisição dos livros didáticos citados anteriormente, verificando-se no ato da aquisição se tais livros continham jogos.

Na segunda etapa elaboramos um quadro, no qual  fizemos a apreciação de cada jogo presente nos livros, enquadrando-os nos critérios de relação com os conteúdos didáticos, números de participantes e uso de estratégia, raciocínio e regra. Foram analisados 44 jogos em oito livros do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Desse total, dez encontram-se no livro de 2º, dezoito no de 3º, sete no de 4º e nove no de 5º ano do Ensino Fundamental.

Na última etapa do trabalho realizou-se a estruturação das tabelas 1 a 4, com os resultados obtidos com a análise dos jogos. Tais dados deram subsídio aos gráficos de 1 a 4 que mostram a distribuição percentual dos dados obtidos com esse trabalho.

Resultados

Com base nos dados da análise dos jogos, observaram-se duas características básicas presentes nos jogos: a primeira atende ao critério de fazer relação com conteúdos didáticos matemáticos e fazer uso de estratégia, raciocínio e regra, entretanto na segunda característica, os jogos não apresentavam relação com os conteúdos apesar de fazer uso de estratégia, raciocínio e regra. Constatou-se também, que os livros de 2º e 3º anos contêm uma quantidade maior de jogos, enquanto que os de 4º e 5º anos a quantidade diminui consideravelmente.

Dos 44 jogos analisados, vinte e um pertenciam à coleção Matemática no cotidiano & suas conexões, da editora FTD, sendo sete do 2º, sete do 3º, quatro do 4º e seis do 5º ano. Os vinte e três restantes pertencem à coleção Projeto Pintaguá: matemática, da Editora Moderna, sendo três do 2º, onze do 3º, três do 4º e seis do 5º ano. Desse total, apenas quatro não fizeram relação com os conteúdos didáticos. No que se refere ao número de participantes, quatorze dos jogos recomendam a prática individual, oito à sua prática em duplas e vinte e dois priorizavam o trabalho em grupo. Quanto ao uso de estratégia, raciocínio e regra, o uso simultâneo dos três critérios e o uso só de regra representou quatro jogos cada. A estratégia com raciocínio corresponde a três. O uso de raciocínio com regras ocorreu em doze deles, estratégia com regra sete, e catorze dos jogos atendem ao critério de uso de raciocínio.

  Próxima
Como referenciar: "Jogo Educativo Matemático no Livro Didático do 2º ao 5º Ano" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 29/11/2025 às 17:06. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/jogoeducativomatematico/?pagina=0