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A Importância do Lúdico nas Séries Iniciais (página 3)


IMPLEMENTAÇÃO DO LÚDICO COMO METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Levando-se em conta que o jogo é extremamente aplicável à atividades lúdicas e a partir disto que o lúdico tem grande ação ante o desenvolvimento cognitivo, e também psicomotor das crianças, a instituição escolar tem por dever se mostrar como uma aliada desta metodologia educacional, de maneira a oferecer aos alunos o lúdico como prática educativa.

Para este foco temos a fala de Maluf (2009, p. 28):
"É rara a escola que investe nesse aprendizado. A escola simplesmente esqueceu a brincadeira. Na sala de aula ou ela é utilizada com um papel didático, ou é considerada uma perda de tempo. Até o recreio a criança precisa conviver com um monte de proibições."
A escola não tem considerado o lúdico com a devida importância a que se deve, o que se observa é que o ato de brincar não é considerado como uma forma eficaz de ensinar.

Nota-se com a apreciação de estudos e pesquisas é que demasiadas unidades escolares tem considerado o uso de brincadeiras como um simplório passatempo. Tanto é certo esta assertiva que existe a criação do conceito de que o momento para as práticas lúdicas, por meio de jogos e atividades que envolvam o brincar, se dá durante os períodos de descanso ou como retribuição para o cumprimento, com êxito, de uma atividade complexa.
"Se examinarmos detalhadamente as práticas pedagógicas predominantes na atualidade constataremos a inexistência absoluta de brinquedos e momentos para brincar na escola. [...] Nos raros momentos em que são propostos, são separados rigidamente das atividades escolares, como o "canto" dos brinquedos ou o "dia do brinquedo" - e, assim mesmo, apenas nas escolas infantis, pois nas classes de ensino fundamental estas alternativas são abominadas, já que os alunos estão ali para "aprender, não para brincar". O brincar, literalmente acantonado, deste modo não contamina as demais tarefas escolares, sendo mantido sob controle." (FORTUNA, 2000, p. 3)
Resta esclarecido que o lúdico é colocado em segundo plano, em uma condição marginalizada, com simples finalidade entretenimento à atividades geradoras de esforços metais excessivos.

Neste ponto da contextualização, resta interessante apontar as colocações de Santos (1997) acerca da inserção do lúdico no ambiente de sala de aula, onde a pesquisadora pontua causas que levam à ausência do lúdico na escola, causas estas que podem não ser culpa do profissional da educação, entretanto, tal falta pode estar na formação do professor, em razão de não terem o devido preparo.

As devidas discussões em torno das práticas lúdicas dentro da sala de aula não estiveram presentes no processo de formação. Sendo assim, o que não se vivência não se pode aplica com segurança.

É necessário haver vivências pessoais para que o professor tenha condições de utilizar o lúdico na sua prática pedagógica. A autora expressa que alguns cursos de pedagogia não oferecem para o professor algumas informações e até mesmo vivências acerca do brincar, discutindo o desenvolvimento infantil numa perspectiva social, cultural, afetiva, criativa e histórica.

Conota-se com esta observação que é necessário aos educadores assumir uma postura diferenciada, quando o assunto é o uso do lúdico como metodologia de ensino, onde deve-se levar em conta que ele é uma maneira viável na tarefa de conduzir a aprendizado no dia-a-dia da sala de aula.

O que se evidencia é que o ato educativo não se restringe à simples e mera transferência de informações, ao contrário, a educação se espalha pela absorção da informação.

Santos (1997, p.14) estabelece a afirmativa: "quanto mais o adulto vivenciar sua ludicidade, maior será a chance de este profissional trabalhar com a criança de forma prazerosa".

Entende-se que a prática lúdica passa pela consolidação desta metodologia à realidade do profissional, o que se sustentará na inserção deste meios dentro do contexto da escola com uma forma satisfatória.
"... o brincar precisa materializar-se, sair do âmbito mental, cognitivo, para o corporal, sensorial, perceptual; ou seja, deixar de ser pura reflexão para ser vivenciado. O brincar precisa desprender-se, libertar-se dos discursos, para ser resgatado na pele de cada brincante, no seu cotidiano." (FRIEDMAN, 2006, p. 122)
A metódica lúdica, em especial voltada para as séries iniciais, se embasa em um alicerce junto aos professores que atuam nesta etapa da formação, o que solidifica a necessidade de que estes professores tenham a límpida compreensão do devido significado de uma atividades lúdicas.

Corroboram para esta linha de pensamento a palavras de Maluf (2009) acrescentando as informações de que as atividades lúdicas necessitam se estabelecer em um lugar especial dentro do processo de educação.

É observado dentro deste âmbito a necessidade de um avanço na escola, estabelecendo-se a necessidade da consciência da importância da utilização da metodologia do lúdico dentro de sala de aula, utilizando-as como uma ferramenta essencial para o currículo da escola.

Repara-se que existem muitos estudos que apontam para esta importância, de incorporar o lúdico no dentro do processo educativo das escola, mas o que no entretanto ainda faltam meios para torná-lo uma realidade para as escolas.

Nesta pontuação inserimos a escrita de Maluf (2009, p. 30): "o brincar..., deve ocupar um lugar especial na prática pedagógica, tendo como espaço privilegiado a sala de aula. A brincadeira e o jogo precisam vir à escola."

Desta feita resta fazer dos diversos estudos do uso da metodologia do lúdico para o ensino em sala de aula uma aplicação efetiva dentre das escolas, para que de tal maneira exista um desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, e desta forma, a criança terá condições de construir uma identidade dentro do meio em que vive, durante a realização de atividades lúdicas.
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Como referenciar: "A Importância do Lúdico nas Séries Iniciais" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 15:34. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/ludico_importancia/?pagina=2