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Leitura Reflexiva (página 4)

2.1 MÉTODOS PARA PRÁTICOS LER DE FORMA PRÁTICA REFLEXIVA

Os principais pontos para o entendimento das ideologias deixado pelo autor tais como:

  •  Ler pela primeira vez para o reconhecimento do texto;
  • A segunda leitura grife as palavras que você não conhecer;
  • A terceira perceber as consistências de ideias apresentadas no texto;
  • Avaliar suas principais ideais;
  • Separar as ideias principais e secundarias;
  • O compreender os argumentos do autor;
  • Identificar sua ideologia em seu discurso;
  • A interação do dialogo entre leitor e autor;
  • Para concepção do sentido que esta por trás do texto;
  • Compreender as informações ideológicas;
  • Esquematizar, questionar, pensar, assimilar os problemas;
  • Instigar e Relacionar ficção da realidade;
  • Desenvolver sua competência crítica e reflexiva;
  • Ter uma postura critica sobre a realidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estudo apresentado sobre leitura reflexiva foi satisfatório pelo tema proposta que era estimular os alunos do ensino médio a ler de forma reflexiva dos gêneros textuais abordados em sala de aula. Por que os estudantes sentem-se incapacitados para problematizar, questionar, refletir sobre o quer ler. No entanto têm maior dificuldade para interagir com o texto, não conseguir buscar a ideologia do discurso deixado pelo o autor. Já na parte da leitura reflexiva as maiorias concordarão nas alternativas solicitadas pela pesquisa onde visão que eles sentem um interesse pela prática reflexiva sobre os textos abordados em sala de aula. Mais assim torna capaz de utilizar textos cuja finalidade seja compreender um conceito, apresentar uma informação nova, descrever um problema, comparar diferentes pontos de visão argumentativa a favor ou contra uma determinada hipótese ou teóricas.  A leitura e a prática reflexiva ampliar seus conhecimentos, construindo o processo de investigação, comunicação realizada anterior. São importantes para formar opiniões críticas sobre realidade. Também para desenvolvimento suas capacidades cognitivas. São orientadas para permite também o despertar da consciência crítica sobre os valores éticos e humanos. Devem ser de modo bem ativa, instigava para ter bons resultados da leitura e questionar o que lê. Os senhores pais tem o direito e dever de participar e acompanhar os alunos na escola para saber o desempenho nas atividades acadêmicas, professores também onde todos juntos devem estimulando-os à prática da sua capacitação para o convívio para atuações sociais, políticas, econômicas e culturais.



Referenciais Teóricos:

FHILIPPE, Perrenoud. A Prática Reflexiva no Ofício de Professor: Profissionalização e Razão Pedagógicas. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2002. p.17.

FREIRE, Paulo. A importância do ato da ler. São Paulo: 46ª edição. Editora Cortez, 2005.

ISER, Wofgarg. O ato da leitura: Uma teoria do Efeito Estético. As Sínteses Passivas da Leitura. São Paulo: Vol.2. Editora 34, 1999. p.55-94.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. No Mundo da Leitura: Literatura infantil e escola - a escolarização do texto.São Paulo: 6°edição.  Ed. Afiliada, 2002. p.66-74.

CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura crítico-compreensivo, artigo a artigo. 18ª Ed. ? Petrópolis, rio de Janeiro: vozes, 2011.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura: como e quando começamos a ler. Editora Brasiliense, São Paulo, 2005. p. 11-21.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. ? 2°edição. Rio de Janeiro, 2000.

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Como referenciar: "Leitura Reflexiva" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 17/05/2024 às 06:03. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/leiturareflexiva/index.php?pagina=3