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Reflexões sobre a Utilização dos Jogos no Ensino da Matemática (página 2)

É importante ressaltar, tendo em vista o desinteresse que tenho observado, que juntamente com o ensino da Matemática, faz-se necessário reforçar e estimular a auto confiança da criança durante o processo de aprendizagem. Para isso, podemos propor os jogos com o objetivo de provocar situações nas quais o aluno possam pensar  em várias estratégias simultaneamente, transformando o momento do jogo em uma oportunidade favorável para criação de situações que apresentam problemas a serem resolvidos. Tais jogos devem ser educativos, com o objetivo de introduzir conteúdos, propiciando juntamente  o amadurecimento desse aluno, preparar o aluno para aprofundar o aprendizado teórico  e apropriar-se de conceitos matemáticos. Deverão ser utilizados não só como um simples instrumento recreativo durante a aula, e muito menos para passar o precioso tempo do aluno e do professor, mas, também para trabalhar as dificuldades que apresentam em relação à disciplina.
Pautado nas justificativas até aqui apresentadas, elaborei as seguintes questões para pesquisa:

Quais são as possibilidades ou mesmo as potencialidades do uso de jogos numa 8º Série do Ensino Fundamental?

Como os professores vêem esta metodologia?

Que vantagens ou dificuldades os professores apontam?

Para a realização desta pesquisa foi estabelecido contato com professores do Ensino Fundamental, interessados em aplicar em suas salas os jogos de Dominós e Pega Varetas. Além de aplicarem os jogos, estes professores também se propuseram a ceder entrevistas relatando suas opiniões e experiências. Foram convidados professores de Matemática, Ciências, Educação Física e Língua Portuguesa.

DESCRIÇÃO DOS JOGOS UTILIZADOS E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

Atualmente, com recursos tecnológicos disponíveis, encontramos com facilidade dicas e até mesmo planos de aulas para experimentarmos novas metodologias para desenvolvermos em sala de aula, que visam despertar o interesse pela disciplina de Matemática.

Foi pesquisando nestes meios que encontrei os jogos escolhidos para a realização da pesquisa e que descreverei a seguir.

Dominós : O Jogo de Dominós é simples e de fácil compreensão, mas, com muitos significados para o aprendizado. Este jogo é utilizado para motivar o estudo de contagem, múltiplos, divisores e paridade de números naturais. A simples construção de um jogo de dominós, usando cartolina ou papel cartão é um exercício de contagem organizada para decidir, por exemplo, quantas e quais peças precisam ser construídas, ou quantas vezes um determinado número aparece nas peças. A construção pode ser feita a partir da 5a série. O desafio da construção dos "quadrados mágicos" com as peças de dominó exercita a criatividade e as operações aritméticas. "Fechando o dominó" envolve observação, contagem e paridade. Estas atividades podem ser utilizadas desde a 5a série, mas serão úteis e lúdicas também para alunos até da 8a série.

Um jogo muito antigo e conhecido por muitos estudantes e professores, é  constituído por 28 peças retangulares e, divididos em 18 quadradinhos de 1 cm x 1 cm. A marcação dos pontos em cada peça deve obedecer certa estética: As peças de dominó têm sido usadas em sala de aula, nas séries iniciais, para efetuar e fixar pequenas somas. O jogo de dominós é desafiante. O mais comum é o que envolve quatro jogadores, divididos em duplas. Cada jogador recebe sete peças, e torna-se  vencedora aquela dupla em que um dos parceiros consegue colocar todas as suas peças antes dos demais jogadores. Jogadores hábeis observam as peças à medida que vão sendo jogadas e descobrem rapidamente quais ainda estão nas mãos do parceiro ou dos adversários, permitindo-lhes elaborar estratégias que os levam à vitória. Podemos também utilizar os dominós para apresentar aos nossos alunos alguns desafios interessantes:

1. Com as 8 peças: (0 e 0); (0 e 1); (0 e 2); (0 e 3); (1 e 1); (1 e 2); (2 e 2) e (2 e 3), formar um quadrado, de modo que as somas ao longo das linhas horizontais, verticais e ao longo das duas diagonais sejam todas iguais a 5. Um pouco mais difícil é o seguinte desafio:

2. Com as 8 peças: (1 e 1); (1 e 2); (1 e 3); (1 e 4); (2 e 3); (2 e 4); (3 e 4) e (3 e 5), formar um quadrado, de modo que as somas ao longo das linhas horizontais, verticais e ao longo das duas diagonais sejam todas iguais a 10.

3. Trocando apenas as peças (l e 1) e (3 e 5) pelas peças (0 e 2) e (4 e 4), repetir o desafio acima.

4. Finalmente, com as 18 peças: (0 e 0); (0 e 1); (0 e 2); (0 e 3); (0 e 4); (0 e 5); (1 e 1); (1 e 2); (1 e 3); (1 e 4); (1 e 5); (1 e 6); (2 e 2); (2 e 3); (2 e 4); (2 e 6); (3 e 3) e (3 e 4), formar um quadrado, de modo que as somas ao longo das linhas horizontais, verticais e ao longo das duas diagonais sejam todas iguais a 13.

O Pega Varetas , é um outro jogo que pode ser utilizado para desenvolver a coordenação motora do aluno e, além disso, outras habilidades de acordo com as regras estabelecidas. Em artigo publicado na Revista Escola (Ed. 130 - 03/2000), Maria Célia Monteiro, comenta que o jogo Pega Varetas é um brinquedo industrializado, mas,  que pode ser aplicado em um exercício para fazer a criança pensar, calcular e estimular o calculo mental, um projeto para todas as idades do Ensino Fundamental, e afirma que desta atividade pode-se  desenvolver noções de quantidades, maior, menor, adição, subtração , multiplicação, e divisão. Segundo esta avaliação, um simples jogo como este pode dar importantes frutos em sala de aula, pois, elas irão operar no concreto, tendo como principal objetivo aprenderem a questionar, raciocinar e operar no seu próprio senso critico, principalmente se a fizerem em grupos, onde poderão comparar as suas idéias, tomar as decisões unânimes  e produzirem a partir  do seu próprio conhecimento.

Regras do Jogo Pega Varetas, pontuação pré estabelecida:

1. A pontuação das varetas é a que aparece acima.

2. A classe é dividida em grupos de três ou quatro. Todas as equipes recebem um jogo pega-varetas. Alunos e professor combinam quantas rodadas terão as partidas. Tirando no par ou ímpar, cada grupo escolhe quem vai começar.

3. O vencedor lança as varetas sobre uma mesa ou outra superfície plana. Depois, tenta pegá-las uma a uma do monte, sem fazer as outras se mexerem. Enquanto conseguir isso, continua a jogar. Se não, a partida é interrompida e os valores de cada vareta retirada são multiplicados uns pelos outros, obtendo-se o número de pontos daquela jogada.

A partir daí, o professor estimula o grupo a sugerir outras combinações que levariam ao mesmo produto. O número de sugestões oferecidas pela equipe é anotado num papel. A partida recomeça com a criança da vez.

4. Vence o grupo que conseguir propor mais opções.

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Como referenciar: "Reflexões sobre a Utilização dos Jogos no Ensino da Matemática" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 21/10/2025 às 23:42. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/jogosnoensinodamatematica/?pagina=1