Você está em Artigos

Conceitos Matemáticos Inseridos na Educação da Primeira Infância: Diagonais que Perpassam o Desenvolvimento dos Pequenos Estudantes (página 6)

Desse modo, não nos limitaremos a nosso mundinho, uma vez que as crianças precisam conhecer novas culturais, valores diferentes dos seus, ampliar seus horizontes e assim entender que os conceitos matemáticos não foram desenvolvidos por um "grupinho" de pessoas que possui nível intelectual mais avançado e sim que foram através das contribuições das diversas culturais que hoje temos a Matemática tão avançada e ainda carente de profissionais que saibam utilizá-la como instrumento para o desenvolvimento social da humanidade.

Sabemos das dificuldades que temos para corporificar tal visão de estudo, ensino e aprendizagem da matemática, contudo sendo seus conceitos diagonais que perpassam o desenvolvimento dos pequenos estudantes não podemos nos esquivar a tal desafio e fazer de conta que estamos ensinando e nossas crianças aprendendo. Se decidirmos pela profissão de educador temos de nos apropriar do conhecimento para podermos compreendê-lo, estender nosso campo de interpretações das atividades em sala de aula e finalmente provocar o entendimento da matemática a nossos aprendentes.

CONCLUSÃO

Como ficou marcada nesse trabalho, a matemática não é concebida como conhecimento exato, difícil, abstrato, que para aprendê-la é preciso nascer com aptidão, que este conhecimento justifica-se pelas suas aplicações práticas e que ela desenvolve o raciocínio.  Ao contrário, nos dizeres de D?Ambrosio (2005), a matemática é um conhecimento produzido pelos seres humanos ao longo da história para explicar, para entender, para manejar e conviver com a realidade dentro de um contexto natural, cultural e socioeconômico.

E para tanto, é mais que urgente que nossas escolas da primeira infância desenvolvam atividades com os pequenos aprendentes que perpassem pelos campos matemáticos, pelas noções básicas, pelos conceitos físico-matemáticos e pelos processos mentais básicos para a aprendizagem da matemática. Tendo sempre em mente que as práticas pedagógicas não devem ser isoladas em si mesmas, nem tampouco desvinculadas das lutas de classes. Deve haver realmente a instalação da práxis pedagógica no ato de ensinar.

Portanto, ensinar matemática para as crianças é estimulá-las ao mundo dos sabores, das cores, das aventuras, das descobertas. É acima de tudo, compreender que elas são seres sociohistóricos e precisam ser respeitadas, compreendidas como crianças e vistas como seres ativos do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, o educador não deve negar a elas o ensino, tampouco com qualidade. Os pequenos devem ser aproprias desses conhecimentos para poderem avançar em seu desenvolvimento. 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: Conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 2002, v. 3.

BREVES, Maria Tereza Pereira. O livro-de-imagen: um (pre)texto para contar histórias. 2 ed. Fortaleza: Breves Palavras, 2003.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.

________________. Etnomatemática - elo entre as tradições e a modernidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 24 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GENTILI, Pablo. Três teses sobre a relação trabalho e educação em tempos neoliberias. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luís (org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3 ed. Campinas: Autores Associados, HISTEDER, 2005.

HENGEMÜHLE, Adelar. Significar a Educação: Da Teoria à Sala de Aula. 2008. Disponível em <http//www.pedagogiacom.br/artigos/novastecnologias>Acesso em 25 de fev. de 2009.

LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. Coleção formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

MACHADO, José Nilson. Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. História na educação matemática: propostas e desafios. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela M. S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MOURA, Jónata Ferreira de. O ensino da matemática nas classes de alfabetização: como é? como deveria ser? 2006. 91 f. Monografia (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão. Imperatriz.
MOYSÉS, Lucia. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Campinas: Papirus, 1997.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

OLIVERIA, Stela Maris Lagos. A legislação e as políticas nacionais para a educação infantil: avanços, vazios e desvios. In: MACHADO, Maria Lucia A (org.). Encontros e desencontros em educação infantil. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PEREIRA, Maria Tereza Bom-Fim. Professor-leitor: de um olhar ingênuo a um olhar plural. Imperatriz: Alma de Artista, 2007.
 
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

SILVA, Silem Santos. Matemática na infância uma construção, diferentes olhares. 2008. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ? Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09102008-110934/> Acessado em 21 de jan. de 2009.

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo


Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 104

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 105

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for '-03/-3.0/no DST' instead in /home/storage/8/a1/08/pedagogia/public_html/final.php on line 106
Como referenciar: "Conceitos Matemáticos Inseridos na Educação da Primeira Infância: Diagonais que Perpassam o Desenvolvimento dos Pequenos Estudantes " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 25/10/2025 às 21:57. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/matematicaprimeira/?pagina=5