Você está em Artigos

Leitura Reflexiva (página 3)

1. 3 O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO CRÍTICA PARA O CONVÍVIO NAS ATUAÇÕES SOCIAIS.

O acréscimo do intelecto em relações com as equipes, sua competência de leitura textual, de compreender a realidade e sua curiosidade.  Deste modo que irão compreender as relações entre o texto e contexto. Traduzindo sentido e os significados das palavras, ou seja, desvendando o que esta por trás das palavras. Mas, porém será possível caso o leitor tem conhecimento sobre as produções discursivas de seus funcionamentos. Freire descreveu que participação na reconstrução da sociedade, mesmo com dificuldade e desafios a responderem para superar a manipulação democrática social. Assim a interação critica através das palavras e dos temas geradores numa e noutra, não podem deixar de propor aos educadores uma reflexão crítica sobre o concreto e sobre a realidade é uma atuação de modificadora onde nos almejarmos, mas, não é ainda uma abrangência intensa da realidade que se está analisando, porém ampliar a sua competência crítica.

O propósito é compreender a leitura, tentando desmistificá-la, por meio de uma abordagem (...) que permita avaliar aspectos básicos do processo, dando margem a se conhecer mais o ato de ler. Esses aspectos se relacionar à própria existência do homem, incitando a fantasia, o conhecimento e a reflexão acerca da realidade. (Martins, 2005, P. 36).

O exercício reflexão por meio da leitura é uma arte de agrupamento de conhecimento do texto à vida, de aceitar ou não, desta maneira estabelecem um dialogo onde o leitor compõe-se em sujeito da leitura, uma ação criatividade e não produtor. Assim estabelecem relações de semelhante e diferente.  A ideia reflexiva sobre a ação e onde a ação está juntar ao nosso conhecimento de mundo. São evidências de que o ser humano não tem hábitos de reflexão diariamente, aonde nos faz, além disso, durante e posteriormente de seus atos. Problematizar, questionar, raciocinar, meditar e outros numerosos contextos, as propostas abordadas nos textos serão equivalentes. Como a uma grande necessidade de desenvolvimento para a competência crítica sobre o mundo real na arte da mudança do sujeito na convivência social. Então por meio de suas experiências sistemática que é principalmente o mais esplêndido.  Isto é através da leitura dos textos, são sempre precedidas da leitura da realidade. Instruir-se a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade. De acordo com Iser (1999) "O ponto de partida para nossa reflexão foi o fato de que o texto escrito se apresenta como sequência de aspectos e que estes implicam uma totalidade que, embora não formulada, condiciona a estrutura desses aspectos".

De modo geral a superação das diferenças sociais adota a interação tática de atrair a atenção do leitor aos embasamentos da natureza humana, a percepção das falhas em comum instiga o leitor, em expressão dessa distinção negativa, caracterizar por sua vez entre as várias manifestações naturais. Assim, a leitura vai constituindo desenvolvimentos críticos construção do texto, o qual os interlocutores irão decodificarem como tais processos de significados textuais. Portanto o valor do tema se consolida pelo argumento, mas, porém o equilíbrio para cria um novo problema, onde o porquê o leitor procurará descobrir aspectos positivos do caráter humanos.

A orientação deve ser desenvolvida através de leitura dos gêneros textuais. Desta forma poderia trabalhando suas ideias, congregar seus objetivos e formando diferentes opiniões tendo outra visão da realidade. Usando a leitura nesse sentido a prática reflexiva inserir-se como uma relação analítica com suas ações tornando relativamente independentes, assim sabendo estabelecer as diferenças sociais, assim descobrindo seus hábitos, sua identidade e suas ações. Desta forma poderão ser trabalhados através de imagens, textos, filmes, livros literários, contos, poesia, ações acorrido no cotidiano e livros didáticos. A leitura e prática reflexiva visam uma atividade fundamental na formação cultural dos alunos. Trabalhar essa reflexão sobre a nossa própria ação do cotidiano na busca de nossa identidade, subjetividade cultura e nossos hábitos.

O maior problema dos alunos é interpretar os textos, problematizar, questionar e refletir sobre o que ler não conseguir detectar as ideais do autor, têm dificuldades para interagir com o texto, essência, analisar, buscar a ideologia do discurso deixado pelo o autor. Já na parte da leitura reflexiva a maioria concordou com as alternativas solicitadas pela pesquisa. Integra-se de maneira que você interage com os outros e saiba trabalhar seu conhecimento adquirido anteriormente ao logo de seus estudos, aonde possa ser interpretativo, onde a qual exige um grande do domínio da leitura informativa e, mas, também habilidade de compreensão para análise das ideológicas transmitida pelo texto, assim caracterizando o entendimento literal da mensagem, ou seja, o que os autores defendem ou de que se trata o texto. Dessa forma, o leitor passa averiguar as características do texto.  Assim percebendo o eixo coerente das ideias e de sua organização, as quais são as apartes que organizar o texto.

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Leitura Reflexiva" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 02/05/2024 às 11:02. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/leiturareflexiva/index.php?pagina=2